Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Invasões barbaras ppt_2014a

14,995 views

Published on

Invasões Bárbaras

Published in: Education

Invasões barbaras ppt_2014a

  1. 1. AS INVASÕES BÁRBARAS. E O FIM DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE
  2. 2. O FIM DO IMPÉRIO ROMANO • • • • A partir do século III o Império Romano entrou em decadência devido a : Perda de prestígio dos imperadores; Problemas económicos; Dificuldades na administração; Aparecimento de grupos armados que atacavam as cidades.
  3. 3. O FIM DO IMPÉRIO ROMANO
  4. 4. O FIM DO IMPÉRIO ROMANO Modo de vida dos Bárbaros:     Viviam da criação de gado e da agricultura. Não tinham comércio desenvolvido. Conheciam a arte da metalurgia e na ourivesaria Habitavam em aldeias e desconheciam a vida urbana.
  5. 5. INVASÕES BÁRBARAS Amiano Marcelino, refere-se assim aos alanos: «A seus olhos, a felicidade suprema é perder a vida no campo de batalha; morrer de velhice ou de acidente é uma cobardia … matar um homem é um heroísmo (…). O troféu mais glorioso é a cabeleira de um inimigo escalpado: colocam-na como decoração no cavalo de combate»
  6. 6. O FIM DO IMPÉRIO ROMANO  Os romanos chamavam bárbaros aos povos que não falavam latim e viviam fora do mundo romano. ◦ Viviam na zona de fronteira, como colonos ou membros do exército romano. ◦ Foram atraídos pelas riquezas do Império fixaram-se junto às suas fronteiras.
  7. 7. POVOS BÁRBAROS Bárbaros de origem germânica ◦ Visigodos ◦ Francos ◦ Burgúndios ◦ Lombardos ◦ Eslavos ◦ Bretões ◦ Saxões ◦ Ostrogodos ◦ Vândalos Os bárbaros, além de exímios ◦ Suevos guerreiros, eram excelentes criadores ◦ Anglos de cavalos ◦ Hunos
  8. 8. INVASÕES BÁRBARAS A partir do séc. IV:  Debilidade do Império,  Pressão dos ataques dos Hunos a Leste,  Transposição das fronteiras do Império; ◦ Saque das cidades.
  9. 9. INVASÕES BÁRBARAS Movimentação dos Hunos Os Hunos, comandados por Átila, eram dos povos bárbaros mais temidos.
  10. 10. Invasões dos visigodos ◦ Em 410 comandados por Alarico, atacam Roma. POVOS BÁRBAROS  Os saques foram terríveis. ◦ A sua frota foi destruída e Alarico morto; ◦ Encaminharam para o Norte da Itália e daí para a Aquitânia. ◦ Derrotados pelos Francos dirigem-se à Península Ibérica. Movimentação dos visigodos
  11. 11. INVASÕES BÁRBARAS Movimentação dos ostrogodos
  12. 12. INVASÕES BÁRBARAS Movimentação dos Vândalos
  13. 13. INVASÕES BÁRBARAS Movimentação dos Francos
  14. 14. INVASÕES BÁRBARAS    Odoacro liderou a revolta que provocou a queda de Rómulo Augusto (Augustúlo - pequeno); Entregou as insígnias imperiais a Zenão, imperador do Oriente, declarando-se governador de Itália em 476. Este golpe de Estado marcou o final do Império do Ocidente e inicia um novo período da História –Idade Média. Odoacro
  15. 15. REINOS BÁRBAROS Os povos germanos fundaram reinos autónomos na Europa – reinos bárbaros -
  16. 16. O reino dos Suevos tinha a capital em Braga, e o dos Visigodos, em Toledo. Os Visigodos venceriam depois os Suevos, dominando toda a Península.
  17. 17. REINOS BÁRBAROS VISIGODOS • Converteram-se ao Cristianismo • O rei Recaredo I proclamou o Catolicismo religião oficial • Adotaram as leis romanas. • Assumiram os usos e costumes peninsulares. Conversão de Recaredo ao Catolicismo.
  18. 18. REINOS BÁRBAROS  A falta de organização política, as diferenças de língua, costumes e a crise económica foram fatores que fizeram sucumbir a maioria dos reinos bárbaros.  O Reino Franco teve contudo uma longa duração: ◦ Em parte porque Clóvis, tinha forte ligação com a Igreja Católica, tendo-se tornado cristão por volta de 496.
  19. 19. REINOS BÁRBAROS REINO FRANCO  Carlos Martel, venceu os árabes na Batalha de Poitiers, em 732 ◦ Impediu que toda a Europa fosse invadida pelos muçulmanos.  Carlos Magno, o mais famoso dos reis francos. ◦ Subiu ao trono em 768. ◦ Conquistou um império que abrangia territórios na Europa Ocidental e Oriental. Carlos Magno
  20. 20. REINOS BÁRBAROS Carlos Magno
  21. 21. REINOS BÁRBAROS IMPÉRIO CAROLÍNGEO  Carlos Magno morre em 814,  Luís, o Piedoso (filho de Carlos Magno) governou até 840.  Divisão do império em três reinos distintos, através do Tratado de Verdun, pelos filhos de Luís o Piedoso. Luís o Piedoso. ◦ Carlos, o Calvo (futuro Carlos V), recebeu a parte do território que origina a França.
  22. 22. REINOS BÁRBAROS Tratado de Verdun

×