Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ficha de trabalho sobre o Vaso de Pronomos

122 views

Published on

Contém informação extraída de manuais escolares de HCA

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ficha de trabalho sobre o Vaso de Pronomos

  1. 1. Guião de Trabalho 4 HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES 1º ano - Cursos Profissionais PAE/PIDC Profª Cristina Barcoso Lourenço MÓDULO 1 A CULTURA DA ÁGORA A cerâmica é o artesanato artístico que melhor nos pode descrever a evolução da plástica grega e também a sua evolução social, cultural e política. A sua importância era bastante grande, visto que eram mercadorias utilizadas para variadas utilidades: uso doméstico, artesanal, comercial, cerimonial religioso e fúnebre. Estilo Geométrico (séculos IX a.C. a VIII a.C.) O estilo geométrico baseava-se em embelezamentos com figuras e motivos simples – o ponto, a linha, o círculo – que por sua vez formavam padrões e/ou desenhos geométricos criativos, tais como: meandros, gregas, triângulos, losangos, linhas quebradas, contínuas ou axadrezadas. No início do séc. VIII a.C., a ornamentação começou também a incluir silhuetas pintadas a negro de animais e de pessoas com uma representação descritiva e narrativa, em batalhas e cerimónias fúnebres. Estilo Arcaico (séculos VIII a.C. a V a.C.) O estilo arcaico é constituído por duas fases: a fase orientalizante que se baseia nas influências orientais das viagens comerciais e de colonização feitas pelos gregos; e a fase arcaica recente, marcada pelo aparecimento da cerâmica ilustrada com figuras pintadas a negro. Sobre o fundo vermelho do barro destacam-se elementos figurativos representados como silhuetas estilizadas à maneira antiga - rosto e pernas de perfil, olho e tronco de frente e anca a três quartos - e utilizando a técnica da incisão, pormenorizando o interior das figuras, enriquecidas com linhas de contorno dos músculos, pormenores como a barba, o cabelo e o padrão do vestuário. Surgem cenas mitológicas, animais míticos ou lendários, figuras híbridas como grifos (misto de leão e águia), górgonas (mulher com cabeça armada de serpentes, como Medusa). CASO PRÁTICO 3 O vaso Pronomos, 410-400 a.C.
  2. 2. Estilo Clássico (480 a.C.a 323 a.C.) O estilo clássico corresponde ao período auge grego, onde a arte passou a ser vista como uma consequência direta da superioridade criativa, racional e filosófica da cultura grega. O desenho e a pintura desenvolveram-se pela descoberta, aperfeiçoamento e aplicação de revolucionárias inovações técnicas e formais. É também implantada a técnica das figuras vermelhas sobre o fundo negro, onde toda a superfície do vaso era pintada de negro, à exceção das figuras, que mantinham a cor avermelhada da argila. Os pormenores eram acrescentados em tinta preta com um pincel. Devido à liberdade criativa, alguns autores associaram figuras vermelhas e negras com fundos amarelados ou brancos. Nas oficinas áticas desenvolveu-se uma cerâmica funerária com fundo branco, cujas figuras se definiam exclusivamente pela linha de contorno, - estilo belo. Noutras escolas incorporaram-se figuras modeladas em relevo, e surgiram também novas colorações, que em alguns casos, chegaram à policromia. Bibliografia: PINTO, Ana Lídia e outros – História da Cultura e das Artes: Ensino Profissional. Porto, Porto Editora, s/d. https://goo.gl/B3F4yE, https://goo.gl/StB2oy, https://goo.gl/ji4mGD, consultado a 15/10/2017 Reconstrução 3D do Vaso de Pronomos Produção de um vaso grego antigo e a técnica de figura negra Como eram feitos os Vasos Gregos?
  3. 3. GUIÃO DE ATIVIDADES Responder no caderno diário. 1. Identifica os vários estilos da cerâmica grega. 2. Apresenta sumariamente as características de cada estilo da cerâmica grega. 3. Análise do Caso Prático 3 - Vaso Pronomos: a. Artista que executou. b. Data da execução. c. Caracterização estilística. 4. Decoração do vaso - com base nos documentos de apoio e na observação da imagem. Identifica, para cada lado do vaso, as personagens e o que estão a fazer. a. Lado A
  4. 4. b. Lado B 5. Explica porque se diz que a cerâmica grega é “um arquivo de imagens.”

×