Teoria do conhecimento aristóteles

1,652 views

Published on

Teoria do Conhecimento
Divide-se em
Mundo Inteligível
Aristóteles era um filósofo que defendia o Empirismo
Formas ou Grau de conhecimento para Aristóteles
Raciocínio e Intuição Intelectual

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,652
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
33
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Teoria do conhecimento aristóteles

  1. 1. TEORIA DO CONHECIMENTO DE ARISTÓTELES "Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos"
  2. 2. A Teoria do conhecimento, se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. “O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos?” TEORIA DO CONHECIMENTO
  3. 3. Divide-se em:  Teórico, que é a pura contemplação da verdade, sendo que seus objetos não estão sujeitos a mudanças.  Prático está sujeito a mudanças por causa da liberdade e outros fatores, pois será formado em torno da opinião que apresente maiores títulos de razoabilidade ou racionalidade  Poiético tem a finalidade de produzir um determinado resultado.
  4. 4.  Para Aristóteles o conhecimento pode começar no mundo sensível, sendo uma escala, como se fossem degraus, de modo que eu parto do mundo sensível, até chegar no conhecimento. MUNDO INTELIGÍVEL (O mundo da razão que é contrário ao mundo das sensações)
  5. 5. "Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos" Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo Na filosofia, empirismo é uma teoria do conhecimento que afirma que o conhecimento vem apenas ou principalmente, a partir da experiência sensorial.
  6. 6. Formas ou grau de conhecimento para Aristóteles: 1 - Sensação 2 - Memória 3 - Experiência 4 - Arte 5 - Teoria
  7. 7.  Raciocínio – Identificação e diferenciação a partir da linguagem do que foi sentido, percebido, memorizado e imaginado.  Intuição intelectual – Conhecimento das causas ou princípios de um objeto.
  8. 8. As informações trazidas pelas sensações se organizam e permitem a percepção. As percepções, por sua vez, se organizam e permitem a imaginação. Juntas, percepção e imaginação conduzem à memória, à linguagem e ao raciocínio.
  9. 9. Produtor: Jonas Cristian Oliveira

×