Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ti Power Point

1,835 views

Published on

Trabalho Power Point

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ti Power Point

  1. 1. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POWER POINT EAD CRISTIAN KOWALSKY DE MEDEIROS
  2. 2. 1 - INTRODUÇÃO1 - INTRODUÇÃO Neste texto abordarei o conceito e histórico da EAD no Brasil e no mundo, assim como a importância do aluno e do professor no processo de ensino/aprendizagem, comparando a educação à distância com a presencial e a importância de sua utilização no ambiente corporativo.
  3. 3. 2 - CONCEITO2 - CONCEITO Educação a distância é o processo de ensino- aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.
  4. 4. 3 - HISTÓRICO DA EAD3 - HISTÓRICO DA EAD Existem autores que datam o surgimento da EAD no mundo no século XV, com a invenção da imprensa na Alemanha; Em 1882, surgiu o primeiro curso universitário de EAD na Universidade de Chicago; Depois, em 1906, a Calvert School, em Baltimore, EUA, tornou-se a primeira escola primária a oferecer cursos por correspondência.
  5. 5. 4 - EAD NO BRASIL4 - EAD NO BRASIL As universidades brasileiras passaram a se dedicar à pesquisa e à oferta de cursos superiores à distância a partir de 1994, com a expansão da Internet nas Universidades de Ensino Superior (IES) e com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDB), em dezembro de 1996, que oficializou a EAD como modalidade válida e equivalente para todos os níveis de ensino. Em 1997, universidades e centros de pesquisa passaram a gerar ambientes virtuais de aprendizagem, iniciando a oferta de cursos de pós-graduação latu sensu via internet, demarcando, assim, entre 1996 e 1997, o nascimento da universidade virtual no Brasil.
  6. 6. Segundo os dados oficiais do AnuárioSegundo os dados oficiais do Anuário Brasileiro de Educação a Distância,Brasileiro de Educação a Distância, publicado pela ABED (Associação Brasileirapublicado pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância):de Educação a Distância): - Pelo menos 1.278.022 de brasileiros estudaram por EAD em 2005 ; - O nº de alunos que estudam nessas instituições cresceu de 309.957 (em 2004) para 504.204 (em 2005); - A prova escrita presencial é a forma de avaliação mais utilizada, sendo utilizada por 64,3% delas. http://www.abed.org.br/http://www.abed.org.br/
  7. 7. 5 - O ALUNO NA EAD5 - O ALUNO NA EAD Diferentemente do aluno do ensino presencial, que tem todo um ambiente ao alcance dele, o aluno que opta pela EAD possui algumas características próprias que são necessárias para estimular a percepção e a cognição do mesmo com a finalidade de prender sua atenção por longos períodos de estudo
  8. 8. 6 - O PROFESSOR NA EAD6 - O PROFESSOR NA EAD Na EAD, o papel do professor, é fundamental. Mais do que isso, é fator crucial para o sucesso e a motivação dos alunos distantes.
  9. 9. 7 - EAD X PRESENCIAL7 - EAD X PRESENCIAL A Educação diante dos novos paradigmas se torna renovada e transforma o modelo de recepção clássica com sua forma de difusão. Não há improvisos, infelizmente comum numa relação presencial – aluno/professor. Na EAD os educadores estão descobrindo que a verdadeira educação deve ter a participação ativa do aluno. Respondendo ao processo por inteiro. Daí a necessidade, não de suplantar a educação presencial, mais sim trazer alguns frutos para mesma, aperfeiçoá-la, torná-la um instrumento mais efetivo no processo de transformação social através da mesma.
  10. 10. 8 - E-LEARNING8 - E-LEARNING O termo e-learning é fruto de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a educação a distância. Ambas modalidades convergiram para a educação on-line e para o treinamento baseado em Web, que ao final resultou no e-Learning.
  11. 11. 9 - EAD NAS EMPRESAS9 - EAD NAS EMPRESAS A Educação a Distância no ambiente corporativo apresenta várias vantagens e facilidades. Dentre elas pode-se destacar:  Redução de custos com diárias e transporte;  Possibilidade de turmas com alunos alocados em diferentes plantas da empresa;  Flexibilidade de horários e locais de estudo;  Atendimento personalizado para esclarecimentos de dúvidas;  Estímulo ao desenvolvimento da autonomia e iniciativa; Construção do conhecimento num ambiente colaborativo de aprendizagem.
  12. 12. 10 - CONCLUSÃO10 - CONCLUSÃO A EAD é uma tendência global para o futuro do sistema de educação, essa tendência converge naturalmente para o uso da informática e da tecnologia devido às facilidades e benefícios que trazem, ela possibilita a inserção do aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, com a vantagem de que ele também descobre formas de tornar-se sujeito ativo da pesquisa e do compartilhar de conteúdos, servindo de forma prática e de baixo custo para os interesses das instituições de ensino e das empresas, assim como de seus alunos e funcionários.

×