FAZENDO USO DAS DIVERSAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

14,928 views

Published on

  • Be the first to comment

FAZENDO USO DAS DIVERSAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  1. 1. PROJETO FAZENDO USO DAS DIVERSAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Cristiane Viana de Oliveira
  2. 2. Introdução Tal projeto tem como finalidade proporcionar para as crianças do CEI Ana Perez da Silva momentos de interação e aprendizado no que se refere ao uso das diversas tecnologias que podem ser utilizadas na instituição como recursos tecnológicos para cumprimento da rotina, onde em sua organização foram incluídos o uso do som, da televisão, do DVD dentre outros recursos.
  3. 3. Justificativa A elaboração do presente projeto surgiu a partir do diagnóstico realizado no Centro de Educação Infantil Ana Perez da Silva onde pude perceber como o aprendizado pode ser muito mais satisfatório principalmente no que se refere ao ensino através da diversas tecnologias que possuímos e que fazemos uso no nosso cotidiano. A instituição de Educação Infantil é um espaço em que a criança será estimulada brincar, interagir, se desenvolver, ler e a escrever suas primeiras garatujas de forma natural e organizado, mas isso depende e muito do papel exercido pelo educador em sala de aula. É necessário que a criança perceba a necessidade de conhecer e manipular tais equipamentos, tais como: televisão, DVD, aparelho de som, máquina fotográfica, celular e até mesmo o computador. Aparelhos estes que fazem parte do dia a dia de muitas de nossas crianças presentes na instituição.
  4. 4. Objetivos Objetivo geral Incentivar o gosto pela tecnologia e seus benefícios; Objetivos específicos Propiciar a resolução de atividades que utilizem diversos equipamentos a permitindo a expressão de idéias, opiniões e ações. Desenvolver a autonomia das crianças no registro de atividades aplicadas através da observação diária; Estimular as relações de ajuda e interação entre as crianças e principalmente com o professor, dando liberdade de expressão as mesmas; Demonstrar a importância e a necessidade de conhecer nossas tecnologias..
  5. 5. Conteúdos Desenvolver diversas atividades utilizando vários equipamentos de forma organizada para que a tecnologia seja destacada em todas delas, tendo como foco o desenvolvimento da criança em suas diversas capacidades.
  6. 6. PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS A avaliação será feita mediante a observação considerando a participação, o interesse, a organização, o comportamento e a capacidade de interação na realização das atividades aplicadas durante todo o tempo de observação.
  7. 7. Considerações Finais Através da elaboração e realização deste projeto, pude compreender o quanto nossas crianças estão envolvidas com as diversas tecnologias que nos cercam a cada novo dia. Percebemos que o acesso a todas elas ainda é bastante restrito mas isso não justifica o desconhecimento de tal equipamentos, pelo contrário todos participarem plenamente de todas as atividades propostas. Pude perceber que muitas crianças possuem uma curiosidade muito aguçada para estas novas tecnologias e é nesse momento que nós da Educação Infantil devemos nos aproveitar e colaborar para que conhecimentos desta área sejam cada vez mais amplos.
  8. 8. E foi através das diversas atividades realizadas em diversos momentos que coletamos algumas informações e imagens da empolgação de nossas crianças do Centro de Educação Infantil Ana Perez da Silva quanto a interação com as novas e diversas tecnologias . Assumo que projetos como este devem ser realizados com mais frequência não só nas escolas mais também nos Centros de Educação Infantil considerando que nossos pequenos também querem participar deste mundo novo que esta a nosso redor.
  9. 9. Referências Bibliográficas BRASIL, Ministério de Educação e do Desporto . Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil . Brasília, DF: MEC, 1998. FELIPE, J. Infantil na Perspectiva Sociointeralista: Piaget, Vygotsky, Wallon CRAIDY, C.M / KAERCHER, G. E. S. Educação Infantil pra que te quero? Alegre: Artmed, 2001. CRUZ, Silvia Helena Vieira (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. PCNs: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, MEC/SEF, 1997.
  10. 10. Referências Bibliográficas

×