Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Exercicio normas

870 views

Published on

Nr

Published in: Education
  • Be the first to comment

Exercicio normas

  1. 1. NR 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS 1. O que são as Normas Regulamentadoras (NR)? 2. Quem elabora as NRs e como se modificam? 3. A aplicação das NRs é obrigatória para que tipo de empresa e/ou instituições? 4. Os requisitos de segurança e saúde ocupacional estão presentes apenas Nas NRs? 5. Qual é o órgão nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e saúde ocupacional? 6. A quem se deve recorrer em caso de ter dúvidas sobre como proceder em situações de acidentes de trabalho ou problemas relacionados? 7. Qual a competência das Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs)? 8. O trabalho de fiscalização da DRT pode ser delegado a outros órgãos? 9. Qual a definição de empregador para fins de aplicação das NRs? 10.Quais as possíveis equiparações na definição de empregador para fins de aplicação das NR? 11.Qual a definição de empregado para fins de aplicação das NRs? 12.Qual a definição de empresa para fins de aplicação das NRs? 13.Qual a definição de estabelecimento para fins de aplicação das NRs? 14.Qual a definição de setor de serviço para fins de aplicação das NRs? 15.Qual a definição de canteiro de obra para fins de aplicação das NRs? 16.Qual a definição de frente de trabalho para fins de aplicação das NRs? 17.Qual a definição de local de trabalho para fins de aplicação das NRs? 18.Como se aplica o conceito de responsabilidade solidária para fins de aplicação das NRs? NR 2 - INSPEÇÃO PRÉVIA 1. O que deve fazer a empresa antes de iniciar suas atividades econômicas? 2. O que é o Certificado de Aprovação de Instalações (CAI)? 3. Qual o objetivo do CAI? 4. Qual o amparo legal para emissão do CAI? 5. Quais os cuidados que o empresário deve tomar quando não for possível 6. Realizar inspeção prévia antes do início das operações do estabelecimento novo? 7. O CAI se aplica apenas aos estabelecimentos novos? 8. Qual o direito do empresário com relação à apresentação de documentação para emissão do CAI? NR 3 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO 1. Qual o objetivo principal do trabalho de fiscalização do MTE? 2. O que é o princípio da dupla visita? 3. Quando será aplicado o princípio da dupla visita? 4. Em quais condições caberá embargo ou interdição das operações da empresa pela DRT? 5. O que significa interdição? 6. O que significa embargo? 7. Qual a definição para obra? 8. Qual o conceito de risco grave e iminente? 9. Existem referências técnicas para caracterizar situações de risco grave e iminente que podem ocorrer nas empresas? 10.Os Auditores Fiscais do Trabalho (AFT) têm o direito de ingressar nas
  2. 2. empresas? 11.Em qual situação o princípio da dupla visita não será seguido pelo Auditor Fiscal do Trabalho? 12.Um Auditor Fiscal do Trabalho (AFT) lotado em um outro município pode inspecionar uma empresa numa determinada localidade fora de sua área de atuação? 13.Como saber da gradação de multas sobre irregularidades no atendimento aos requisitos legais das NRs e outros documentos da legislação trabalhista? 14.Uma empresa poderá ser multada mais de uma vez em caso de nãoatendimento aos requisitos legais previstos nas Normas Regulamentadoras e outros documentos da legislação trabalhista? 15.Para que a multa tenha validade é preciso que o empregador ou prepostos assinem algum documento? 16.Quem poderá solicitar a interdição ou o embargo das instalações? 17.Quando a empresa tomará conhecimento de que está em processo de interdição ou embargo? 18.Qual o papel do Ministério Público? 19.Qual o prazo legal que é dado às empresas para recorrer de uma notificação de interdição ou embargo? NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO 1. Quais as instituições que estão obrigadas a manter os Serviços 2. Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)? 3. Como é feito o dimensionamento? 4. Quem são os profissionais dos SESMT? 5. Quais profissionais dos SESMT precisam ser registrados no MTE? 6. Quem deve chefiar os SESMT? 7. Qual a carga horária prevista para os profissionais dos SESMT? 8. Na empresa, a quem compete esclarecer e conscientizar os empregados 9. sobre os acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção? 10.Os SESMT devem ser registrados em que órgão público? 11.Qual o critério para centralização dos SESMT em canteiro de obra e frentes 12.de trabalho? 13.Como dimensionar os SESMT de estabelecimentos com empregados 14.exercendo atividades em diferentes gradações de risco? 15.Qual a responsabilidade perante a Lei de um profissional dos SESMT que 16.comparece à empresa somente para assinar documentos? 17.O que é acidente pessoal? 18.De acordo com a Norma ABNT NBR 14280, acidente pessoal é aquele cuja 19.caracterização depende de existir acidentado. 20.O que é acidente de trajeto? 21.O que é acidente impessoal? 22.O que é lesão imediata? 23.O que é lesão tardia? 24.O que é incapacidade permanente total? 25.O que é incapacidade permanente parcial? 26.O que é incapacidade temporária total? 27.O que é lesão com perda de tempo? 28.O que é lesão sem perda de tempo?
  3. 3. NR 5 CIPA 1. Qual é o objetivo da CIPA? 2. Como será composta a representação na CIPA? 3. Que critérios devem orientar a composição da CIPA?. 4. Quantos suplentes devem existir na CIPA? 5. O que ocorre quando uma empresa não é enquadrada para compor sua CIPA? 6. Por quantos mandatos consecutivos poderão ser reconduzidos os membros titulares da CIPA representantes do empregador? 7. Quando é que deve ser procedido o registro da CIPA no órgão regional do MTE? 8. Quais documentos devem ser apresentados quando do pedido de registro da CIPA? 9. Qual é o procedimento legal para compor a representação, titulares e suplentes, dos empregados na CIPA? 10.Como deve ser realizada a eleição dos membros representantes dos empregados na CIPA? 11.A eleição pode ser anulada? 12.Por quanto tempo deve durar o mandato dos membros da CIPA? 13.Quando é que o membro de CIPA perde o direito a reeleição? 14.Quando ocorre de o membro titular perder o mandato? 15.Quem deve designar o Presidente da CIPA? 16.Que membro pode ser designado para Presidente da CIPA? 17.E quem, e como, ocupará a Vice – Presidência da CIPA? 18.Quando é que ocorre a substituição do Presidente pelo Vice – Presidente da CIPA? 19.Quando é que ocorre a substituição do titular pelo suplente? 20.Quando é que deve ser convocada uma reunião extraordinária da CIPA? 21.O que deve a CIPA fazer depois de discutir sobre o acidente na reunião extraordinária? 22.O que deve o empregador fazer depois de receber essas solicitações? 23.O que deve ocorrer quando o empregador discorda das solicitações da CIPA e esta não aceita a sua justificativa? 24.A quem cabe na empresa promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho? 25.A quem cabe coordenar todas as atribuições da CIPA? 26.Como será escolhido o secretário da CIPA? 27.O que dispõe a NR-05 sobre o curso básico de cipeiro? 28.Quem deve ministrar o curso de cipeiro? 29.A quem cabe na empresa cuidar para que todos os titulares de representações na CIPA compareçam às reuniões ordinárias e/ou extraordinárias? 30.A quem cabe na empresa indicar à CIPA e ao SESMT situações de risco e apresentar sugestões para a melhoria das condições de trabalho? 31.Em que periodicidade e condições deve se reunir a CIPA? 32.Que exigências legais são postas após o registro da CIPA? 33.Os membros da CIPA podem ser despedidos da empresa?
  4. 4. NR 6 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVUIDUAL 1. O que é considerado EPI - Equipamento de Proteção Individual? 2. Qual a condição imposta pela NR 06 para que um EPI possa ser colocado a venda ou utilizado? 3. Em que condições a empresa é obrigada fornecer os EPIs aos seus funcionários? 4. Quais informações devem constar nos EPIs? 5. Quais são as responsabilidades do empregado quanto aos EPIs? 6. Quais são as responsabilidades do empregador quanto aos EPIs? 7. Quais são as responsabilidades dos fabricantes quanto aos EPIs? 8. Qual a validade do CA fornecido aos EPIs? 9. Do que trata o Anexo I da NR 6? NR 7 PCMSO 1. O que é PCMSO? 2. Quem está obrigado a implementar o PCMSO? 3. As normas estabelecidas na NR 7 podem ser alteradas pelos empregadores? 4. O PCMSO analisa apenas a situação individual do empregado? 5. O PCMSO visa dar assistência ao trabalhador com problemas de saúde causadas pelo trabalho? 6. Como serão apurados os riscos à saúde dos trabalhadores? 7. Existe outro programa que auxilia a manutenção do PCMSO? 8. O PCMSO pode ser alterado? 9. O PCMSO deve ser registrado ou homologado por órgão governamental? 10.Quais as obrigações das empresas com relação ao PCMSO? 11.O que quer dizer com a expressão “custear, sem ônus para o empregado, todos os procedimentos relacionados ao PCMSO”? 12.Qual o critério para indicação do médico coordenador do PCMSO? 13.Se não existir na localidade médico do trabalho, qual o critério para indicação do médico coordenador do PCMSO? 14.O médico, coordenador do PCMSO, deve ser registrado no Ministério do Trabalho? 15.Que habilitação um médico deve possuir para coordenar o PCMSO? 16.Existem empresas desobrigadas de indicar médico coordenador do PCMSO? 17.A delegação de poder feita pelo médico coordenador tem de ser por escrito? 18.Quais os exames médicos obrigatórios ao desenvolvimento do PCMSO? 19.Quando o exame médico demissional deverá ser realizado? 20.Quando será emitido o ASO? 21.O que se entende por riscos ocupacionais específicos? 22.Os dados obtidos nos exames médicos devem ser registrados e conservados? 23.Por quanto tempo os registros deverão ficar guardados? 24.Quais os objetivos do Anexo I da NR 7? 25. O que é a NR09 e PPRA ? 26.Sou obrigado da fazê-lo ? 27. Qual é a sua finalidade ? 28. Como será realizado ? 29. O Programa é válido por quanto tempo ? 30.Por quanto tempo preciso manter o Programa arquivado na Empresa e quem pode solicitá-lo ? 31. Tenho serviços terceirizados na minha Empresa. Elas também deverão ter este Programa ? 32. A análise global do PPRA deverá ser efetuada quando? 33. O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter:
  5. 5. 34.O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA deverá incluir quais etapas? 35.Quanto ao PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, é CORRETO afirmar que ele tem por objetivo: 36. A Norma Regulamentadora (NR) 9, determina de que é a obrigatoriedade da elaboração e implementação do Programa? 37.O PPRA visa a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, visando? V – Registro e divulgação dos dados. 38.Qual a relação entre o PPRA e o PCMSO? NR 8 – EDIFICAÇÕES 1. Quais os principais cuidados com relação à circulação de pessoas nas 2. edificações? 3. Quais os principais cuidados com relação à circulação de pessoas nos 4. telhados das edificações? 5. Quais os principais cuidados com relação ao trabalho em altura nas 6. edificações? 7. Quais os principais cuidados com relação às intempéries? NR9 PPRA 1. A que se refere a NR9 e o que ela estabelece? 2. O que são riscos ambientais? 3. Dê exemplos de riscos ambientais. 4. Para efeito de PPRA, quais são os riscos ambientais que podem ser quantificados? 5. Como deve ser a estrutura do PPRA? 6. As medidas de proteção coletiva devem obedecer a algum critério para serem tomadas? 7. O que significa nível de ação? 8. O que importante saber a respeito do registro de dados? 9. Por quais motivos os trabalhadores podem acidentar-se utilizando ferramentas manuais? 10.Quais são os objetivos do PPRA? 11.A quem compete a elaboração do PPRA? 12.Quais as fases que devem ser obedecidas para elaboração do PPRA? 13.Em que consiste a fase de:  antecipação  reconhecimento  avaliação 14.Ao implantar o uso de EPI’s, que medida de suma importância deve ser tomada? 15.Qual deve ser a periodicidade de avaliação do PPRA? 16.Como fica o PPRA da empresa onde não forem identificados riscos ambientais? 17.Cite algumas ações preventivas que devem ser utilizadas pelo TST. 18.Cite algumas fontes geradoras de ruído. 19.O que significa limite de tolerância? 20.Cite algumas doenças causadas por:  Riscos físicos
  6. 6.  Riscos químicos  Riscos biológicos 21.Como devem ser aplicadas as medidas de controle? NR 10 1- A que se refere a NR 10? 2- Qual o objetivo da NR10? 3- Como deve ser feito o aterramento das instalações elétricas? 4- Como devem ser instalados os instaladores e capacitores? 5- Como devem ser instalados os instaladores e capacitores localizados no interior da residência? 6- Quais cuidados devem ser tomados em relação a circuitos elétricos com finalidades diferentes? 7- Em instalações elétricas, quais são os principais sistemas de proteção coletiva? 8- O que fazer quando os serviços de proteção coletiva não forem suficientes? 9- Quais os principais EPI’s a serem utilizados em serviços de instalações elétricas? 10- Qual cuidado deve ser tomado com as ferramentas usadas nos serviços de instalações elétricas? 11- Quem esta apto para fazer serviços de reparos ou de manutenção em partes de instalações elétricas? 12- Como esse profissional deve proceder em situações de emergência? 13- Quais os profissionais autorizados a trabalhar em instalações elétricas? 14- Quais são os requisitos exigidos para o profissional ser qualificado nesse tipo de serviço? 15- A quais fases das instalações elétricas esta NR se aplica? 16- Quais as medidas preventivas de controle do risco elétrico devem ser tomadas em todas as intervenções em instalações elétricas? 17- Como deve ser o prontuário de instalações elétricas? 18- Quais são as medidas de proteção coletiva para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que realizam este tipo de trabalho? 19- O que é obrigatório em relação as vestimentas? 20- Podem ser usados adornos pessoais? 21- Quais as diferentes finalidades dos circuitos elétricos? 22- Quais os itens de segurança que o memorial descritivo do projeto deve ter? 23- Quais os cuidados em relação ao isolamento elétrico? 24- Quais são as instalações elétricas consideradas como não energizadas ou desenergizadas? 25- Qual o procedimento caso seja preciso restabelecer a energia cortada? 26- Esta NR estabelece algum vinculo com a NR 23? 27- Para realizar os serviços de eletricidade, qual sinalização precisa ser utilizada? 28- O que precisa ser especificado na ordem de serviço para realização de serviço elétrico? 29- Os contratados para realizar este serviço são obrigados a saber a que riscos estarão expostos? 30- De acordo com a NR 10, qual é a responsabilidade dos trabalhadores? 31- O trabalhador pode recusar o serviço, mesmo sendo empregado da empresa, se achar que há riscos grave ou eminente a sua segurança e saúde? 32- Qual é a duração do curso básico de segurança em instalações e serviços em eletricidade para os trabalhadores autorizados? 33- Qual é a programação mínima obrigatória deste curso?
  7. 7. NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS 1. Quais os cuidados especiais que se deve tomar na operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras? 2. Como são classificados os equipamentos de içamento? 3. Quais os riscos na atividade de movimentação de carga? 4. Quais os sinais utilizados na movimentação de carga? 5. Quais são os pontos críticos a serem verificados no trabalho de inspeção dos equipamentos e acessórios de movimentação de carga? 6. Quais são as Normas Técnicas da ABNT a serem usadas como referência na inspeção de cabos de aço utilizados em equipamentos de içamento de carga? 7. Existe alguma certificação obrigatória para os equipamentos e acessórios de movimentação de carga? 8. Como se deve proceder às inspeções dos equipamentos e acessórios de movimentação de carga? 9. Quais os cuidados a serem tomados nas inspeções de cabos? 10.Quando se deve substituir um cabo de aço? 11.Qual a validade do cartão de identificação dos operadores de equipamentos motorizados? 12.Quais são os requisitos para qualificar um operador de empilhadeira? 13.Qual a carga horária do curso de empilhadeira? 14.É obrigatório que o motorista de empilhadeira possua Carteira de Habilitação? 15.A empilhadeira é um equipamento para trânsito em vias públicas? 16.É obrigatório o uso de buzinas nas empilhadeiras? 17.É obrigatória a instalação de alarme de ré em empilhadeiras? 18.Quais os cuidados a serem tomados em ambientes fechados, tipo galpões sem circulação de ar, onde circulam empilhadeiras movidas a gás? 19.Quais os cuidados a serem tomados em ambientes fechados ou pouco ventilados, tipo galpões, onde circulam empilhadeiras movidas a gás? 20.Quais os cuidados a serem tomados em áreas classificadas onde circulam empilhadeiras ou outros equipamentos de movimentação de carga? 21.Qual é o significado da expressão "transporte manual de sacos"? 22.Qual é a distância máxima prevista na NR 11 para o transporte manual de um saco? 23.Qual o peso máximo que uma pessoa pode carregar manualmente? 24.Quais as restrições para o trabalho da mulher e do menor com relação ao trabalho manual de cargas? 25.O que deve ser observado quanto ao empilhamento de material em relação às estruturas laterais do prédio? 26.As áreas de circulação e os espaços em torno de máquinas e equipamentos devem ser dimensionados para atender quais exigências? 27.Quais os cuidados no armazenamento de materiais? 28.Quais os cuidados na movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de mármore, granito e outras rochas? 29.Qual o significado dos termos mais utilizados na movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de mármore, granito?
  8. 8. NR 12 1. A que se refere a NR 12? 2. Quais os princípios gerais desta NR? 3. A que se refere as disposições gerais? 4. Quais as medidas de proteção o empregador deve adotar para o trabalho em máquinas e equipamentos? 5. Como devem ser as vias de circulação e como devem ser mantidas? 6. Como devem ser a distancia mínima entre as máquinas? 7. Como devem ser as áreas de circulação e armazenamento de materiais? 8. Como devem ser os piso do local de trabalho? 9. Como devem ser a instalação das máquinas estacionárias? 10.Como devem ser as instalações elétricas das máquinas e equipamentos? 11.Quais os requisitos mínimos de segurança a serem quanto aos condutores de alimentação elétrica? 12.Descreva os requisitos mínimos para os quadros de energia das máquinas e equipamentos? 13.Como devem ser projetados os dispositivos de partida, acionamento e parada? 14.Quais os requisitos para a utilização do controle bimanual? 15.Como devem ser os comandos bimanuais móveis instalados em pedestais? 16.Quanto a zona de perigo , quais os sistemas de segurança devem possuir as máquinas e equipamentos? 17.Quais os requisitos para seleção e instalação dos sistemas de segurança? 18.Quais os tipos de proteções existentes? 19.O que são dispositivos de segurança de acordo com a NR12? 20.Como devem ser as proteções móveis associadas a dispositivos de intertravamento? 21.Atendendo os requisitos de segurança, como devem ser projetadas as proteções das máquinas e equipamentos? 22.O que fazer quando a máquina não possuir a documentação técnica? 23.Onde devem ser posicionados os dispositivos de parada de emergência? 24.Como devem ser os dispositivos de parada de emergência? 25.Como devem ser os meios de acesso permanente das máquina s e equipamentos? 26.Quais as características devem possuir o sistema de proteção contra quedas utilizados como meios de acesso? 27.Quais as características que as rampas, passarelas e plataformas devem possuir? 12.73 28.O que as gaiolas de proteção devem possuir? 29.Como devem ser projetados as máquinas e equipamentos levando em consideração os aspectos ergonômicos? 30.Como devem ser projetados os comandos das máquinas e equipamentos? 31.Quais dimensões devem ser atendidas para os postos de trabalho? 32.Como devem ser a iluminação nos locais de trabalho? 33.Que riscos adicionais devem ser considerados referente a esta norma? 34.Quais medidas de controle devem ser adotadas para estes riscos? 35.Quais os dados devem conter nas manutenções preventivas e corretivas realizadas?
  9. 9. 36.Quem deve realizar a manutenção quando necessário, e quais procedimentos a serem seguidos? 37.Como deve ser a sinalização de segurança existentes em máquinas e equipamentos? 38.Como devem ser as inscrições nas máquinas e equipamentos? 39.Quanto aos sinais ativos de aviso de alerta, ele devem? 40.Que informações devem conter nas máquinas e equipamentos fabricados a partir da vigência desta NR? 41.O que deve conter no manual dos equipamentos importados ou não? 42.O que deve conter na OS para os serviços realizados utilizando máquinas e equipamentos? 43.Como deve ser a capacitação dos profissionais envolvidos nos trabalhos realizados com máquinas e equipamentos e como ela deve ser realizada? 12.136 44. O que deve conter no curso de capacitação específico para cada tipo de máquina? NR 18 Exercícios de fixação 1. Qual o objetivo desta norma? 2. O que se entende pro trabalho em altura? 3. Qual a responsabilidade do empregador? 4. Qual a responsabilidade do empregado? 5. O que se entende por profissional capacitado? 6. Como deve ser realizado o treinamento de capacitação? 7. Qual o conteúdo programático do curso? 8. Qual a validade do treinamento? 9. Porque a capacitação deve ser realizada preferencialmente durante o horário normal de trabalho? 10.O treinamento pode ser ministrado por qualquer pessoa? 11.Ao término do treinamento o que deve ser feito? 12.Defina trabalhador autorizado? 13.Qual a responsabilidade do empregador quanto à saúde do trabalhador? 14.Quais medidas devem ser adotadas o planejamento do trabalho em altura? 15.O que deve conter a análise de risco? 16.O que deve conter os procedimentos operacionais? 17.Como deve ser feita a permissão de trabalho? 18.Qual a validade da permissão de trabalho? 19.Quanto aos EPI’s quais são indispensáveis para realizar trabalho em altura? 20.Quanto aos EPI’s o que deve ser considerado? 21.Como devem ser feitas as inspeções do EPI? 22.Como deve ser o cinto de segurança? 23.Como devem ser fixados o talabarte e o dispositivo trava-quedas? 24.Quais providências devem ser tomadas a respeito do ponto de ancoragem? 25.Quanto a emergência e salvamento qual a responsabilidade do empregador?
  10. 10. NR 21 - TRABALHOS A CÉU ABERTO 1. Quando o empregador oferece moradia, quais as restrições a serem seguidas? NR 22 1. A NR 22 se aplica a qual tipo de trabalho de mineração? 2. que se entende por empreendedor do setor de mineração? 3. Quais os aspectos que determinam os riscos no setor de mineração?que diferencia, em termos de riscos, o trabalho a céu aberto e o subterrâneo? 4. Quais as responsabilidades do permissionário de lavra garimpeira em relação a segurança e saúde ocupacional? 5. Qual o conteúdo mínimo do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)? 6. Quais são as etapas para organizar um PGR? 7. Existem similaridades entre o PPRA e o PGR? 8. Qual a similaridade possível de ser apontada entre o PGR e o PPRA? 9. Quem é o profissional que deve assinar o PGR? 10. Qual o prazo de reavaliação e guarda do PGR? 11. Quais os riscos de acidentes no trabalho de mineração? 12. Quais são os riscos ambientais no trabalho de mineração? 13. Quais os fatores potenciais de risco envolvendo a organização do trabalho? 14. Quais são os direitos dos trabalhadores? 15. Quais os cuidados a serem tomados no transporte em minas a céu aberto? 16. Quais são os cuidados com as vias de circulação em ferrovias? 17. Quais são os cuidados com transportadores rotativos? 18. O que significa profissional habilitado segundo o item 22.11.1 da NR22? NR 23 1. Qual a fundamentação legal desta norma? 2. Qual a legislação estadual que devemos seguir em relação a:  Procedimentos de evacuação  Dispositivos de alarme  Saída de emergência  Equipamentos de combate a incêndio  Plano de emergência  Treinamento de brigada de incêndio
  11. 11. NR 25 - RESÍDUOS INDUSTRIAIS 1. Qual o órgão responsável pela fiscalização ambiental? 2. Qual o papel dos Auditores Fiscais do Trabalho (AFTs) na fiscalização ambiental? 3. Qual a definição de resíduos para fins de aplicação da NR 25? 4. Qual a interface da NR 25 com as demais NRs? 5. Quais os cuidados a serem tomados com as soluções ambientais? 6. A NR 25 apresenta parâmetros de controle ambiental? 7. Qual a responsabilidade do empregador com relação aos aspectos ambientais? NR 26 - SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA 1. Qual o objetivo da NR 26? 2. Por que usar as cores? 3. Quais os cuidados no uso das cores para sinalização do ambiente de trabalho? 4. Quais são as cores usadas como referência pela NR 26? 5. Somente o uso das cores atende aos requisitos da NR 26? 6. Qual a referência de documentos para uso de simbologia de produtos perigosos? 7. Como se aplica o critério de identificação de tanques de armazenagem usando o Diamante de Hommel? NR 33 - SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS 1. O que é espaço confinado? 2. Quais as responsabilidades do empregador? 3. Do ponto de vista médico, quem pode trabalhar em um espaço confinado? 4. Quais são as condições físicas ideais que permitem ao trabalhador atuar em um espaço confinado? 5. Qual o limite de peso para que um trabalhador possa atuar num espaço confinado? 6. Além da claustrofobia, que outros tipos de complicações impedem o trabalhador de entrar num espaço confinado? 7. Quais os riscos para a saúde no trabalho em espaço confinado? Existem riscos biológicos, como presença de animais como ratos e moscas? Que tipo de doenças eles podem transmitir? 8. Que outros tipos de doenças se verificam com mais freqüência nos trabalhadores de espaços confinados? 9. Por que elas ocorrem? 10.Como tratá-las? 11.Como preveni-las? 12.Que tipo de seqüelas a ocorrência de acidentes ou de doenças em espaços confinados pode deixar no trabalhador? 13.Um bom sistema de intercomunicação e resgate pode minimizar complicações em espaços confinados? 14.Com que freqüência se deve fazer os exames médicos nos trabalhadores dessa área? 15.Existem vacinas a serem aplicadas nos trabalhadores de espaços confinados?
  12. 12. NR-35 TRABALHO EM ALTURA 1. Qual o objetivo desta norma? 2. O que se entende pro trabalho em altura? 3. Qual a responsabilidade do empregador? 4. Qual a responsabilidade do empregado? 5. O que se entende por profissional capacitado? 6. Como deve ser realizado o treinamento de capacitação? 7. Qual o conteúdo programático do curso? 8. Qual a validade do treinamento? 9. Porque a capacitação deve ser realizada preferencialmente durante o horário normal de trabalho? 10.O treinamento pode ser ministrado por qualquer pessoa? 11.Ao término do treinamento o que deve ser feito? 12.Defina trabalhador autorizado? 13.Qual a responsabilidade do empregador quanto à saúde do trabalhador? 14.Quais medidas devem ser adotadas o planejamento do trabalho em altura? 15.O que deve conter a análise de risco? 16.O que deve conter os procedimentos operacionais? 17.Como deve ser feita a permissão de trabalho? 18.Qual a validade da permissão de trabalho? 19.Quanto aos EPI’s quais são indispensáveis para realizar trabalho em altura? 20.Quanto aos EPI’s o que deve ser considerado? 21.Como devem ser feitas as inspeções do EPI? 22. Como deve ser o cinto de segurança? 23.Como devem ser fixados o talabarte e o dispositivo trava-quedas? 24.Quais providências devem ser tomadas a respeito do ponto de ancoragem? 25.Quanto a emergência e salvamento qual a responsabilidade do empregador?

×