Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Colocação pronominal

900 views

Published on

Próclise, Mesóclise e Ênclise

Published in: Education
  • Be the first to comment

Colocação pronominal

  1. 1. Colocação Pronominal
  2. 2. Próclise – Antes do verbo – Necessita de palavra atrativa. Fatores de Próclise Palavras que atraem o pronome Exemplos Palavras negativas/ advérbios Nada, nem, não, nunca, aqui, lá, talvez, sempre, muito, pouco, entre outros Não me preocupo com o que não posso resolver. Pronomes relativos Que, quem, qual, onde, entre outros Quem me chamou? Pronomes indefinidos Alguém, ninguém, alguns, outros, tudo, entre outros Ninguém lhe disse o que deveria fazer. Conjunções subordinativas Que, quando, se, porque, embora, entre outras Você sabe que me dediquei ao projeto.
  3. 3. Mesóclise: é a colocação pronominal no meio do verbo. Ocorre com verbos no futuro e quando não houver palavra atrativa. Entregar-te-ei o documento amanhã. Indicar-lhe-emos as alterações no contrato. Dar-te-iam uma oportunidade na empresa?
  4. 4. Ênclise é a colocação pronominal depois do verbo. Hoje, sinto-me mais feliz. Regra: Nunca se inicia uma oração com pronome oblíquo. Fi-lo porque qui-lo", proferida após a renúncia do presidente a jornalistas que insistiam em saber os motivos de seu gesto. Anos mais tarde, ele negou que a tivesse pronunciado, pois, professor de português que era, não teria cometido um erro de colocação pronominal.
  5. 5. Pronominais Oswald de Andrade Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro.
  6. 6. O que motivou o apito do juiz foi: a) A necessidade de empregar a ênclise para seguir a norma padrão. b) O uso de um objeto direto no lugar de um indireto. c) A opção pelo pronome oblíquo “o” em vez de “a . d) A obrigatoriedade da mesóclise nessa construção linguística. e) A transgressão às regras de concordância nominal relacionadas ao pronome.

×