Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
WEBINAR
Real Time Intelligence
Um caso real para gestão de ambientes complexos
Setembro de 2016
Carolina Abrantes
carolina...
Desafios
Caso de Real Time Intelligence
AGENDA
Desafios
Ter acesso à informação não tem sido mais, em muitos casos, o fator diferencial entre as organizações.
De posse d...
Desafios
As organizações, atualmente, navegam olhando para o retrovisor. Temos que buscar novas habilidades.
Tomar decisõe...
Qual é o grande desafio?
Captura Organização DecisãoAnálise Ação
Oportunidade
aproveitada ou
ameaça neutralizada
Agilidade...
Qual é o grande desafio?
Captura Organização DecisãoAnálise Ação
Oportunidade
aproveitada ou
ameaça neutralizada
Agilidade...
Desafios
Caso de Real Time Intelligence
AGENDA
Características da Cia O que ela desejava
 Grande Multinacional
 Setor bebidas
 Grande preocupação com marketing e
pres...
A Plataforma
OUTPUTSReal-Time Intelligence
Oportunidade
aproveitada ou
ameaça neutralizada
Captura Organização DecisãoClas...
O Processo
JOB TO BE DONE: Expor, em tempo real, informações relevantes que demandem decisões a curto prazo.
Capturar info...
RTIInputs Outputs / Interfaces
Sistema 1
Monitoramento
de Mídias
Nível crítico
Páginas oficiais
Não
Sim
Atendimento
a clie...
Contato de
cliente
Buzz
Monitor
Buzz de mídias
sociais tipo 1
Informações
de Vendas
Informações
de mercado
Insights
Inform...
Questões Finais
 Pense grande, comece pequeno e cresça de forma estruturada;
 Priorize inputs e fluxos de informação par...
OBRIGADO
Carolina Abrantes
carolina.abrantes@bridgeconsulting.com.br
Escritórios:
Rua do Carmo 43, 7 andar
Centro, Rio de ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

3º Seminário Big Data Brasil - Carolina Abrantes - Inteligência em Tempo Real

134 views

Published on

Palestra no 3º Seminário Big Data Brasil.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

3º Seminário Big Data Brasil - Carolina Abrantes - Inteligência em Tempo Real

  1. 1. WEBINAR Real Time Intelligence Um caso real para gestão de ambientes complexos Setembro de 2016 Carolina Abrantes carolina.abrantes@bridgeconsulting.com.br (21) 3553-4008 (11) 3522-7657
  2. 2. Desafios Caso de Real Time Intelligence AGENDA
  3. 3. Desafios Ter acesso à informação não tem sido mais, em muitos casos, o fator diferencial entre as organizações. De posse de um grande volume de informações, organizar o processo analítico e decisório do seu negócio se torna fundamental. Ainda assim, mesmo tendo analisado e decidido, é importante que sua organização tenha um padrão de ação dentro de um tempo competitivo. Este tempo desde a captura de um evento relevante para a organização, passando por sua análise, resultando numa ação estrategicamente definida para o negócio é fundamental, atualmente, para a sobrevivência de muitos modelos de negócio.
  4. 4. Desafios As organizações, atualmente, navegam olhando para o retrovisor. Temos que buscar novas habilidades. Tomar decisões olhando para o retrovisor, com base naquilo que já aconteceu Adaptar-se a curto prazo, mudando aquilo já planejado Uma plataforma de Real Time Intelligence buscará trazer novas habilidades organizacionais:  Sendo uma antena rápida para o que está acontecendo no mercado;  Trazendo informações que possam influenciar o resultado;  Diminuindo o tempo de reação/adaptação da Companhia.
  5. 5. Qual é o grande desafio? Captura Organização DecisãoAnálise Ação Oportunidade aproveitada ou ameaça neutralizada Agilidade no processo Adaptação a curto prazo 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 Evento O desafio desta plataforma é, através do uso estratégico de tecnologia da informação, integrada com pessoas e processos, capturar e expor, em tempo real, informações relevantes para pessoas certas na Companhia.
  6. 6. Qual é o grande desafio? Captura Organização DecisãoAnálise Ação Oportunidade aproveitada ou ameaça neutralizada Agilidade no processo Adaptação a curto prazo 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 Evento - Definição de um padrão de ação para que a informação não perca a relevância - PROCESSOS; - Criação de uma base de lições aprendidas de crises ou oportunidades anteriores que podem ser aplicadas em novos eventos para melhoria do processo. Entendemos que a solução para este desafio é a construção e a implantação de uma plataforma multidisciplinar que englobe Tecnologia, Processos e Pessoas com o objetivo de centralizar a captura, processamento e direcionamento de informação na organização.
  7. 7. Desafios Caso de Real Time Intelligence AGENDA
  8. 8. Características da Cia O que ela desejava  Grande Multinacional  Setor bebidas  Grande preocupação com marketing e presença em mídias  Grande variedade de marcas e produtos  Tornar o processo de tomada de decisão a curto prazo da Cia mais eficiente;  Garantir que os responsáveis pela tomada de decisão recebam a informação a tempo para que ela não perca a relevância;  Fazer com que a Cia alavanque oportunidades e neutralize ameaças reais no tempo oportuno; Expor, em tempo real, informações relevantes e organizadas, que demandem decisões a curto prazo.
  9. 9. A Plataforma OUTPUTSReal-Time Intelligence Oportunidade aproveitada ou ameaça neutralizada Captura Organização DecisãoClassificação AçãoAnálise INPUTS Evento Expor informações relevantes que demandam decisões a curto prazo. Organizar Classificar Buzz Operações (buy in, buy out) Segurança Registros de atendimento Watch out publicidade Campanhas e eventos da Cia. Clipping Monitoramento de influenciadores Inf. Exterior da Cia. Expor Buzz Governo Insights marketingBI Big data discovery may require investigation by BI and analytics leaders to seek a portfolio of technologies and tools to be deployed; since no single vendor offers all the components required, from data access to advanced analytics. (Gartner, 2014)
  10. 10. O Processo JOB TO BE DONE: Expor, em tempo real, informações relevantes que demandem decisões a curto prazo. Capturar informações de diversas fontes já mapeadas pela Companhia Organizar as informações por temas relevantes para a Companhia Classificar se a informação é uma oportunidade ou uma ameaça que impacte as vendas ou a imagem da Companhia Integrar eventos correlacionados Determinar o impacto do evento Expor a oportunidade ou ameaça para as pessoas corretas Confirmar o recebimento das informações Capturar o resultado do encaminhamento das informações OUTPUTSReal-Time Intelligence Captura Organização DecisãoClassificação AçãoAnálise INPUTS Evento Expor Lições aprendidas para o RTI A partir da definição das fontes de input e de processo, parte-se para a definição da arquitetura tecnológica, fluxos de informação e regras de negócio que irão compor a plataforma de Real Time Intelligence.
  11. 11. RTIInputs Outputs / Interfaces Sistema 1 Monitoramento de Mídias Nível crítico Páginas oficiais Não Sim Atendimento a clientes Clipping bruto Sites do Governo Agenda consolidada Sim Alguma informação relevante? Brand Managers + Gerentes Regionais de MKT Responsável de cada ação confirmada 30 dias antes da ação ir ao ar Exposição para o grupo correto Exposição para o grupo correto Avaliação do Buzz Área 1 Área 2 Área 4 Área 5 Área 6 Área 7 Não Contato ameaçador, com foto ou vídeo? É uma oportunidade? Não Detalhamento do atendimento Classificação em assunto e relevância do buzz Detrator ou influenciador? A matéria relevante? Veículo listado? Exposição para o grupo correto SimSim Sim C C A Comitê 1 Área 3 A
  12. 12. Contato de cliente Buzz Monitor Buzz de mídias sociais tipo 1 Informações de Vendas Informações de mercado Insights Informação X Reputação da marca nas mídias sociais nas últimas semanas. Volume e share da Cia. e concorrentes nas últimas semanas. Resumo das últimas semanas Resumo das últimas 2 semanas. Consolidado Dashboard Gerencial A cada 2 semanas. RTIInputs Outputs / Interfaces Páginas não oficiais Canais oficiais Informação Z
  13. 13. Questões Finais  Pense grande, comece pequeno e cresça de forma estruturada;  Priorize inputs e fluxos de informação para sua plataforma;  A arquitetura da informação é muito importante, cuidado para não criar um Frankenstein e cuidado para não se limitar a uma tecnologia apenas – não há resposta certa;  Pessoas e processos são tão importantes quanto tecnologia;  Pense no que já existe, aproveite ativos que já trazem valor para a Companhia, não reinvente a roda;
  14. 14. OBRIGADO Carolina Abrantes carolina.abrantes@bridgeconsulting.com.br Escritórios: Rua do Carmo 43, 7 andar Centro, Rio de Janeiro RJ (21) 3553-4008 Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 550 - 5º andar Brooklin, São Paulo SP Tel/Fax: (11) 3522-7657 SCN, Quadra 5, Bloco A Centro Empresarial Brasília Shopping and Towers Torre Norte, sala 518 - Brasília DF Tel: (61) 3218-7500 Fax: (61) 3218-7506

×