Dia do trabalhador

1,072 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,072
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
43
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Dia do trabalhador

  1. 1. História adaptada por Maria Jesus Sousa
  2. 2. O dia 1 de Maio é o dia em que pessoas de todo o mundocomemoram o trabalho, ou melhor, comemoram os direitos que ostrabalhadores conquistaram.
  3. 3. Antigamente, não existiam fábricas ou grandes indústrias. Os produtoseram feitos de maneira artesanal, quer dizer, com as mãos, e a pessoa quecomeçava a fazer um objecto era a mesma que o terminava e o vendia. Porexemplo: a pessoa que vendia doces era quem plantava a árvore, colhia asfrutas, cozinhava e depois os vendia em lugares como feiras.
  4. 4. Esse trabalho artesanal ainda existe actualmente, mas muito menos pois,por volta de 1770, na Inglaterra, surgiram as primeiras fábricas.O trabalho de mãos foi sendo substituído pelo das máquinas e, por isso,muitas pessoas ficaram desempregadas.
  5. 5. Os operários das fábricas também sofriam com a falta de regras que lhesdessem o direito de terem um horário de trabalho adequado, descansosemanal, férias e reforma.
  6. 6. Os trabalhadores queriam melhores condições de trabalho e, por isso,faziam greves e protestos. No 1º de Maio de 1886, nos Estados Unidos,houve uma manifestação muito grande e violenta e alguns deles forampresos e condenados à morte.
  7. 7. No ano de 1889, para homenagear os operários que morreram nessaaltura, foi escolhido o dia 1.º de Maio para os trabalhadores manifestaremas suas reclamações. A partir desse ano, essa data começou a sercomemorada em todo o mundo como o Dia do Trabalhador. Trabalhador FIM

×