Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ficha informativa divulgacao das sessoes newton

502 views

Published on

Ficha informativa divulgacao das sessoes newton

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ficha informativa divulgacao das sessoes newton

  1. 1. 1 Divulgação do Projeto Newton gostava de ler! – BE/CRE  As sessões são sempre constituídas por duas partes: o parte I – Leitura de alguns excertos de um livro, ou visionamento de um filme. o parte II – Atividade experimental Módulos do Projeto Newton 1ª fase (2012/2013) Módulo I – “Lâmpada de Gelo”  Livro apresentado  Pré-escolar – “A Bruxa Mimi no Inverno”, de Korky Paul e Valerie Thomas   1º, 2º e 3º ciclos -“Os Mistérios de Casimiro”, de António Pocinho.  Parte experimental  Objetivos - Construir um circuito elétrico; - Adquirir noções sobre circuitos elétricos; - Montar a lâmpada de Gelo. Objetivo principal do Projeto Criação de um programa anual de leitura de livros de variados temas, a partir dos quais se realizam pequenas atividades experimentais no espaço da biblioteca.
  2. 2. 2 Divulgação do Projeto Newton gostava de ler! – BE/CRE  – Os alunos ficam a conhecer o fenómeno da refração da luz ao passar no gelo e descobrem que, com a ajuda de circuitos elétricos, a luz emitida pelo LED espalha-se no interior de um simples balão, que cheio de água e colocado no congelador, proporciona um surpreendente fenómeno: uma lâmpada de gelo! Módulo II – “Biodiversidade da Manta Morta”  Livro apresentado  1º, 2º e 3º ciclos -“Há um Cabelo na minha Terra!”, de Gary Larson.  Pré-escolar – Visionamento da B.D. do livro referido anteriormente (youtub). Parte experimental – Os alunos analisam várias amostras de manta morta e, com a ajuda de uma lupa de mão, procuram seres vivos que colocam com uma pinça numa caixa transparente. Após a identificação dos seres vivos e através do uso de fichas/chaves dicotómicas os alunos agrupam-nos segundo as suas principais caraterísticas. No final da sessão, escolhem um ser vivo e fazem o seu desenho registando no cartão as caraterísticas morfológicas do mesmo. Podem ainda, observar alguns seres vivos no microscópio. Módulo III – “As palavras também têm pH”  Livro apresentado – “As coisas mais belas do Mundo”, de Valter Hugo Mãe. Parte experimental – Os alunos identificam os constituintes de uma flor, extraem de uma pétala de rosa um indicador natural de pH e testam o carácter ácido e básico de algumas substâncias do dia-a-dia. Cortam as pétalas de rosa que maceram num almofariz, adicionam um pouco de álcool etílico e filtram o extrato obtido. Numeram 9 tubos de ensaio, de 1 a 7, colocam um pouco de água e adicionam as seguintes substâncias: vinagre, ácido bórico, sal de cozinha, bicarbonato de sódio, limpa-vidros, anticalcário e desentupidor de canos. A partir das observações experimentais os alunos ordenam os produtos fornecidos de
  3. 3. 3 Divulgação do Projeto Newton gostava de ler! – BE/CRE acordo com a sua acidez, do mais ácido para o mais básico. Seguidamente, substituem as pétalas da rosa pelas sépalas (parte verde), efetuam a sua maceração, originando um extrato de cor verde, devido à presença de clorofila (pigmento fundamental no processo de fotossíntese). No final preenchem uma Tabela de Registo e recebem um folheto informativo sobre a temática. Módulo IV – “ Nanomundo”  Livros apresentados  1º e 2º ciclos - “O Pássaro da Cabeça e mais versos para crianças”, de Manuel António Pina  3º ciclo - “O Senhor Henri”, de Gonçalo M. Tavares. Parte experimental – Envolve pequenas experiências com recurso a materiais com propriedades à nanoescala, nomeadamente materiais super hidrofóbicos (materiais que repelem a água) e materiais hidrofílicos (materiais que possuem afinidade com a água) Os alunos efetuam várias experiências: “Muita água pouca areia!”; “Muita areia pouca água!”; “Tecido à prova de água!” e “Vidro que não embacia!” que os deixam perplexos e empolgados, atingindo o seu auge com a última experiência “Onde está a água?” – Em cima de uma mesa, são colocados 3 copos de plástico opacos iguais (mas um tem uma pequena quantidade de poliacrilato de sódio). Deita-se um pouco de água nesse copo, baralha-se o copo com os outros dois e pede-se para adivinharem onde esta a água. Quando se viram os copos ao contrário, nenhum deles tem a água! Para exemplificar o que acontece repete-se a experiência colocando uma pequena quantidade de poliacrilato de sódio num copo transparente, adiciona- se água e os alunos verificam que esta substância absorve imediatamente a água.
  4. 4. 4 Divulgação do Projeto Newton gostava de ler! – BE/CRE Módulo V – “ A Arte de Calcular”  Livros apresentados  Pré-escolar e 1º ciclo -“200 Amigos (ou mais) para 1 vaca”, de Alessia Garilli e Miguel Tanco.  2º e 3º ciclos – “ O Homen que sabia Contar” de Malba Tahan Parte experimental – Os alunos divididos em cinco grupos têm que resolver os enigmas: “A Herança dos Camelos”; “Oito Pães e Oito Moedas”; “As 3 irmãs e as 90 Maçãs”; “Os Vasos de Vinho e os Três Sócios” e “O Quadrado Mágico”. A cada grupo é atribuído um dos enigmas, que são discutidos e resolvidos e, em seguida, trocados com outro grupo. A atividade experimental gera entusiasmo e cada grupo tenta resolver o enigma de forma mais célere, para “ganhar” pontos e mostrar as suas aptidões a nível de cálculo mental. Nota: Aos alunos mais pequeninos, apenas são colocadas algumas questões relacionadas com os números.
  5. 5. 5 Divulgação do Projeto Newton gostava de ler! – BE/CRE Módulo VI – “ Criar Dunas”  Livros apresentados  Pré-escolar – “A cidade e o Mundo” – capítulo “As dunas” (Coleção Vamos Aprender)  1º, 2º e 3º ciclos – “Diógenes”, de Pablo Albo. Parte experimental – Os alunos aprendem como se formam as dunas e que cada uma tem um som próprio (visionamento de um pequeno vídeo). Constroem dunas, participando ativamente, ao desempenharem o papel de vento (soprando através de palhas de plástico) e podem observar, ao microscópio, vários tipos de areia.
  6. 6. 6 Divulgação do Projeto Newton gostava de ler! – BE/CRE Módulo VII – “Química em festa”  Livros apresentados  Pré-escolar –“ O sapo apaixonado” de Max Velthuijs  1º, 2º e 3º ciclos - “Sua senhoria a fada”, de Bruno Santos. Parte experimental – Realização de experiências. Como fazer?  Água-de-colónia (ambientador)  Despir um ovo!  Candeeiro de lava  Chá  Bolo na caneca A sessão termina com os alunos a saborearem o "bolo da caneca" que eles próprios confecionaram.
  7. 7. 7 Divulgação do Projeto Newton gostava de ler! – BE/CRE Módulos do Projeto Newton 2ª fase (2013/2014) Módulo I – “Gelado científico”  Pré-escolar, 1º e 2º ciclos -Visualização de um filme – “A Idade do Gelo 2 - Descongelados”  3º ciclo – Visualização de um filme “O Grande Milagre”. Parte experimental – Os alunos (divididos em 5 grupos) colocam num saco de congelação média 2 pacotes de açúcar, 1 colher de chá de baunilha, 1 copo de leite e 1 pacote de natas. Fecham o saco e agitam. Num saco de congelação grande colocam gelo (previamente feito) até meia altura e adicionam 8 colheres de sopa de sal. Colocam o saco com a receita dentro do saco de gelo, fecham, agitam novamente, 5 a 10 minutos até o gelo solidificar. No final, provam o gelado. A sessão aborda os conceitos de solidificação e dissolução. Explica o que acontece com a redução da temperatura e ainda o papel desempenhado pela agitação e por cada ingrediente, nomeadamente: as natas; o leite; a sacarose; a essência de baunilha.
  8. 8. 8 Divulgação do Projeto Newton gostava de ler! – BE/CRE Módulo II – “História Animada”  Livro apresentado – “O Mundo no Chão”, de Nuno Casimiro e João Vaz de Carvalho ou visionamento de uma curta-metragem de animação “História Trágica com Final Feliz”, de Regina Pessoa. Parte experimental – Os alunos observam e elaboram brinquedos óticos, que permitem a ilusão de movimento através de uma sequência de imagens constituídas por desenhos ou fotografias (técnicas de animação): 1. Taumatrópio – recortam as zonas marcadas, fazem um desenho, rodam o disco, prendem-no com um elástico, observando o efeito de animação – técnica que permite dar ilusão ao movimento (visionamento rápido de uma sequência de desenhos). 2. Folioscópio – dobram uma folha de papel A4 ao meio, rasgam-na pela dobra, voltam a dobrar e na parte de dentro fazem um desenho, colocam a outra parte da folha por cima e fazem um novo desenho parecido com o anterior, mas com alguma diferença. Enrolam a parte de cima à volta de um lápis e folheiam – observam e ficam com a impressão de movimento. 3. Zootrópio – observam a banda do zootrópio fornecida e na sua banda fazem um desenho em cada uma das “casas”. Cada desenho tem que ter pequenas diferenças em relação ao anterior, de forma a obter um movimento sem princípio nem fim. Colocam um parafuso na base, apertam a porca, colam a banda de papel formando um cilindro, com os desenhos virados para dentro. Fazem a estrutura girar e espreitam pelas fendas. 4. Flip Book – fazem um desenho na última página do bloco de post-it e viram para a página anterior. Fazem um novo desenho parecido com o anterior mas com alguma diferença. Repetem até ter todas as folhas do bloco preenchidas. Depois, folheiam rapidamente as páginas do flip- book e vêem o “movimento”. 5. Fenaquistiscópio – observam o disco fornecido, fazem um desenho numa das “casas” do disco e nas “casas” seguintes um desenho semelhante mas com alguma diferença em relação ao anterior. Fixam o disco com os desenhos na estrutura do Fenaquistiscópio, prendem, com um alfinete, a estrutura de cartolina à borracha do lápis de forma que o disco fique com liberdade para girar livremente. Colocam a estrutura em frente ao espelho, fazem girar o disco e olham, através das ranhuras, para a imagem no espelho.
  9. 9. 9 Divulgação do Projeto Newton gostava de ler! – BE/CRE Módulo III – “Cristaliza esta ideia!”  Livros apresentados:  Pré-escolar – “De onde vem a pimenta” de Brigitte Raab  1º e 2º ciclos - “Lendas do mar”, de José Jorge Letria  3º ciclo - Visionamento de um vídeo com narração adaptada das crónicas de Miguel Esteves Cardoso: “ O bem do sal”, “Três águas” e “O Amigo com quem nunca almoço”, por Marta Condesso, Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. Parte experimental – Realização de experiências em dinâmica de grupo.  Chupa-chupa de Cristais – Colocar no tacho ou gobelé, 2 copos de café de água e 5 copos de açúcar de mesa; colocar em cima da placa de aquecimento e ligá-la na temperatura máxima; agitar até que todo o açúcar se tenha dissolvido; deixar arrefecer enquanto se fazem os sais de banho; colocar num copo de café 1 ou 2 gotas de corante alimentar; encher o copo com a mistura anteriormente preparada e agitar com o pau de espetada; introduzir o pau de espetada no pedaço de cartão; colocar o cartão com o pau de espetada em cima do copo de forma a ficar no centro e não tocar no fundo e deixar repousar durante pelo menos uma semana e observar periodicamente o crescimento dos cristais de sacarose.  Sais de Banho – No saquinho com fecho colocar 2 colheres de sopa de cloreto de sódio (sal de cozinha); juntar 1 gota de corante alimentar; fechar o saco e agitar até homogeneizar a cor; adicionar 1 colher de café de alfazema; acrescentar 1 gota de óleo essencial de jasmim e agitar novamente. Os sais de banho ficam prontos, agora é só utilizá-los na água da banheira ou numa imersão relaxante de pés.
  10. 10. 10 Divulgação do Projeto Newton gostava de ler! – BE/CRE Módulo IV– “Brincadeiras com ciência” ► Livros apresentados 1º e 2º ciclos -“Contos para meninos que adormecem logo a seguir”, de Pinto & Cinto 3ºciclo - “Comédias para se ler na escola”, de Luís Fernando Veríssimo ► Esta sessão de “Newton gostava de ler!” pretende fazer sorrir, rir, surpreender, e pôr os alunos a brincar! Brincar é a proposta de trabalho! Começámos bem - a brincar com os textos; brincar com as palavras; brincar com os assuntos. Vamos ainda brincar com brinquedos, e brincar com ciência. Porque Brincar é uma atividade muito séria, e muito negligenciada pelos adultos! Está cientificamente provado: brincar exercita o cérebro; desenvolve o raciocínio, a memória, a concentração, permite conhecimento!... É uma maneira privilegiada de nos relacionarmos com o mundo, de o “lermos”, na sua complexidade. ►Parte experimental: Realização de experiências em dinâmica de grupo: construção de: Tsuru (Origami) Assobio de papel Palhinha-apito Palitos “mágicos” Castelo de cartas
  11. 11. 11 Divulgação do Projeto Newton gostava de ler! – BE/CRE Módulo V – “Saber em Gel” ► Livros apresentados: ►Pré-escolar – “O nabo gigante” de Aleksei Tolstói ►1º e 2º e 3ºciclo ciclos -“O Nabo”, conto dos Irmãos Grimm ►Parte experimental: Realização de experiências em dinâmica de grupo.  Confeção de “caviar” de nabo e/ou de groselha (ou de outras frutas) (Preparação prévia da mistura de alginato: No recipiente com tampa juntar 100ml de água, 230 ml de groselha e 3,3g de alginato de sódio Misturar bem com a ajuda da varinha mágica Deixar repousar durante pelo menos meia hora) o Adicionar, num copo alto, 3,6g de cloreto de cálcio a 180ml de água o Agitar até que todo o cloreto de cálcio se tenha dissolvido na água o Com o auxílio da pipeta de Pasteur, colocar várias gotas da mistura de alginato na solução de cloreto de cálcio o Coar as bolinhas, fazendo passar a mistura através de um coador, para o outro copo alto o Mergulhar o coador com as bolinhas no copo de boca larga que contém água Colocar o caviar em papel absorvente  Confeção de gomas o Colocar todos os ingredientes num tacho e mexer bem  35g de gelatina em pó neutra  1 saqueta de gelatina de sabor à escolha  200g de sacarose  200ml de água o Levar a lume brando e deixar ferver durante 5 min., mexendo de vez em quando o Colocar a mistura nas formas de silicone o Levar ao frigorífico durante cerca de 1 hora o Desenformar as gomas e passá-las por açúcar o Provar o resultado
  12. 12. 12 Divulgação do Projeto Newton gostava de ler! – BE/CRE Módulos do Projeto Newton 3ª Série – Ano Letivo 2014/2015 Módulo I – Experiência Emulsionante! ► Livros apresentados: ►1º e 2ºCEB – “Na Tacinha das Natas” de Ciência Assim Reprodução CD ou narração oral da história ► 2º e 3º ciclos -“ Notas de Cozinha de LEONARDO DA VINCI”, de Shelagh e Jonathan Routh Leitura de excertos do livro, realce para as págs. 33 e 231 Objetivos: 1ª parte – leitura/reprodução do áudio – em conjunto para toda a turma 2ª parte – atividade experimental – divisão da turma de 5 grupos para a realização da experiência • A exploração dos conteúdos científicos deve ocorrer num ambiente de diálogo informal ►Parte experimental: Atividade prática – fazer manteiga Material por grupo: 1 frasco com tampa 1 pedra pequena lavada 1 garfo 1 faca 1 prato pequeno natas frescas tostas
  13. 13. 13 Divulgação do Projeto Newton gostava de ler! – BE/CRE 3ª Série – Ano Letivo 2014/2015 Módulo II – Pós sob investigação… ► Livro apresentado: 1º, 2º e 3º CEB Título: “Timmy Fiasco: sempre a meter água” Autor: Stephan Pastis Editora: Booksmile Ano: 2013 Objetivos: - Dinamização de uma sessão de leitura de excertos de um livro. - Dinamização de uma atividade prática: a partir da leitura de uma notícia de um assalto a um banco, identificar o culpado do crime recorrendo a alguns princípios básicos da análise química qualitativa. ►Parte experimental: Atividade prática - Leitura da notícia do assalto a um banco pelo professor ou por um aluno. - Divisão da turma em seis grupos e cada grupo faz a análise de um dos pós brancos. ou - Divisão da turma em cinco grupos e cada grupo faz um teste de análise química qualitativa. Observações:  As sessões decorrerão no espaço das bibliotecas escolares e terão, pelo menos, a duração de 90 minutos.  As sessões terão que ser agendadas atempadamente com as professoras bibliotecárias.
  14. 14. 14 Divulgação do Projeto Newton gostava de ler! – BE/CRE 3ª Série – Ano Letivo 2014/2015 Módulo III – Enigmatemático ► Livros apresentados: 1º, 2º e 3º CEB Título: “Novas histórias ao telefone” Autor: Gianni Rodari Editora: Teorema Ano: 2011 Título: “A Carta Roubada” Autor: Edgar Alain Poe Editora: Presença Ano: 2008 Objetivos: Dinamização de uma sessão de leitura de excertos de um livro, a partir de uma passagem de um livro, com posterior exploração de um tópico relacionado, envolvendo uma atividade prática. ►Parte experimental: Atividade prática 1º e 2º CEB - Leitura das “Cinco histórias ao telefone” com realce para o conto “Passei com mais dois” 3º CEB - Leitura do livro “A carta roubada” com realce para as páginas 40 e 43. - Divisão da turma em seis grupos e cada grupo faz a um dos jogos. Cada grupo apresenta o seu jogo com a solução ao resto dos grupos Jogos - Parte experimental Reféns Fita de Möbius As casas da minha rua (1º e 2º CEB) Caracol (1º e 2º CEB) Família de frutas (1º e 2º CEB) O assalto (3º CEB e Sec.) A medição da água (3º CEB e Sec.) A joaninha e o comboio (3º CEB e Sec.) Observações:  As sessões decorrerão no espaço das bibliotecas escolares e terão, pelo menos, a duração de 90 minutos.  As sessões terão que ser agendadas atempadamente com as professoras bibliotecárias.
  15. 15. 15 Divulgação do Projeto Newton gostava de ler! – BE/CRE 3ª Série – Ano Letivo 2014/2015 Módulo IV – Ciência a Motor ► Livros apresentados: 1º, 2º e 3º CEB Título: “Redações da Guidinha” Autor: Luís Sttau Monteiro Editora: Areal Editores Ano: 2003 Objetivos: Dinamização de uma sessão de leitura, a partir de uma passagem do livro sugerido, com posterior exploração de um tópico relacionado, envolvendo uma atividade prática. ►Parte experimental: Atividade prática - Leitura de excertos do livro, com realce para a crónica “Os meus brinquedos”, páginas 41-45. Divisão da turma em cinco grupos para a realização de experiências. A exploração dos conteúdos científicos envolvidos deve ocorrer num ambiente de diálogo informal. Jogos - Parte experimental Projeto 1 Motor Vibrador Projeto 2 Barata Elétrica Projeto 3 Máquina de Rabiscos Observações:  As sessões decorrerão no espaço das bibliotecas escolares e terão, pelo menos, a duração de 90 minutos.  As sessões terão que ser agendadas atempadamente com as professoras bibliotecárias.
  16. 16. 16 Divulgação do Projeto Newton gostava de ler! – BE/CRE 3ª Série – Ano Letivo 2014/2015 Módulo V – “3,2 1…Lançar bomba na Biblioteca” ► Livro apresentado: 1º, 2º CEB Título: “Pó de Estrelas” Autor: Jorge Sousa Braga Editora: Assírio & Alvim Ano: 2009 ► Livro apresentado: 3º CEB Título: “Na Berma de Nenhuma Estrada e outros contos” Autor: Mia Couto Editora: Caminho Ano: 2014 Objetivos: Dinamização de uma sessão de leitura, a partir de uma passagem do livro sugerido, com posterior exploração de um tópico relacionado, envolvendo uma atividade prática. ►Parte experimental: Atividade prática - Leitura de excertos do livro “Pó de estelas”, com destaque para o poema “O Astrónomo”. 1º e 2º CEB ►Parte experimental: Atividade prática - Leitura de excertos do livro “Na Berma de Nenhuma Estrada…”, com destaque para o conto “O fazedor de luzes”. 3º CEB Divisão da turma em cinco grupos para a realização de experiências. Atividade experimental Projetar e construir um sistema de “aterragem” que proteja a sonda espacial (ovo) do embate com o solo e os perigos de reentrada, ao menor custo possível. Execução de um projeto de acordo com uma lista de materiais e de um orçamento. Observações:  As sessões decorrerão no espaço das bibliotecas escolares e terão, pelo menos, a duração de 90 minutos.  As sessões terão que ser agendadas atempadamente com as professoras bibliotecárias. Módulo V - "3, 2, 1... Lançar sonda na Biblioteca"

×