Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Perfil das organizações da sociedade civil em um País em transformação: características e oportunidades

277 views

Published on

Aline Gonçalves de Souza - Advogada e Pesquisadora Líder do Projeto Estado e Sociedade Civil na Coordenadoria de Pesquisa Jurídica Aplicada na FGV Direito SP

Realização: Grupo de Excelência em Administração no Terceiro Setor - GEATS

Published in: Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Perfil das organizações da sociedade civil em um País em transformação: características e oportunidades

  1. 1. Perfil das Organizações da Sociedade Civil em um país em transformação: características e oportunidades Aline Gonçalves de Souza
  2. 2. Características (fontes)
  3. 3. Características 1.O que são Organizações da Sociedade Civil? 2.Em quais áreas atuam? 3. Onde e como fazem? 4. Quem financia?
  4. 4. 1.O que são Organizações da Sociedade Civil? Fonte: Tudo o que você deve saber antes de escrever sobre ONGs.
  5. 5. 1.O que são OSC - Juridicamente? Em geral, fazem referência à associação e fundação. Pela Lei 13.019/2014: a) entidade privada sem fins lucrativos (que cumpre art. 14 do CTN) b) sociedades cooperativas previstas na Lei no 9.867/99; c) organizações religiosas que se dediquem a atividades ou a projetos de interesse público e de cunho social distintas das destinadas a fins exclusivamente religiosos.
  6. 6. 1.Quantas são as OSC ? 820 mil 86% são associações 12% são organizações religiosas 2% são fundações Fonte: IPEA, dados de 2016
  7. 7. o Saúde; o Educação e pesquisa; o Assistência social; o Cultura e recreação; o Associações patronais e profissionais; o Outras atividades associativas patronais e profissionais; o Outras atividades associativas e outras OSCs; o Defesa de direitos e interesses; e o Religião; São os dois principais grupos de OSCs do País e representam 6 em cada 10 organizações em atividade. Embora as OSCs destas três áreas estruturantes do estado de bem-estar respondam apenas por 9% do total, são de grande porte e abrangem mais de 50% do pessoal assalariado das OSCs. 2. Em quais áreas atuam?
  8. 8. o A localização das OSCs acompanha, em geral, a distribuição da população o A região Sudeste abriga 40% das organizações, seguida pelo Nordeste (25%), pelo Sul (19%), pelo Centro-Oeste (8%) e pelo Norte (8%). Todos os municípios do país possuem pelo menos uma OSC o O universo das OSCs é massivamente formado por micro-organizações, mesmo considerando que o desconhecido número de trabalhadores voluntários possa atenuar esta característica 3. Em que lugar atuam?
  9. 9. 3. Como atuam? o Em 2015, havia quase 3 milhões de pessoas com vínculos de emprego em OSCs. Este total equivalia, em dezembro de 2015, a 3% da população ocupada do país e a 9% do total de pessoas empregadas no setor privado com carteira assinada.
  10. 10. 4. Quem financia? Fonte: Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil A construção da agenda no governo federal – 2011 a 2014
  11. 11. Oportunidades 1.Para OSC 2.Interface com negócios sociais
  12. 12. Oportunidades: para OSC
  13. 13. Oportunidades: interface com negócios sociais 1 setor 2 setor 3 setor setor 2,5
  14. 14. Oportunidades: interface com negócios sociais
  15. 15. Muito Obrigada Aline Gonçalves de Souza alinegsouza@gmail.com aline.souza@fgv.br

×