Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Internacionalização de Carreiras, Empresas e Negócios

193 views

Published on

Maria de Fátima Abud Olivieri
Palestrante

Pós-doctor e Doctor em Administração pela Florida Christian University– USA. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pós-Graduação na ECA - USP, MBA em Gestão de Pessoas pela UNIBERO e Relações Públicas pela CASPER LÍBERO. Atividades Profissionais: CESP – Companhia Energética de São Paulo por 20 anos, na área de Recursos Humanos. Coordenadora e professora em instituições de ensino. Realizou palestras no Brasil e exterior, entre elas, “Internacionalização da Carreiras”, “Comunicação Interpessoal” como ferramenta de negócios em Angola. Atualmente é Professora de pós-graduação na FCU-USA e professora convidada da FGV – Fundação Getúlio Vargas. Diretora de Educação Continuada da Competency Avanço Profissional Global. Autora e coautora em vários livros e artigos científicos publicados.

Published in: Career
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Internacionalização de Carreiras, Empresas e Negócios

  1. 1. INTERNACIONALIZAÇÃO DE CARREIRAS, EMPRESAS E NEGÓCIOS Profª Maria de Fátima Abud Olivieri, PhD.
  2. 2. INTERNACIONALIZAÇÃO DE CARREIRAS, EMPRESAS E NEGÓCIOS O QUE É CARREIRA? É um processo de construção Leva tempo para ser formada. Longa e duradoura Carreira não é o mesmo que emprego Carreira não é apenas um mero alicerce, para se obter uma remuneração a cada período de tempo.
  3. 3. GLOBALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO Tem foco no fluxo mundial de ideias, recursos, pessoas, economias, valores, cultuas, bens e serviços e tecnologias. INTERNACIONALIZAÇÃO Enfatiza o relacionamento entre as nações, povos, culturas, instituições e sistemas.
  4. 4. MAIORES CHANCES NO MERCADO REÚNE MAIS EXPERIÊNCIAS INVESTE EM CURSOS E CULTURA É ATUALIZADO E CRIATIVO VISÃO GLOBAL DE MERCADO
  5. 5. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS CRIAM UM NOVO MUNDO
  6. 6. O NOVO MERCADO
  7. 7. M E R C A D O
  8. 8. ESTAR ATENTO AOS NICHOS DE MERCADO Como achar o nicho de mercado? Através da seguinte fórmula: O QUE + QUEM + DEMANDA = Potencial Nicho de Mercado Lucrativo
  9. 9. Dominar e manter-se atualizado com a Tecnologia da Informação A informação : o mais poderoso recurso das organizações A tecnologia da informação vem contribuindo para a mudança nos cenários organizacionais, buscando maior eficiência organizacional.
  10. 10. O mercado está de olho nas carreiras do futuro e áreas como inovação e meio ambiente, estão entre as mais promissoras até 2030. NECESSIDADES AMBIENTAIS ATRAVÉS DAS ECO-RELAÇÕES Carreiras em alta no mercado: Gerente de Eco-relações Tendência: que o mercado busque cada vez mais, profissionais que dialoguem sobre sustentabilidade com a sociedade, terceiro setor e órgãos públicos.
  11. 11. O bom da Internet é que ninguém sabe que você é um cachorro...
  12. 12. A PESSOA QUE NÃO ACREDITA EM SI MESMA, DIFICILMENTE IRÁ ACREDITAR NA VIDA ROFISSIONAL.
  13. 13. RELACIONAMENTO É O QUE FAZ A DIFERENÇA NA UMA CONSTRUÇÃO FIDELIZAÇÃO É O CONTATO PESSOAL RELACIONAMENTO É TUDO
  14. 14. RELACIONAMENTO É TUDO
  15. 15. RELACIONAMENTO É TUDO Internacionalização da Carreira
  16. 16. INTERNACIONALIZAÇÃO DA CARREIRA
  17. 17. COMO COMEÇAR? Início dos contatos com o mercado externo: Seminário Internacional, Congressos, palestras e visitas técnicas. Oportunidade da realização de “net-working”.
  18. 18. POR QUE ESTADOS UNIDOS? Maior mercado consumidor do mundo Possui extensa população com poder de compra e apurados hábitos de consumo Possui oportunidades para a empresa de todos os segmentos .
  19. 19. POR QUE ESTADOS UNIDOS? Presença de empresas de todas as partes do mundo Favorece a potencialização da imagem para as empresas que já estão no mercado É um cartão de visita para entrada em qualquer nível de comércio internacional
  20. 20. INTERNACIONALIZAR A CARREIRA PARTICIPAR DE UM SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZER UMA PÓS-GRADUAÇÃO COM MÓDULO INTERNACIONAL É REALMENTE PENSAR NO FUTURO É FAZER A DIFERENÇA NO MUNDO GLOBALIZADO E COMPETITIVO
  21. 21. DICAS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO SEU CURRÍCULO É SEMPRE O SEU CARTÃO DE VISITA Os profissionais sabem que: Bom curriculum Formação em universidades de primeira linha Estágio no exterior Programa trainee em empresas de ponta, sempre ajudam. Você precisa planejar melhor o futuro! Cursos "rápidos" de aperfeiçoamento em áreas específicas que você deseja trabalhar, são cada vez mais valorizados, uma vez que não existe atualmente muita oferta de especialistas no mercado.
  22. 22. DICAS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO FALAR OUTRA LÍNGUA FLUENTEMENTE NÃO É O GRANDE PLUS E SIM O QUE VOCÊ PODE FAZER COM ELA Falar outro idioma já foi considerado vantagem. “Muitos" já falam inglês ou espanhol fluentemente . E os que não falam estão fora do jogo? Não! O que mudou foi a dinâmica da análise e, óbvio, o número de oportunidades. Profissionais das universidades chinesas chegando às empresas com um inglês muito pobre e fazendo negócios via e-mail usando tradutores on line. Resultado? Crescimento e enriquecimento, das pessoas, empresas e do país
  23. 23. DICAS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO HABILIDADES INTERCULTURAIS CADA VEZ MAIS VALORIZADAS Exemplo no Brasil: as fusões e aquisições – a necessidade de profissionais com uma visão intercultural. Juntar duas empresas significa necessariamente harmonizar as culturas de cada uma delas. Caso contrário são levadas ao fracasso.
  24. 24. DICAS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO INTERNACIONALIZAR A CARREIRA NÃO SIGNIFICA MORAR NO EXTERIOR É preciso investir na carreira participando de cursos, ou seminários em outros países, conhecer e conviver com culturas diferentes. O QUE É CARREIRA? CARREIRA: Processo constante de construção e que se leva tempo para ser formada. Fator essencial na formação da carreira é definir a profissão. Cada decisão tomada na vida pessoal, pode influenciar a formação da carreira. EMPREGO: Atividade profissional que gera recursos financeiros a cada período de tempo.
  25. 25. DICAS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO NADA SUBSTITUI AS EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS E EMOCIONAIS Nada substituirá a experiência vivenciada in loco! Você pode participar de feiras, palestras, seminários ou congressos internacionais, seguidos de visitas técnicas em empresas – as experiências são únicas. O grande capital a ser investido não é o dinheiro, mas o conhecimento, informações, relacionamentos para que se tenha uma estabilidade no mercado nacional e internacional
  26. 26. DICAS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO “Todo empresário tem o sonho de ver prosperar seu negócio e no mundo globalizado de hoje, é necessário o crescimento sem fronteiras”. Rafael Olivieri As experiências mais marcantes, são aquelas que resultam em mudanças vivenciais, as quais são apresentadas via de regra, sob a influência das emoções . Fátima Abud É preciso respeitar a cultura de cada país, uma vez que ela não pode ser medida por elementos isolados, mas pela concepção do todo. Rafael Olivieri
  27. 27. DIFERENÇAS CULTURAIS É PRECISO SE PREPARAR PARA RECEBER O OUTRO Ex: Árabes e latinos gostam de tocar as mãos e os ombros das pessoas com quem falam. Os asiáticos apreciam o silêncio durante uma conversação. Na China, nunca se deve olhar mais de um segundo, para os olhos da pessoa com quem fala. A menos que queira embaraçá-lo.
  28. 28. O QUE TEMOS PARA OFERECER 2º Semestre 2018 Convênio com a FCU – Florida Christian University para seminário internacional – dezembro/2018 Intercoaching/Business: de 4 a 6 de dezembro Local: Wyndham Orlando Resort , 8001 International Dr. Orlando, FL 32819 DIARIA POR QUARTO: $119 para participantes do evento Preço Oficial por Participante: US$ 1.497,00 – Um dia: $499 Entre no site www.competency.com.br e faça um contato Visite o site da FCU: www.fcuonline.com Palestrantes: Daniel Goleman, Paulo Vieira, Stefano Portigliatti, Caroline Leaf e Paul Zak.
  29. 29. Maria de Fatima Abud Olivieri, PhD E-mail: fatima@competency.com.br

×