Helena Farrall

223 views

Published on

A possibilidade que tem o cidadão de participar em decisões e discussões sobre planeamento do território, constitui-se como uma das grandes conquistas da democracia. Continua, no entanto, a ser um ato temido por aqueles que o exercem, muitas vezes sem entenderem realmente qual a visão e as qualidades que estão em jogo. Esta etapa formal do planeamento urbano é também, frequentemente, mal entendida por aqueles que desenvolvem os planos em discussão pública, uma vez que encaram os contributos como uma maçada, não reconhecendo nos cidadãos competência para o ato.

O Workshop com o tema “Cidadania Ativa - Participação dos Cidadãos na Transformação das Cidades” procura através da discussão do tema, aproximar as perspetivas dialéticas ao identificar barreiras e soluções que poderão facilitar maior eficácia

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
223
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
36
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Helena Farrall

  1. 1. Participação e Cidadania: porquê ? Helena FarrallFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, 1 de Março 2013
  2. 2. Uma questão sistémica ? O Ciclo Adaptativo (Holling, 1986)
  3. 3. Uma questão de princípios?Cultura enquanto entidade complexa consistindo de segmentos (A-H) e de camadas – O modelo semi-estático de Gullestrup (2006)
  4. 4. Uma questão de tipo de conhecimento? THE DEATH OF THE EXPERT or Complexity thinking*Knowledge building*Decision approaches Source: Mark & Snowden (2006)
  5. 5. Uma questão de organização do conhecimento?DisciplinaridadeMultidisciplinaridadePluridisciplinaridadeInterdisciplinaridadeTransdisciplinaridade (Fonte: Max-Neef, 2005)
  6. 6. Participação e Cidadania: porquê ? Helena Farrall ObrigadaFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, 1 de Março 2013

×