Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

História da Tatuagem

2,836 views

Published on

  • Be the first to comment

História da Tatuagem

  1. 1. Escola Secundária Artística António ArroioHISTÓRIA DA TATUAGEM Gisela Batista 12ºA Nº15
  2. 2. ORIGEM A tatuagem não é uma atividade cultural recente. Desde à muitos anos que o Homem faz “pinturas” na pele. Os temas normalmente estavam relacionados com a religião e com o estatuto social. Diz-se que a tatuagem tem origens no antigo Egipto entre 4000 e 2000 a.C.
  3. 3. ORIGEM  A tatuagem no Egipto era feita com tinta à base de vegetais aplicada debaixo da derme, através de uma haste de osso, muito afiada na ponta.  A tatuagem tinha um significado religioso de grande importância no Egipto.  Naquela altura era a sociedade mais desenvolvida da sua época e por ter contactado constantemente com o resto do mundo através das rotas comerciais a sua arte foi divulgada pelo mundo inteiro.
  4. 4. CULTURAS DIFERENTES No Japão feudal, as  Na América as civilizações Maias e tatuagens eram usadas como Astecas, eram praticantes da forma de punição, tornando- tatuagem. Tatuar o corpo servia como se sinónimo de criminalidade. uma expressão religiosa, tal como no Egipto. Para os japoneses ser  Eles acreditavam que após a morte, tatuado era pior do que a uma divindade aguardava a chegada morte. da alma e exigia ver as tatuagens do índio para lhe dar passagem ao paraíso. Mas quando surgiram os Yakuza, a máfia japonesa, ser criminoso tornou-se um sinónimo de resistência e assim a tatuagem tornou-se muito popular dai os membros terem os corpos todos pintados como sinal de lealdade e oposição ao
  5. 5. PROIBIÇÃO E APROVAÇÃO A Igreja Católica proibiu a tatuagem em 787 d.C. diziam que estava associada à superstição e ao paganismo. Até o fim da idade média, a tatuagem tornou-se uma prática quase esquecida. Em 1691, um príncipe das Filipinas, que tinha sido escravizado, foi levado para Londres como uma atração. Os seus donos exibiam-no como uma criatura exótica porque estava tatuado da cabeça aos pés. Então depois de séculos de proibição da tatuagem pela Igreja Católica este foi o primeiro contacto dos europeus com a tatuagem desde então. No final do século XIX, a tatuagem tornou-se prática da realeza devido à prática dos marinheiros ingleses.
  6. 6. ATUALIDADE Mesmo com o facto de a realeza ser adepta da tatuagem algumas massas continuavam a associar o ato de tatuar à criminalidade. Outras interpretavam a penetração da carne como uma tendência à homossexualidade. Mas esta discriminação não se passava apenas em séculos passados, muitas pessoas, hoje em dia são discriminadas por terem os seus corpos tatuados. Mesmo assim há cada vez mais pessoas que fazem tatuagens que tal como antigamente têm significados, embora hoje os significados possam estar relacionados com muitas coisas sem ser com a religião.

×