Hipermnésia

2,623 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,623
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
52
Actions
Shares
0
Downloads
20
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Hipermnésia

  1. 1. Erica Cardoso Nº 13 12ºK
  2. 2.  A Hipermnésia é um fenómeno caracterizado pelo aumento da capacidade de se recordar factos do passado, apesar de não existir aumento da memória, essas lembranças são recordadas com mais vivacidade e exactidão como detalhes a que normalmente não temos acesso.
  3. 3.  A Hipermnésia é muito confundida com a Terapia de Regressão, por exemplo, se uma pessoa relatar factos vividos aos seis meses de vida ou quando estava no útero materno isso é hiperminésia, ainda não sabia falar, mas caso ocorra a regressão, então, não haverá falas mas expressões corporais características e outros sons, como o choro.
  4. 4.   Pode ocorrer “Hipermnésia” em alguns estados orgânicos, como é o caso das afecções febris, como febre ou feridas na cabeça que afectam o cérebro. Nesses casos podem aparecer lembranças da juventude ou da infância ou de factos que a pessoa nem sequer tinha mais consciência da sua existência.
  5. 5.  Um fenómeno curioso é a Hipermnésia que pode ocorrer em estados que estão perto da morte ou quando a pessoa se defronta com situações extremamente ameaçadoras à sobrevivência.Na literatura psiquiátrica há algumas referências de casos onde a pessoa se recorda, em poucos instantes, de todos os acontecimentos da vida com absoluta clareza.
  6. 6.  Hipermnésia contriving  Hipermnésia afectiva Fenómenos que vão Recorda-se com maior desde a repetição intensidade e frequência exaustiva de frases, de experiências infelizes músicas ou palavras ou traumáticos.
  7. 7.  Carrie Wells, ex-detective que sofre de um distúrbio médico raro que faz com que a sua memória seja tão perfeita a ponto de qualquer lugar, qualquer conversa, qualquer momento de alegria ou qualquer desgosto ficar para sempre visualmente gravado na sua mente. Não se trata apenas de ela se lembrar sempre de tudo – na realidade, ela não consegue mesmo esquecer o que quer que seja... à excepção de uma coisa: dos pormenores do dia em que a sua irmã foi morta, há já alguns anos.
  8. 8.  http://www.youtube.com/watch?v=dcddVLg8OUY

×