Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Recuperação, conservação e preservação de nascentes

1,120 views

Published on

Recuperação, conservação e preservação de nascentes

Published in: Environment
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Recuperação, conservação e preservação de nascentes

  1. 1. O Município de São Félix de Minas é um dos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus que está inserida na mesorregião do Vale do Mucuri e Doce. Ele abriga um importante marco geográfico e natural para o Estado: pois é nele que se encontra a nascente do braço Sul do Rio São Mateus, que liga Minas Gerais ao Espírito Santo. É de suma importância a proteção desta referida, e das demais que desaguam em seu afluente, para a manutenção ou melhoria dos aspectos qualiquantitativos dos recursos hídricos. Os diversos córregos existentes em São Félix de Minas são marcos referenciais para os munícipes, pois dão nome aos povoados que se formam em suas respectivas vertentes e vales. A divisão territorial desse Município é definida, portanto, segundo o aspecto natural de águas vertentes.
  2. 2. As principais atividades econômicas do Município de São Félix de Minas são, atualmente, a pecuária de leite e corte, com predominância para a de leite e a agricultura de subsistência. É por esse motivo que a região apresenta alto grau de degradação causado pela ocupação indevida do solo. (Pisoteio do gado) As APPs da micro bacia não apresentam maciços vegetais e estão totalmente ocupados pelo meio antrópico. A principal cobertura nessas áreas são gramíneas que expressam bem a atividade predominante. A falta de cobertura vegetal fornece sedimentos que assoreiam os cursos d’água. Escassez de chuva vivida nos últimos anos favorece a degradação dos corpos hídricos.
  3. 3. Imagens que justificam o cercamento para a proteção das nascentes:
  4. 4. Principal nascente do braço Sul do Rio São Mateus
  5. 5. Diante do exposto a Prefeitura Municipal de São Félix de Minas através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em Parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus, e a EMATER Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, no final do ano de 2013 elaborou o projeto de Recuperação, Preservação e Conservação das Nascentes e Topos de Morro para o Instituto Estadual de Florestas – IEF.
  6. 6. FINALIDADE O projeto tem por finalidade a recuperação, conservação e preservação da cabeceira principal da bacia hidrográfica do Rio São Mateus, contemplando as primeiras nascentes que compõem a cabeceira do braço sul do citado rio.
  7. 7. Processo de Cadastramento das nascentes  A equipe técnica realizou o trabalho em campo para localizar, mapear, georreferenciar e fazer registros fotográficos das nascentes.  Coleta das coordenadas geográficas com um aparelho GPS.  O cadastramento de todas as 246 nascentes do Município foram realizados;  Priorizando as que as que estavam em pleno pisoteio de animais.  Preenchimento de questionários e formulários.
  8. 8. PROGRAMA TRACK MAKER Nascente: 1,0494 hectares – (388 m cerca)
  9. 9. Projeto sendo encaminhado para o IEF.
  10. 10. ÁREA DE ABRANGÊNCIA A área de abrangência do Projeto é inicialmente a cabeceira do Rio São Mateus, onde se encontram as primeiras nascentes formadoras dos Córregos Alto Mantena e São Félix, que deságuam no citado Rio. Beneficiando assim os moradores das áreas de São Félix de Minas e demais cidades onde deságuam o Rio São Mateus contemplando a micro Bacia do citado rio. A Bacia Hidrográfica está inserida na mesorregião do Vale do Mucuri e Doce abrangendo um total de 16 sedes municipais e apresentando uma área de drenagem de 5.682 km², com uma população estimada de 102.815 habitantes.
  11. 11. PÚBLICO ALVO/ BENEFICIADOS O Público Alvo são os moradores das áreas que estão cadastrados no projeto, e os Beneficiados serão os moradores do Município de São Félix de Minas e demais Municípios por onde os afluentes do Rio São Mateus percorrem até o seu leito principal.
  12. 12. OBJETIVO GERAL Recuperar, reflorestar, proteger e preservar as nascentes, consequentemente melhorando a qualidade e quantidade dos recursos hídricos do Córrego Alto Mantena, cabeceira do Rio São Mateus, localizada em São Félix de Minas – MG.
  13. 13. Imagens com a aprovação do projeto e entrega dos insumos aos produtores rurais:
  14. 14. A parceria foi realizada da seguinte maneira: O IEF: forneceu todos os insumos necessários para o cercamento, dentre eles: mourões de eucalipto tratado, arame, balancins, adubo, mudas e formicida. A Prefeitura e a EMATER: disponibilizaram os técnicos necessários para o cadastramento e acompanhamento de todo o projeto, e a logística para o transporte dos insumos. CBH SM1: ficou responsável pelas palestras sobre educação ambiental, mostrando o valor da natureza em seu esplendor. O Produtor: forneceu a mão de obra para o cercamento.
  15. 15. Projeto Executado: Nascentes Cercadas, Preservadas e Protegidas.
  16. 16. RESULTADO OBTIDO  A meta do projeto era cercar 50 hectares de nascentes e topos de morro.  No primeiro lote somaram-se 15,27 hectares em APPs cercadas e preservadas. No prosseguimento dos demais cadastros, tivemos a infeliz notícia que os recursos disponíveis haviam se esgotado.
  17. 17. COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO MATEUS - CBH SM1 Conselheira representante do Poder Público Municipal Gestora Ambiental Nágila Karine Soares (33) 98849-1446 nagilaks@gmail.com

×