SlideShare a Scribd company logo
1 of 22
Download to read offline
Turma 1009  Sobre o México
Hino do México Mexicanos, al grito de guerrael acero aprestad y elbridóny retiembleensus centros latierraal sonoro rugir delcañón. Ciña ¡oh Patria! tussienes de olivade la paz elarcángel divinoque enelcielo tu eterno destinopor el dedo de Dios se escribió. Mas si osareunextrañoenemigoprofanar consu planta tu suelopiensa ¡oh Patria querida! que elcieloun soldado en cada hijo te dio. Ensangrientos combates los vistepor tu amor palpitando sus senos,arrostrarlametralla serenos,y lamuerte o la gloria buscar. Si elrecuerdo de antiguashazañas,de tushijos inflama la mente.Loslaurelesdel triunfo tu frentevolveráninmortales a ornar. Como al golpe delrayolaencinase derrumba hasta elhondo torrenteladiscordia vencida, impotentea los pies delarcángelcayó. Ya no más de tushijosla sangrese derrumbéencontienda de hermanos,solo encuentreel acero ensus manosquien tu nombre sagrado insultó. Del guerreroinmortal de Zempoalate defiendela espada terribley sostienesubrazoinvencibletu sagrado pendón tricolor. El será feliz mexicano
enla paz y enla guerra elcaudillo,porque elsuposus armas de brillocircundar enlos campos de honor. ¡Guerra, guerra sintreguaal que intentede lapatria manchar los blasones!¡Guerra, guerra! lospatriospendonesenlas olas de sangre empapad. ¡Guerra, guerra! enel monte, enelvalleloscañoneshorrísonostruenen,y los ecos sonoros resuenenconlasvoces de ¡Unión! ¡Libertad! Antes, patria, que inermes tushijosbajoelyugosucuellodobleguen,tuscampiñascon sangre se rieguen,sobre sangre se estampe su pie. Y tus templos, palacios y torresse derrumbencon hórrido estruendoy susruinasexistandiciendo:de mil héroeslapatriaaquífue. Si a lalid contra huesteenemiganos convoca la trompa guerrerade Iturbidela sacra bandera¡mexicanos! valientesseguid. Y a losfierosbridoneslessirvanlas vencidas enseñas de alfombraloslaurelesdel triunfo den sombraa la frente del bravo adalid. Vuelva altivo a lospatrioshogareselguerrero a contar suvictoria,ostentando las palmas de gloriaque supieraenlalid conquistar. Tornaránsesuslaurossangrientosenguirnaldas de mirtos y rosas,que el amor de lashijas y esposastambién sabe a los bravos premiar. Y el que al golpe de ardientemetrallade laPatriaenlas aras sucumba,obtendráen recompensa una tumbadonde brille de gloria la luz. Y de Iguala laenseña querida,a su espada sangrientaenlazada,de laurel inmortalcoronadaformará de sufosala cruz. ¡Patria! ¡Patria! tushijos te juranexhalarentus aras sualientosíelclarínconsu bélico acentolos convoca a lidiarcon valor. ¡Para ti lasguirnaldas de oliva!¡Unrecuerdo para ellos de gloria!¡Un laurel para ti de victoria!¡Un sepulcro para ellos de honor!
Moeda O peso mexicano é a moeda corrente oficial do México. O seu símbolo é $ ou MXN e foi a moeda de tempo corrente na América do Norte até que, em 1911, os Estados Unidos da América começaram a usar o dólar.O peso mexicano é fabricado na Casa da Moeda do México desde 11 de maio de 1535. O novo peso mexicano foi introduzido em 1 de janeiro de 1993, equivalendo a 1000 pesos mexicanos que eram usados antigamente.
LINGUAS  O idioma oficial do México é o Espanhol. A língua espanhola, também conhecida como “castelhano”, é a segunda língua nativa mais falada no mundo, e é a primeira mais falada nas Américas No México também se falam mais de 60 línguas indígenas em diversas regiões. Nos lugares turísticos é comum encontrar pessoas que se comunicam em inglês.
COMIDAS TÍPICAS Em termos de variedade de sabores e texturas, é uma das mais ricas do mundo, embora seja por vezes caracterizada por algumas pessoas como gordurosa e condimentada. É uma culinária rica em proteínas, vitaminas e minerais. Muita da culinária mexicana atual tem origem em várias misturas de tradições, ingredientes e criatividade. A maior parte tem base nativa americana, com misturas indígenas e um toque espanhol. Por exemplo, a famosa quesadilla é uma tortilla com base em milho e queijo e com carne de vaca, galinha e/ou porco. A parte indígena disto e de muitos outros pratos tradicionais é o chili, ou seja as pimentas e pimentões.
CULTURA As artes plásticas do México contam com a enorme riqueza herdada das antigas civilizações indígenas. Apesar da destruição sistemática do seu patrimônio artístico, monumentos e símbolos pré-colombianos efetuados nos tempos da colônia, os sítios arqueológicos pesquisados e por pesquisar são muitos e de grande interesse. A atividade arquitetônica, sobretudo de edifícios religiosos,foi intensa a partir da conquista do território pelos espanhóis. A arte colonial é fruto não só do traslado das formas plásticas européias para outro continente, mas também de sua adaptação à mentalidade e às tradições profundas de suas terras de adoção.
O barroco mexicano do século XVIII, muito bem caracterizado, levou ao extremo a decoração deslumbrante de fachadas e interiores. Escultura, pintura e ourivesaria foram postas a serviço dessa arte que tanto se arraigou em terras mexicanas.  recebeu o nome de anos de ouro do cinema mexicano de  Atores como Pedro Infante, Jorge Negrete, Cantinflas, Joaquín Pardave, María Félix, e Dolores del Río ganharam popularidade. Gabriel Figueroa tornou-se um realizador aclamado internacionalmente, e Emilio Fernández e Luis Buñuel realizaram alguns dos filmes mais importantes do México.
POPULAÇÃO Em julho de 2007, o México contava com uma população de 108.700.891 habitantes distribuídos da seguinte forma: 30,1% entre 0 e 14 anos de idade (16.696.089 homens e 16.011.563), 64% entre 15 e 64 anos (33.624.812 homens e 35.925.372 mulheres) e 5,9% de pessoas com 65 anos ou mais (2.917.563 homens e 3.525.492 mulheres). A capital, Cidade do México, tem mais de 20.000.000 de habitantes (é a segunda maior cidade do mundo, se levarmos em conta o tamanho de sua área metropolitana). Outras cidades importantes são: Monterrey, Guadalajara, Ti Juana, Leon e Vera cruz, sendo que Monterrey, Guadalajara e a capital são cidades universitárias.
O México apresenta uma taxa de crescimento populacional de 1,153%, taxa de 20,36 nascimentos para cada 1.000 habitantes e taxa de mortalidade de 4,76 em cada 1.000 habitantes. A expectativa de vida geral é de 75,63 anos (sendo que para os homens é de 72,84 anos e para as mulheres é de 78,56 anos) e a taxa de fertilidade é de 2,39 crianças para cada mulher. Aproximadamente 76% da população esta vivendo, hoje, em centros urbanos.Até 2005 o índice de analfabetismo era alto no México (8,4%)
BIODIVERSIDADE Manter o patrimônio natural é um grande desafio para todos os países que possuem áreas de preservação ambiental, principalmente para o México. Umas da empresas mas importante que cuidam dessa questão é a Philips México, que  apóia as iniciativas da instituição Pro natura, organização sem fins lucrativos, responsável pela preservação da biodiversidade mexicana. A Pro natura, criada em 1981, atua na identificação e proteção da flora e fauna das áreas pertencentes à Baixa Califórnia, Sonora, Vera cruz, Chiapas e a península de Yucatán. A organização utiliza a comunicação como ferramenta para conscientizar núcleos de decisão, formadores de opinião e o público em geral sobre a importância da conservação e restauração ambiental. A Philips está presente em diversas conquistas da instituição como:
- na cidade de Ajusto Médio, a Pro natura realizou a reconstituição de um viveiro que aumentou a produção de mudas e melhorou o processo de reflorestamento local; - no Parque Nacional de Izta-Popo, a área de reflorestamento cresceu 230% em 2005, com a ampliação do viveiro didático e dos programas de educação ambiental. O Parque recebeu cerca de cinco mil visitantes.   
GESTAO DE APROVEITAMENTO DO LIXO, INFLUENCIANDO NA QUALIDADE DE VIDA    No fim da década 1980, a população da capital mexicana praticamente se rebelou depois que a contaminação atmosférica chegou a níveis alarmantes. Mesmo com a melhora na qualidade do ar, ainda hoje é difícil, num dia de céu aberto, ver os vulcões que cercam a cidade. O programa Milagro pretende realizar medições de contaminantes de forma gasosa e em aerossóis, além de estudar o transporte e a transformação dos gases em escala local, regional e até global. Mas os organizadores pensam em algo maior. Segundo eles, é preciso ultrapassar as fronteiras acadêmicas. um dos desdobramentos do Milagro é de extrema importância.
Parte dos recursos obtidos será destinada para um programa de educação e capacitação de jovens estudantes e de representantes de vários setores interessados pelo tema. Nos aterros sanitários a ave que mais se desenvolve é o Zopilote.
Esportes A Seleção do MéxicoO primeiro selecionado do futebol mexicano foi convocado em 1923 e a sua primeira participação em um evento internacional foi em 1928, nos Jogos Olímpicos de Amsterdam. O adversário era a Espanha, que acabou vencendo a seleção mexicana por 7 a 1.
A primeira partida em copas do mundo aconteceu na edição de 1930, no Uruguai. Seu adversário foi a França que venceu o México por 4 tentos a 1, em jogo realizado no estádio Pocitos, do CA Peñarol. No jogo seguinte, no Central Park (casa do Nacional de Montevidéu), contra o Chile, mais uma derrota, desta vez por 3 a 0. O último jogo foi no Estádio Centenário: México 3 x 6 Argentina.
Era profissionalA era do futebol profissional mexicano teve início em 1943, mas antes disso, nos anos trinta, houve uma Major League, que reuniu equipes de grande tradição no Distrito Federal: América, Astúrias, Atlante, Espanha, Marte e Necaxa e onde saíram grandes heróis nacionais.
AtualidadeAtualmente, a Federação Mexicana Futebol é formado por quatro divisões profissionais (Primeira Divisão, Primeira Divisão A, Segunda e Terceira Divisão) e pelo setor amador, cada uma das divisões com diferentes
Web grafia http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/18808 http://www.sustentabilidade.philips.com.br/pronatura.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/mexico http://www.campeoesdofutebol.com.br/mexico_historia.html

More Related Content

Similar to O México: sua história, cultura e povo

Similar to O México: sua história, cultura e povo (20)

México 2
México 2México 2
México 2
 
Língua Espanhola - México.pptx
Língua Espanhola - México.pptxLíngua Espanhola - México.pptx
Língua Espanhola - México.pptx
 
México
MéxicoMéxico
México
 
México
México México
México
 
APRESENTAÇÃO DA CULTURA DO MEXICO E PORTO RICO
APRESENTAÇÃO DA CULTURA DO MEXICO E PORTO RICOAPRESENTAÇÃO DA CULTURA DO MEXICO E PORTO RICO
APRESENTAÇÃO DA CULTURA DO MEXICO E PORTO RICO
 
México
MéxicoMéxico
México
 
México - NOBRE
México - NOBREMéxico - NOBRE
México - NOBRE
 
Mxico 120427231724-phpapp01
Mxico 120427231724-phpapp01Mxico 120427231724-phpapp01
Mxico 120427231724-phpapp01
 
Mexicooo
MexicoooMexicooo
Mexicooo
 
México
MéxicoMéxico
México
 
Astecas
AstecasAstecas
Astecas
 
Fatos e curiosidades sobre a cultura Espanhola
Fatos e curiosidades sobre a cultura EspanholaFatos e curiosidades sobre a cultura Espanhola
Fatos e curiosidades sobre a cultura Espanhola
 
Geo h e_8o_cap8_site_ok
Geo h e_8o_cap8_site_okGeo h e_8o_cap8_site_ok
Geo h e_8o_cap8_site_ok
 
México
MéxicoMéxico
México
 
México.pptx
México.pptxMéxico.pptx
México.pptx
 
William mexico 2003
William   mexico 2003William   mexico 2003
William mexico 2003
 
Caderno do Aluno História 6 série vol 2 2014-2017
Caderno do Aluno História 6 série vol 2 2014-2017Caderno do Aluno História 6 série vol 2 2014-2017
Caderno do Aluno História 6 série vol 2 2014-2017
 
Paises Espanhol
Paises EspanholPaises Espanhol
Paises Espanhol
 
sld_1 (1).pdf
sld_1 (1).pdfsld_1 (1).pdf
sld_1 (1).pdf
 
México 2012
México 2012México 2012
México 2012
 

More from Manuel de Abreu

Divulgao2bparaalunosmabreu2014 140324191321-phpapp01
Divulgao2bparaalunosmabreu2014 140324191321-phpapp01Divulgao2bparaalunosmabreu2014 140324191321-phpapp01
Divulgao2bparaalunosmabreu2014 140324191321-phpapp01Manuel de Abreu
 
Divulgao1bparaalunosmabreu2014
Divulgao1bparaalunosmabreu2014Divulgao1bparaalunosmabreu2014
Divulgao1bparaalunosmabreu2014Manuel de Abreu
 
Divulgação 3b para alunos mabreu
Divulgação 3b para alunos mabreuDivulgação 3b para alunos mabreu
Divulgação 3b para alunos mabreuManuel de Abreu
 
Divulgação para alunos mabreu
Divulgação para alunos mabreuDivulgação para alunos mabreu
Divulgação para alunos mabreuManuel de Abreu
 
Divulgação para alunos
Divulgação para alunos Divulgação para alunos
Divulgação para alunos Manuel de Abreu
 
Slide saerjinho para divulgação[1]
Slide saerjinho para divulgação[1]Slide saerjinho para divulgação[1]
Slide saerjinho para divulgação[1]Manuel de Abreu
 
GESTÃO 2012 PROJETO VIDA
GESTÃO 2012 PROJETO VIDA GESTÃO 2012 PROJETO VIDA
GESTÃO 2012 PROJETO VIDA Manuel de Abreu
 
Drogas blog da turma 2003
Drogas   blog da turma 2003Drogas   blog da turma 2003
Drogas blog da turma 2003Manuel de Abreu
 
Apresentação estudantes niterói
Apresentação estudantes   niteróiApresentação estudantes   niterói
Apresentação estudantes niteróiManuel de Abreu
 
Saerjinho 2º bimestre alunos
Saerjinho 2º bimestre   alunosSaerjinho 2º bimestre   alunos
Saerjinho 2º bimestre alunosManuel de Abreu
 
Saerjinho 1º bimestre 2012
Saerjinho 1º bimestre 2012Saerjinho 1º bimestre 2012
Saerjinho 1º bimestre 2012Manuel de Abreu
 

More from Manuel de Abreu (20)

Divulgao2bparaalunosmabreu2014 140324191321-phpapp01
Divulgao2bparaalunosmabreu2014 140324191321-phpapp01Divulgao2bparaalunosmabreu2014 140324191321-phpapp01
Divulgao2bparaalunosmabreu2014 140324191321-phpapp01
 
Divulgao1bparaalunosmabreu2014
Divulgao1bparaalunosmabreu2014Divulgao1bparaalunosmabreu2014
Divulgao1bparaalunosmabreu2014
 
Divulgação 3b para alunos mabreu
Divulgação 3b para alunos mabreuDivulgação 3b para alunos mabreu
Divulgação 3b para alunos mabreu
 
Divulgação para alunos mabreu
Divulgação para alunos mabreuDivulgação para alunos mabreu
Divulgação para alunos mabreu
 
Divulgação para alunos
Divulgação para alunos Divulgação para alunos
Divulgação para alunos
 
Slide saerjinho para divulgação[1]
Slide saerjinho para divulgação[1]Slide saerjinho para divulgação[1]
Slide saerjinho para divulgação[1]
 
Apresentação final
Apresentação finalApresentação final
Apresentação final
 
Pesquisa de ciências
Pesquisa de ciênciasPesquisa de ciências
Pesquisa de ciências
 
GESTÃO 2012 PROJETO VIDA
GESTÃO 2012 PROJETO VIDA GESTÃO 2012 PROJETO VIDA
GESTÃO 2012 PROJETO VIDA
 
Gestão 2012
Gestão 2012Gestão 2012
Gestão 2012
 
SAERJ 2012
SAERJ 2012SAERJ 2012
SAERJ 2012
 
Drogas blog da turma 2003
Drogas   blog da turma 2003Drogas   blog da turma 2003
Drogas blog da turma 2003
 
Apresentação estudantes niterói
Apresentação estudantes   niteróiApresentação estudantes   niterói
Apresentação estudantes niterói
 
Cartaz saerjinho 3ºb
Cartaz saerjinho 3ºbCartaz saerjinho 3ºb
Cartaz saerjinho 3ºb
 
Cartaz saerjinho 3ºb
Cartaz saerjinho 3ºbCartaz saerjinho 3ºb
Cartaz saerjinho 3ºb
 
Apresentação ideb
Apresentação idebApresentação ideb
Apresentação ideb
 
Turma 3002
Turma 3002Turma 3002
Turma 3002
 
Luany e mariana 1001
Luany e mariana   1001Luany e mariana   1001
Luany e mariana 1001
 
Saerjinho 2º bimestre alunos
Saerjinho 2º bimestre   alunosSaerjinho 2º bimestre   alunos
Saerjinho 2º bimestre alunos
 
Saerjinho 1º bimestre 2012
Saerjinho 1º bimestre 2012Saerjinho 1º bimestre 2012
Saerjinho 1º bimestre 2012
 

Recently uploaded

Revolução Industrial - Revolução Industrial .pptx
Revolução Industrial - Revolução Industrial .pptxRevolução Industrial - Revolução Industrial .pptx
Revolução Industrial - Revolução Industrial .pptxHlioMachado1
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...Martin M Flynn
 
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptTREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptAlineSilvaPotuk
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileirosMary Alvarenga
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAlexandreFrana33
 
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdfTIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdfmarialuciadasilva17
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaFernanda Ledesma
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...LuizHenriquedeAlmeid6
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdfProfGleide
 
VACINAR E DOAR, É SÓ COMEÇAR - - 1º BIMESTRE
VACINAR E DOAR, É SÓ COMEÇAR - - 1º BIMESTREVACINAR E DOAR, É SÓ COMEÇAR - - 1º BIMESTRE
VACINAR E DOAR, É SÓ COMEÇAR - - 1º BIMESTREIVONETETAVARESRAMOS
 
Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024
Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024
Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024GleyceMoreiraXWeslle
 
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbv19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbyasminlarissa371
 
Mini livro sanfona - Diga não ao bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao  bullyingMini livro sanfona - Diga não ao  bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao bullyingMary Alvarenga
 
Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptx
Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptxFree-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptx
Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptxkarinasantiago54
 
Mini livro sanfona - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona  - Povos Indigenas BrasileirosMini livro sanfona  - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona - Povos Indigenas BrasileirosMary Alvarenga
 
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptx
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptxSlides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptx
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfErasmo Portavoz
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdfDemetrio Ccesa Rayme
 
Sistema de Bibliotecas UCS - A descoberta da terra
Sistema de Bibliotecas UCS  - A descoberta da terraSistema de Bibliotecas UCS  - A descoberta da terra
Sistema de Bibliotecas UCS - A descoberta da terraBiblioteca UCS
 

Recently uploaded (20)

Revolução Industrial - Revolução Industrial .pptx
Revolução Industrial - Revolução Industrial .pptxRevolução Industrial - Revolução Industrial .pptx
Revolução Industrial - Revolução Industrial .pptx
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
 
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptTREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
 
“O AMANHÃ EXIGE O MELHOR DE HOJE” _
“O AMANHÃ EXIGE O MELHOR DE HOJE”       _“O AMANHÃ EXIGE O MELHOR DE HOJE”       _
“O AMANHÃ EXIGE O MELHOR DE HOJE” _
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
 
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdfTIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
 
VACINAR E DOAR, É SÓ COMEÇAR - - 1º BIMESTRE
VACINAR E DOAR, É SÓ COMEÇAR - - 1º BIMESTREVACINAR E DOAR, É SÓ COMEÇAR - - 1º BIMESTRE
VACINAR E DOAR, É SÓ COMEÇAR - - 1º BIMESTRE
 
Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024
Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024
Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024
 
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbv19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
 
Mini livro sanfona - Diga não ao bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao  bullyingMini livro sanfona - Diga não ao  bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao bullying
 
Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptx
Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptxFree-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptx
Free-Netflix-PowerPoint-Template-pptheme-1.pptx
 
Mini livro sanfona - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona  - Povos Indigenas BrasileirosMini livro sanfona  - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona - Povos Indigenas Brasileiros
 
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptx
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptxSlides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptx
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptx
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
 
Sistema de Bibliotecas UCS - A descoberta da terra
Sistema de Bibliotecas UCS  - A descoberta da terraSistema de Bibliotecas UCS  - A descoberta da terra
Sistema de Bibliotecas UCS - A descoberta da terra
 

O México: sua história, cultura e povo

  • 1. Turma 1009 Sobre o México
  • 2. Hino do México Mexicanos, al grito de guerrael acero aprestad y elbridóny retiembleensus centros latierraal sonoro rugir delcañón. Ciña ¡oh Patria! tussienes de olivade la paz elarcángel divinoque enelcielo tu eterno destinopor el dedo de Dios se escribió. Mas si osareunextrañoenemigoprofanar consu planta tu suelopiensa ¡oh Patria querida! que elcieloun soldado en cada hijo te dio. Ensangrientos combates los vistepor tu amor palpitando sus senos,arrostrarlametralla serenos,y lamuerte o la gloria buscar. Si elrecuerdo de antiguashazañas,de tushijos inflama la mente.Loslaurelesdel triunfo tu frentevolveráninmortales a ornar. Como al golpe delrayolaencinase derrumba hasta elhondo torrenteladiscordia vencida, impotentea los pies delarcángelcayó. Ya no más de tushijosla sangrese derrumbéencontienda de hermanos,solo encuentreel acero ensus manosquien tu nombre sagrado insultó. Del guerreroinmortal de Zempoalate defiendela espada terribley sostienesubrazoinvencibletu sagrado pendón tricolor. El será feliz mexicano
  • 3. enla paz y enla guerra elcaudillo,porque elsuposus armas de brillocircundar enlos campos de honor. ¡Guerra, guerra sintreguaal que intentede lapatria manchar los blasones!¡Guerra, guerra! lospatriospendonesenlas olas de sangre empapad. ¡Guerra, guerra! enel monte, enelvalleloscañoneshorrísonostruenen,y los ecos sonoros resuenenconlasvoces de ¡Unión! ¡Libertad! Antes, patria, que inermes tushijosbajoelyugosucuellodobleguen,tuscampiñascon sangre se rieguen,sobre sangre se estampe su pie. Y tus templos, palacios y torresse derrumbencon hórrido estruendoy susruinasexistandiciendo:de mil héroeslapatriaaquífue. Si a lalid contra huesteenemiganos convoca la trompa guerrerade Iturbidela sacra bandera¡mexicanos! valientesseguid. Y a losfierosbridoneslessirvanlas vencidas enseñas de alfombraloslaurelesdel triunfo den sombraa la frente del bravo adalid. Vuelva altivo a lospatrioshogareselguerrero a contar suvictoria,ostentando las palmas de gloriaque supieraenlalid conquistar. Tornaránsesuslaurossangrientosenguirnaldas de mirtos y rosas,que el amor de lashijas y esposastambién sabe a los bravos premiar. Y el que al golpe de ardientemetrallade laPatriaenlas aras sucumba,obtendráen recompensa una tumbadonde brille de gloria la luz. Y de Iguala laenseña querida,a su espada sangrientaenlazada,de laurel inmortalcoronadaformará de sufosala cruz. ¡Patria! ¡Patria! tushijos te juranexhalarentus aras sualientosíelclarínconsu bélico acentolos convoca a lidiarcon valor. ¡Para ti lasguirnaldas de oliva!¡Unrecuerdo para ellos de gloria!¡Un laurel para ti de victoria!¡Un sepulcro para ellos de honor!
  • 4. Moeda O peso mexicano é a moeda corrente oficial do México. O seu símbolo é $ ou MXN e foi a moeda de tempo corrente na América do Norte até que, em 1911, os Estados Unidos da América começaram a usar o dólar.O peso mexicano é fabricado na Casa da Moeda do México desde 11 de maio de 1535. O novo peso mexicano foi introduzido em 1 de janeiro de 1993, equivalendo a 1000 pesos mexicanos que eram usados antigamente.
  • 5.
  • 6. LINGUAS  O idioma oficial do México é o Espanhol. A língua espanhola, também conhecida como “castelhano”, é a segunda língua nativa mais falada no mundo, e é a primeira mais falada nas Américas No México também se falam mais de 60 línguas indígenas em diversas regiões. Nos lugares turísticos é comum encontrar pessoas que se comunicam em inglês.
  • 7. COMIDAS TÍPICAS Em termos de variedade de sabores e texturas, é uma das mais ricas do mundo, embora seja por vezes caracterizada por algumas pessoas como gordurosa e condimentada. É uma culinária rica em proteínas, vitaminas e minerais. Muita da culinária mexicana atual tem origem em várias misturas de tradições, ingredientes e criatividade. A maior parte tem base nativa americana, com misturas indígenas e um toque espanhol. Por exemplo, a famosa quesadilla é uma tortilla com base em milho e queijo e com carne de vaca, galinha e/ou porco. A parte indígena disto e de muitos outros pratos tradicionais é o chili, ou seja as pimentas e pimentões.
  • 8.
  • 9. CULTURA As artes plásticas do México contam com a enorme riqueza herdada das antigas civilizações indígenas. Apesar da destruição sistemática do seu patrimônio artístico, monumentos e símbolos pré-colombianos efetuados nos tempos da colônia, os sítios arqueológicos pesquisados e por pesquisar são muitos e de grande interesse. A atividade arquitetônica, sobretudo de edifícios religiosos,foi intensa a partir da conquista do território pelos espanhóis. A arte colonial é fruto não só do traslado das formas plásticas européias para outro continente, mas também de sua adaptação à mentalidade e às tradições profundas de suas terras de adoção.
  • 10. O barroco mexicano do século XVIII, muito bem caracterizado, levou ao extremo a decoração deslumbrante de fachadas e interiores. Escultura, pintura e ourivesaria foram postas a serviço dessa arte que tanto se arraigou em terras mexicanas. recebeu o nome de anos de ouro do cinema mexicano de Atores como Pedro Infante, Jorge Negrete, Cantinflas, Joaquín Pardave, María Félix, e Dolores del Río ganharam popularidade. Gabriel Figueroa tornou-se um realizador aclamado internacionalmente, e Emilio Fernández e Luis Buñuel realizaram alguns dos filmes mais importantes do México.
  • 11.
  • 12. POPULAÇÃO Em julho de 2007, o México contava com uma população de 108.700.891 habitantes distribuídos da seguinte forma: 30,1% entre 0 e 14 anos de idade (16.696.089 homens e 16.011.563), 64% entre 15 e 64 anos (33.624.812 homens e 35.925.372 mulheres) e 5,9% de pessoas com 65 anos ou mais (2.917.563 homens e 3.525.492 mulheres). A capital, Cidade do México, tem mais de 20.000.000 de habitantes (é a segunda maior cidade do mundo, se levarmos em conta o tamanho de sua área metropolitana). Outras cidades importantes são: Monterrey, Guadalajara, Ti Juana, Leon e Vera cruz, sendo que Monterrey, Guadalajara e a capital são cidades universitárias.
  • 13. O México apresenta uma taxa de crescimento populacional de 1,153%, taxa de 20,36 nascimentos para cada 1.000 habitantes e taxa de mortalidade de 4,76 em cada 1.000 habitantes. A expectativa de vida geral é de 75,63 anos (sendo que para os homens é de 72,84 anos e para as mulheres é de 78,56 anos) e a taxa de fertilidade é de 2,39 crianças para cada mulher. Aproximadamente 76% da população esta vivendo, hoje, em centros urbanos.Até 2005 o índice de analfabetismo era alto no México (8,4%)
  • 14. BIODIVERSIDADE Manter o patrimônio natural é um grande desafio para todos os países que possuem áreas de preservação ambiental, principalmente para o México. Umas da empresas mas importante que cuidam dessa questão é a Philips México, que apóia as iniciativas da instituição Pro natura, organização sem fins lucrativos, responsável pela preservação da biodiversidade mexicana. A Pro natura, criada em 1981, atua na identificação e proteção da flora e fauna das áreas pertencentes à Baixa Califórnia, Sonora, Vera cruz, Chiapas e a península de Yucatán. A organização utiliza a comunicação como ferramenta para conscientizar núcleos de decisão, formadores de opinião e o público em geral sobre a importância da conservação e restauração ambiental. A Philips está presente em diversas conquistas da instituição como:
  • 15. - na cidade de Ajusto Médio, a Pro natura realizou a reconstituição de um viveiro que aumentou a produção de mudas e melhorou o processo de reflorestamento local; - no Parque Nacional de Izta-Popo, a área de reflorestamento cresceu 230% em 2005, com a ampliação do viveiro didático e dos programas de educação ambiental. O Parque recebeu cerca de cinco mil visitantes.  
  • 16. GESTAO DE APROVEITAMENTO DO LIXO, INFLUENCIANDO NA QUALIDADE DE VIDA   No fim da década 1980, a população da capital mexicana praticamente se rebelou depois que a contaminação atmosférica chegou a níveis alarmantes. Mesmo com a melhora na qualidade do ar, ainda hoje é difícil, num dia de céu aberto, ver os vulcões que cercam a cidade. O programa Milagro pretende realizar medições de contaminantes de forma gasosa e em aerossóis, além de estudar o transporte e a transformação dos gases em escala local, regional e até global. Mas os organizadores pensam em algo maior. Segundo eles, é preciso ultrapassar as fronteiras acadêmicas. um dos desdobramentos do Milagro é de extrema importância.
  • 17. Parte dos recursos obtidos será destinada para um programa de educação e capacitação de jovens estudantes e de representantes de vários setores interessados pelo tema. Nos aterros sanitários a ave que mais se desenvolve é o Zopilote.
  • 18. Esportes A Seleção do MéxicoO primeiro selecionado do futebol mexicano foi convocado em 1923 e a sua primeira participação em um evento internacional foi em 1928, nos Jogos Olímpicos de Amsterdam. O adversário era a Espanha, que acabou vencendo a seleção mexicana por 7 a 1.
  • 19. A primeira partida em copas do mundo aconteceu na edição de 1930, no Uruguai. Seu adversário foi a França que venceu o México por 4 tentos a 1, em jogo realizado no estádio Pocitos, do CA Peñarol. No jogo seguinte, no Central Park (casa do Nacional de Montevidéu), contra o Chile, mais uma derrota, desta vez por 3 a 0. O último jogo foi no Estádio Centenário: México 3 x 6 Argentina.
  • 20. Era profissionalA era do futebol profissional mexicano teve início em 1943, mas antes disso, nos anos trinta, houve uma Major League, que reuniu equipes de grande tradição no Distrito Federal: América, Astúrias, Atlante, Espanha, Marte e Necaxa e onde saíram grandes heróis nacionais.
  • 21. AtualidadeAtualmente, a Federação Mexicana Futebol é formado por quatro divisões profissionais (Primeira Divisão, Primeira Divisão A, Segunda e Terceira Divisão) e pelo setor amador, cada uma das divisões com diferentes
  • 22. Web grafia http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/18808 http://www.sustentabilidade.philips.com.br/pronatura.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/mexico http://www.campeoesdofutebol.com.br/mexico_historia.html