Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A escola que temos e a Escola que queremos - O que nos inspira o futuro?

81 views

Published on

A escola que temos e a Escola que queremos - O que nos inspira o futuro?

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

A escola que temos e a Escola que queremos - O que nos inspira o futuro?

  1. 1. A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE QUEREMOS. IX Congresso Mineiro de Formação de Professores para a Educação/ 2013.
  2. 2. O que deve NOS INSPIRAR o futuro? Frente à impossibilidade de prever o futuro, eis a nossa mais fantástica e desafiadora tarefa: REINVENTAR-NOS para ele.
  3. 3. Nós somos aquilo que compartilhamos!
  4. 4. ESCOLA QUE QUEREMOS - CONTEXTO 1 - Crenças - sabendo que a humanidade vive hoje uma preocupante situação de emergência planetária, somos desafiados a assumir a responsabilidade por uma educação pautada pelo Cuidado: de si, dos outros, do mundo e da vida.
  5. 5. - Acreditamos que vivemos num mundo conectado e de exposição sem precedentes: novas ideias e abordagens, de aprendizagem coletiva e inovação acelerada. - Acreditamos que é fundamental adotar a ética do Cuidado em nossas instituições educacionais. - Acreditamos no pensar local e no agir local e globalmente, já que somos todos UM nesta nave global.
  6. 6. - Acreditamos na VIDA como paradigma essencial. - Acreditamos que o maior avanço do século XXI deverá ser muito mais que apenas digital: é moral e social. Grandes verdades, transparência radical, inteligência universal, livre-arbítrio, ideias transformadoras, ciência dentro da espiritualidade. - Acreditamos que o espírito que ilumina nosso tempo é FAZER COISAS PARA MUDAR O MUNDO TODO...
  7. 7. A ESCOLA QUE QUEREMOS: CONTEXTO 2: Focos 1. INTEGRAÇÃO: Da escola com a comunidade e seus públicos. A orquestração da multiplicidade de fontes de aprendizado enriquecerão o aprendizado e estimularão as vocações, planos de vida e profissional, desde cedo.
  8. 8. 2. CONSCIÊNCIA Promover o desenvolvimento de uma consciência cada vez mais crescente do Cuidado e Sustentabilidade da visão à ação, em que se descobre as conexões e suas consequências na vida do planeta e dos seres vivos.
  9. 9. 3. PRESENÇA Uma presença marcante da tecnologia transformando as relações da Escola com seus públicos de interesse e fontes de saber. Comunidades virtuais e reais aproximando alunos, família, professores, pensadores locais, nacionais e mundiais abrindo novas perspectivas globais de aprender e de intercâmbio.
  10. 10.  www.porvir.org (O futuro se aprende)  www.institutoexpertise.org.br  www.indiosonline.net  www.vivafavela.com.br  www.vozdascomunidades.com.br  www.weforum.org  www.institutocrescer.org.br  www.educopedia.com.br  www.kiduca.com.br (A cidade educação)  www.aulalivre.net  www.memoriadeelefante.org.br  www.redemocoronga.org.br  http://www.geekiegames.com.br  www.videoaulasbyana.com.br
  11. 11. - METODOLOGIAS Novas metodologias de aprendizado em rede, grupal e individual. A prática da reflexão, do pensamento estratégico, da introspecção, da sensibilidade, da emoção, da intuição, da cooperação para desenvolver o ser humano muito além da perspectiva lógica-racional. Isto para permitir elevar o nível de consciência e transcender aos limites da nossa sociedade contemporânea e orientar para a construção de um futuro mais digno, humano e realizador.
  12. 12. - Peer Instruction (Instrução pelos pares/iguais) - Aprendizagem em Equipe - Espírito empreendedor na sala de aula - Estudo de Caso - Ensino Híbrido - Atividades mãos na massa - Aprendizado baseado em projetos.
  13. 13. Imensamente agradecido. Um abraço a todos e todas! Donizetti www.profdoni.pro.br www.mariaclaramachado.com.br 31 8457-1808 31 2551-3648

×