Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A Arte de Reencantar Nossas Vidas

52 views

Published on

A Arte de Reencantar Nossas Vidas

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

A Arte de Reencantar Nossas Vidas

  1. 1. A ARTE DE REENCANTAR NOSSAS VIDAS! Para uma atuação eficiente e eficaz! Centro de Eventos São Geraldo – Crucilândia (MG)
  2. 2. A eficiência seria o ato de “fazer certo as coisas”, enquanto que a eficácia consiste em “fazer as coisas certas”.
  3. 3. “A vida é o que fazemos dela” (Aforismo Tibetano)
  4. 4. Estar vivos e ter consciência: um presente maravilhoso! Nossa missão: atribuir significado e cor à vida. Grande desafio: assumir e reassumir um compromisso com a vida.
  5. 5. A VIDA, UMA ATITUDE. Diferença entre sorte e a BOA SORTE! Em tudo e sempre: atitude de Gratidão! Para você, o que é gratidão? A neurociência nos ajuda a entender o valor da gratidão:
  6. 6. Pensamentos de gratidão: ativam o “sistema de recompensa” do cérebro. Esse sistema: base neurológica da nossa satisfação e autoestima, e é responsável pela sensação de bem- estar e prazer do nosso corpo. Quando exercitamos a gratidão, estimulamos a ação desse sistema.
  7. 7. Como isso acontece? Quando o cérebro entende que algo bom aconteceu, que algo deu certo, que fomos bem sucedidos ou que estamos nos sentindo gratos por algo... ele libera uma substância chamada dopamina: neurotransmissor responsável – entre outras coisas – pela sensação de prazer e de recompensa.
  8. 8. Ao mesmo tempo em que promove a sensação de conquista, a dopamina nos motiva a agir novamente em direção a outras metas, desejos e necessidades. Quanto mais esse ciclo de busca e realização se repete, mais nosso organismo busca por novas ondas de prazer, de recompensa. Dica: Procrastinação, dúvida e falta de entusiasmo estão ligadas a baixos níveis de dopamina.
  9. 9. DIÁRIO DA GRATIDÃO! RODA DA GRATIDÃO!
  10. 10. ELEMENTOS QUE DEFINEM AS PESSOAS QUE ACREDITAM SER DE BOA SORTE: - Têm uma atitude positiva em relação às experiências... - Sabem que são responsáveis por seus atos; - Fazem do erro um aprendizado;
  11. 11. - Optam por É PRECISO CRER PARA VER no lugar de “é preciso ver para crer”; - São perseverantes e decididas: não adiam as resoluções; - Tendem a atribuir um significado construtivo àquilo que lhes acontece; - Pensam sempre em contribuir, sem servir aos demais; - Inspiram emoções positivas...
  12. 12. “Quando a circunstância é boa, devemos desfrutá-la; quando não é favorável devemos transformá-la e quando não pode ser transformada, devemos transformar a nós mesmos.” VIKTOR EMIL FRANKL
  13. 13. SOLTAR AMARRAS... “Carregue em suas costas somente um tipo de problemas por vez. Há pessoas que carregam três: os que teve, os que tem agora e os que esperam ter”. (Edward Everett Hale)
  14. 14. Pedras mentais: preconceitos, falsas crenças sobre nós e os outros. Pedras emocionais: sempre fazer um balanço emocional. Pedras materiais: a construção de uma BOA VIDA implica carregar pouca bagagem.
  15. 15. Desenvolvendo a saúde emocional – desvendando os fantasmas mentais que sabotam nossa felicidade...
  16. 16.  RENUNCIAR A SER PERFEITO;  TER AUTOCONSCIÊNCIA: a) Quanto à nossa essência: Quem sou eu? b) Quanto aos conflitos internos: Quais? c) Quanto às relações sociais: Como está? d) Quanto à eficiência profissional: Como? e) Quanto aos projetos de vida: Sonhos?
  17. 17.  MAPEAMENTO DE SI - FANTASMAS MENTAIS E FALSAS CRENÇAS: 1. Timidez e insegurança; 2. Sentimento de culpa; 3. Sentimento de vingança; 4. Complexo de inferioridade; 5. Impulsividade; 6. Mau humor; 7. Excesso de reclamações;
  18. 18. 8. Pessimismo/ negativismo; 9. Conformismo/ coitadismo; 10. Dificuldade de se reinventar; 11. Sofrimento por antecipação; 12. Conformismo; 13. Irritabilidade/impaciência...
  19. 19. BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO - Diminuição da ansiedade, depressão e irritabilidade; - Melhora da memória, as reações se tornam mais rápidas e aumenta o vigor físico e mental; - Os relacionamentos em geral se tornam mais gratificantes;
  20. 20.  Redução dos principais indicadores do estresse crônico, incluindo a hipertensão;  Melhora na qualidade do sono;  Aumento da sensação de paz, tranqüilidade e harmonia;  Ajuda a enxergar o lado bom da vida;  Aumenta a capacidade de conhecer mais a si.
  21. 21. Encerramento: (Parte do poema de Roger Reyes) ... Tudo tem a própria vida. Tudo vive dentro de si. Viva com o mundo dentro de você. Não importa se você desenha ou escreve livros. Não importa se você serra lenha ou pesca peixes. Não importa se você fica sentado em sua varanda ou as sombras das árvores e relvas em seu jardim...
  22. 22. É importante que você cuide. É importante que você sinta. É importante que você observe. É importante que a vida viva através de você. Contentamento é vida vivendo através de você. Alegria é vida vivendo através de você. Satisfação e força são vida vivendo através de você. Paz é vida vivendo através de você. Coragem! Olhe. Sinta. Deixe a vida levar você pela mão. Deixe a VIDA viver através de você.
  23. 23. Minha mais terna gratidão a cada uma e cada um de vocês! Donizetti www.profdoni.pro.br Atravessia rumo ao desenvolvimento de Potenciais (Facebook) 31 9 8457-1808

×