Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Exercícios 3° trim - 5° ano

126 views

Published on

ed

Published in: Education
  • Hello there! Get Your Professional Job-Winning Resume Here! http://bit.ly/topresum
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

Exercícios 3° trim - 5° ano

  1. 1. 1 Materia: Portugués V Profesora: Marisol Chazarreta Contenido Nodal: Educación - 3° Trimestre Fecha de presentación: martes 12 de diciembre de 2017 1. a) Completar o seguinte artigo com os verbos no tempo correspondente: Menino se matricula em Direito Rio – Com apenas 13 anos de idade, Ricardo Almeida Cabral Soares, aluno da oitava série do Colégio Santo Agostinho, no Rio, ______________ (passar) no vestibular da Faculdade de Direito Cândido Mendes. Ele _______________ (começar) a frequentar as aulas no próximo dia 14, graças ao mandado de segurança que seu pai, o arquiteto José Paulo Soares, ________________ (conseguir) do Juiz Edson Queiroz. “Não _______________ (ver) a hora de começar as aulas da faculdade”, _______________ (declarar) ele entusiasmado. Se tudo der certo, Ricardo ____________ (ser) bacharel em Direito com 17 anos. “___________ (achar) que cada um pode aproveitar a sua oportunidade e fazer suas conquistas”, ___________ (dizer). Ele credita seu êxito aos pais, que o _________________ (ajudar – pret. Perf.) a “conquistar espaço”. Ricardo acredita que não ______________ (ter) dificuldades para se entrosar com os colegas universitários: “Na escola me _______________ (relacionar) bem com os colegas e na faculdade não _______________ (dever) ser diferente”. Para ajudá-lo a vencer o desafio, ele tem a irmã. Danielle, que ___________ (entrar) para a mesma faculdade com 16 anos, quando cursava a segunda série do segundo grau e também _______________ (conseguir) matricular-se através de mandado de segurança. “Ricardo é uma criança entrando na adolescência”, atesta sua mãe, a advogada Alda Maria. “Mas ele não abandonará sua parte infantil, pois continuará no Colégio Santo Agostinho até terminar o segundo grau. Achamos que não se devem pular etapas na educação”. Ricardo é superdotado intelectualmente, como indica um teste psicológico feito em novembro do ano passado. Aos nove anos, ________________ (escrever) um romance policial, Assassinato no Parque, com base nos livros de sua autora predileta, a inglesa Agatha Christie. Ricardo também é campeão estadual de xadrez.
  2. 2. 2 Suas atividades diárias ______________ (começar) às 5h30, no Clube de Regatas Flamengo, onde pratica remo. Em seguida dedica-se à escolinha de futebol, sua atividade favorita. Estuda francês, inglês e alemão e, para completar o dia, assina uma coluna semanal no jornal Última Hora com as barbadas do turfe. 2. Responder: a) Na hora de escolher uma carreira, diga o que é para você o mais importante de levar em consideração. b) Como é o ingresso na faculdade no Brasil? Explique como é na Argentina. c) O que você acha sobre o sistema educativo na Argentina? O que você mudaria? 3. Preencher as seguintes frases com o Futuro do Subjuntivo. a) Se .............................. (ter) tempo e ......................... (poder) viajar, quero conhecer o Rio. b) Quando eu .............................. (chegar) ao Brasil, vou alugar um carro. c) Quando eu .............................. (estar) de férias, vou visitar você. d) Se eles ............................. (fazer) o trabalho bem, serão promovidos. e) Avise-me quando _____________ (chegar) em casa. f) Se nós ____________ (precisar) de ajuda, nossos amigos podem nos dar uma mão. 4. Completar com os verbos entre parênteses no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo ou no Futuro do Subjuntivo: a. O médico não teria conversado com o garoto, se ele não __________________ (ter) um jeito curioso e não __________________ (mexer) em tudo. b. Todo mundo sabe que o garotinho, quando __________________ (crescer), não vai querer brincar com balas e figurinhas. c. No fundo, o médico sabia que, quando o menino __________________ (ser) grande, não gostaria de brincar com essas bobagens.
  3. 3. 3 d. Se o médico, algum dia, __________________ (encontrar) o garotinho de novo, poderá saber o que aconteceu na sua vida. e. O que você responderia hoje se __________________ (poder) voltar a ser criança e alguém lhe __________________ (fazer) uma pergunta como essas? f. Se o menino não __________________ (ser) tão inteligente, não teria dado essa resposta ao médico. g. Como você vai reagir se algum dia uma criança lhe __________________ (responder) dessa maneira?

×