Perspectiva

38,660 views

Published on

apresentação sobre perspectiva.

3 Comments
31 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
38,660
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6,245
Actions
Shares
0
Downloads
735
Comments
3
Likes
31
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Perspectiva

  1. 1. Perspectiva Albrecht Dürer: Máquina perspéctica.
  2. 2. O que é a Perspectiva? Projecção numa superfície bidimensional de um fenómeno tridimensional. Uma forma de representar na superfície de desenho e pintura a percepção do mundo que nos rodeia, fiel ao nosso olhar. Baseia-se num artifício: imaginar que os raios de luz convergem todos para um ponto distante no horizonte.
  3. 3. A Perspectiva foi uma invenção renascentista. O arquitecto Filippo Brunelleschi foi quem estabeleceu pela primeira vez as leis geométricas da perspectiva. Para as demonstrar, pintou um quadro que visto ao espelho através de um orifício surpreendeu os seus contemporâneos com o realismo da imagem. Permitia ver, de um ponto específico, o Baptistério de S. Giovanni em Florença tal e qual como era na realidade.
  4. 4. As invenções baseiam-se nas descobertas precedentes. Os antigos egípcios conheciam algumas noções de perspectiva mas não as utilizavam. A sua forma de representar o real baseava-se no simbolismo.
  5. 5. As invenções baseiam-se nas descobertas precedentes. Os antigos gregos foram os primeiros a estruturar noções de perspectiva, que chegaram a nós através de cópias romanas.
  6. 6. As invenções baseiam-se nas descobertas precedentes. Os artistas Medievais começaram a procurar um realismo mais fiel nas suas obras.
  7. 7. Foi na Itália renascentista que se desenvolveu o conceito de Perspectiva. Estudo para A Anunciação , Leonardo daVinci, e O Flagelo de Cristo , Piero della Francesca.
  8. 8. Uma nova forma de ver e representar o mundo. Van Eyck, O Casal Arnolfini . Consegues identificar onde está o ponto de fuga?
  9. 9. Cada vez mais elaborada. Os pintores procuraram adaptar a visão geométrica da perspectiva.
  10. 10. Cujas regras foram constantemente redefinidas. As projecções anamórficas distorcem a perspectiva dos objectos, que só são vistos correctamente de um ponto.
  11. 11. E reinventadas. Edgar Degas (impressionismo) : Germain Hilaire ; Juan Gris (cubismo): Paisagem de Ceret .
  12. 12. Tipos de Perspectiva Linear
  13. 13. Perspectiva Paralela (1 ponto de fuga). Linha do Horizonte Ponto de Fuga
  14. 14. Perspectiva Paralela (1 ponto de fuga).
  15. 15. Perspectiva Oblíqua (2 pontos de fuga). Linha do Horizonte Ponto de Fuga Ponto de Fuga
  16. 16. Perspectiva Paralela (2 pontos de fuga).
  17. 17. Perspectiva Aérea(3 pontos de fuga). Linha do Horizonte Ponto de Fuga Ponto de Fuga Ponto de Fuga
  18. 18. Perspectiva Aérea (3 pontos de fuga).
  19. 19. Perspectiva Paralela (1 ponto de fuga). Linha do Horizonte Ponto de Fuga
  20. 20. Modelação 3D
  21. 21. Projecções do objecto. Programas como Bryce permitem-nos manipular a perspectiva em tempo real. Aqui vemos o objecto em projecção. Facilita o processo de construção do objecto.
  22. 22. Vistas Tridimensionais. Paralela Oblíqua Aérea Nas vistas tridimensionais podemos procurar a perspectiva que mais valoriza o objecto. A renderização concretiza a visualização do objecto, calculando o efeito dos raios de luz sobre os materiais atendendo às condições de atmosfera escolhidas.
  23. 23. Modelação tridimensional em Bryce. No programa consegues controlar as formas, a perspectiva, a luz e os efeitos atmosféricos.
  24. 24. Ideias
  25. 25. Experimenta. Numa folha A3, traça uma linha de horizonte ao meio da folha, marca o ponto de fuga e traça quatro linhas convergentes.
  26. 26. Transforma o espaço que criaste num quarto… Sala… Rua… Podes utilizar colagem para preencher o espaço da perspectiva.
  27. 27. No Bryce podes criar em poucos minutos uma paisagem virtual ou um desenho abstracto a partir das formas primitivas.
  28. 28. If we trust our eyes, and not our preconceived ideas of what things ought to look like according to academic rules, we shall make the most exciting discoveries. E.H. Gombrich, The Story Of Art
  29. 29. Perspectiva: http://pt.wikipedia.org/wiki/Perspectiva_(gráfica) Renascimento: http://www.dartmouth.edu/~matc/math5.geometry/unit11/unit11.html Perspectiva no Renascimento: http://www.webexhibits.org/arrowintheeye/index.html Perspectiva: http://www.oxfordreference.com/pages/samplep-17 Filippo Brunelleschi: http://info.aia.org/aiarchitect/thisweek08/0328/0328p_duomo.cfm Lugar do Desenho: http://lugardodesenho.com/index.php?option=com_content&view=article&id=102:projeccoes-breves-nocoes&catid=149&Itemid=137 Parramón, J. (1998). A Perspectiva na Arte. Lisboa: Presença Pesquisa no site http://www.deviantart.com/ a palavra perspective. Tenta encontrar exemplos de perspectiva paralela, oblíqua e aérea. Aprender +

×