Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Liberalismo 3.0: o terceiro ciclo de descentralização da humanidade

379 views

Published on

Liberalismo 3.0:
o terceiro ciclo de descentralização da humanidade

Published in: Business
  • Be the first to comment

Liberalismo 3.0: o terceiro ciclo de descentralização da humanidade

  1. 1. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos Uma nova forma de pensar o Liberalismo a partir da Revolução Digital!
  2. 2. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Se eliminarmos as demandas e as ofertas correspondentes, como se o Sapiens não precisasse sobreviver, tudo é possível, dentro da impossibilidade.”
  3. 3. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Os limites do Sapiens existem. Temos que sobreviver todos os dias e precisamos de produtos e serviços. Isso gera determinada complexidade produtiva que não pode ser ignorada.”
  4. 4. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “A corrupção do PT, portanto, parte de uma proposta filosófica equivocada, que, como ondas na praia, batem, voltam, se repetem, e não se faz a revisão filosóficas necessária, a partir da experiência histórica.”
  5. 5. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “A fé equivocada na natureza humana faz com que se aumente a taxa de corrupção em todos os regimes que depositam as crença do ser humano bom.”
  6. 6. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “As teses liberais defendem que sendo o ser humano bom, não sendo, precisa de fiscalização constante, seja os políticos, através do voto. Seja as organizações produtivas, através da concorrência e da livre escolha do consumidor.”
  7. 7. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Tanto do ponto de vista econômico ou político para os liberais, ninguém é bom o tempo todo, mas tem que provar isso a cada dia, no tempo, a partir de uma avaliação de baixo para cima, através de liberdade de expressão e de consumo.”
  8. 8. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Essa ideia do ser humano sempre bom, independente fiscalização, nos leva à monarquia, no qual a família real era superior e podia governar, pois era escolhida por Deus, portanto, tinha o "sangue bom".”
  9. 9. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “As pessoas se preocupam pouco - ou quase nada - com os controles sociais, os contra-pesos, pois acreditam que todas as pessoas que fazem parte daquela tribo (ou seita) são boas e levam a bondade, independente das circunstâncias.”
  10. 10. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Assim, as correntes, que antes eram religiosas, do ser humano bom, principalmente a católica, foi incorporada pelo marxismo, sem gelo, e nos leva ao problema da implantação de regimes, no qual se cria um poder absoluto sem fiscalização.”
  11. 11. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Porém, o teste metodológico que foi feito sobre a hipótese filosófica da tese sobre a natureza humana boa por natureza, não passou na prova da cultura, no tempo.”
  12. 12. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Podemos dizer que haverá um aumento da taxa de "maldade" quando as pessoas tiverem o poder absoluto. Quem se dizia bom, ou queria fazer a bondade, se sente tentado a defender seus próprios interesses quando se vê sozinho no escuro da sala do trono.”
  13. 13. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “A história demonstrou que tal tese do homem bom, independente de qualquer coisa, não conseguiu virar cultura, pois o ser humano tem reações diferentes, conforme a fiscalização e o controle social sobre ele.”
  14. 14. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “As teses marxistas e variantes, tal como a do Estado Islâmico, ou mesmo do nazismo do século passado bebem da mesma fonte: homens bons, movidos por classe, raça ou religião trarão uma sociedade melhor e mais justa.”
  15. 15. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Tudo se torna extremamente simples (e perigoso) quando ignoramos a complexidade.”
  16. 16. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Pensar o Sapiens sem tecnologia é desumanizá-lo.”
  17. 17. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Vivemos sob a égide da Complexidade Demográfica Progressiva, que torna o ser humano escravo da inovação.”
  18. 18. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Quando aumenta o tamanho da população, a sociedade se sente obrigada a mudar. Ou haverá crises que dizimarão milhares ou milhões, ou apelaremos para as tecnologias para nos tirar do beco sem saída.”
  19. 19. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Assim, movimentos de inovação descentralizadores na sociedade fazem parte de uma demanda natural e intrínseca da própria espécie na sua caminhada.”
  20. 20. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Muitos dirão que uma pessoa na praia pelada nadando no mar não está usando nenhuma tecnologia. Sim, mas logo depois haverá a demanda por uma toalha, um chinelo e um roupão, todas tecnologias criadas para nos agasalhar do frio.”
  21. 21. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O liberalismo, na verdade, é sinônimo de descentralização dos Modelos Administrativos na direção do empoderamento de cada cidadão para que tenham uma tomada de decisão mais sofisticada.”
  22. 22. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Muitos dizem que a palavra de ordem que une liberais é a liberdade, leia-se liberdade individual. Eu diria que é a descentralização, pois fica mais fácil encontrar falsos liberais na defesa da liberdade (que é algo abstrato) do que na descentralização (que é mais concreto).”
  23. 23. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Há que se ter revisão profunda no pensamento liberal da relação entre demografia e revoluções de mídia, chave para os projetos estratégicos que vão surgir no novo século.”
  24. 24. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Liberalismo aqui para este blog é uma forma de pensar e agir que defende o fortalecimento das pontas em relação ao centro.”
  25. 25. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Podemos dizer, assim, que grosso modo, não temos liberalismo e sim Tecnoliberalismo.”
  26. 26. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “E que o projeto, digamos ideológico dos liberais, é tirar o máximo possível de descentralização dentro das possiblidades dos limites tecnológicos.”
  27. 27. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O liberalismo, que podemos chamar de forma muito mais adequada de descentralismo, visa a descentralização de poder, através do empoderamento dos indivíduos.”
  28. 28. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Para um liberal, não existe objetivo central da humanidade, a não ser sobreviver da melhor maneira possível. E para que isso seja feito é necessário que haja interações para resolver os problemas cada vez mais complexos que vamos nos metendo.”
  29. 29. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O liberalismo consegue vingar no tempo, pois o Sapiens é escravo da inovação e qualquer sociedade que opte pela centralização acabará em crise, pois esbarrará na realidade da complexidade progressiva.”
  30. 30. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “A prática liberal implica e exige: a aprendizagem para a autonomia de pensamento das pontas para permitir a descentralização cada vez mais ampla e sustentável; as tecnologias de linguagem mais modernas descentralizadoras, que permitam o aumento cada vez maior da inteligência coletiva; e valores, leis, normas e regras de conduta e coletiva que levem à descentralização, bem como a mesma postura de seus dirigentes.”
  31. 31. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Podemos dizer que existem dois grupos ou pensamentos fundamentais, que formam a verdadeira divisão ao longo da história, que superam a falsa dicotomia esquerda e direita: centralizadores e descentralizadores.”
  32. 32. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Podemos dizer que os liberais são topológicos, pois NÃO querem levar à sociedade para determinado ponto e, por causa disso, querem garantir que haja a interação entre as partes. Não há líderes que sabem, mas curadores que promovem a Inteligência Coletiva.”
  33. 33. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Um liberal de raiz é aquele que acredita que é no somatório da ideia de cada pessoa que se chega à melhor sociedade possível.”
  34. 34. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Um liberal tem uma ideologia de forma e não de conteúdo.”
  35. 35. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “A defesa de uma sociedade liberal não é de conteúdo, mas de forma. Defende modelo no qual a taxa de Inteligência Coletiva aumente.”
  36. 36. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Uma Revolução Cognitiva faz em décadas o que o movimento liberal faria em séculos.”
  37. 37. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O Partido Novo tem problemas. E passa justamente por querer ser pragmático e incremental, num mundo que exige visão clara do futuro e disrupção.”
  38. 38. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O que existe de novo hoje não é colocar o nome Novo em um partido, mas procurar outras formas de controle em que se vai aumentar a fiscalização do cidadão, via novas tecnologias sobre todos os antigos intermediadores, incluindo os políticos.”
  39. 39. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O Partido Novo me lembra os movimentos monarquistas que queriam resolver o problema do rei, sem acabar com o trono, através de uma transfusão de sangue azul para um sangue ainda mais azul.”
  40. 40. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O Partido Novo tem que entender que Partido é algo que está completamente velho.”
  41. 41. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Tal individualismo só é possível se for coletivo, o que não é uma contradição, pois a percepção que temos de nós e do mundo é sempre limitada pela nossa incapacidade de perceber a nós e o mundo sem os outros.”
  42. 42. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “A pessoa imagina que não é interdependente dos demais. E que pode resolver todos os problemas sozinho. Podemos chamar isso de individualismo individual.”
  43. 43. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Assim, o individualismo coletivo é aquele que pressupõe um conjunto de alta taxa de individualidade em relação ora harmoniosa, ora conflituosa com os demais.”
  44. 44. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O individualismo coletivo é diferente do coletivismo socialista, por exemplo, que pressupõe um conjunto de baixa taxa de individualidade. Ou do individualismo individual, que imagina que se pode viver isolado.”
  45. 45. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O liberalismo de raiz pressupõe alta taxa de individualidade coletiva. É um tipo de individualismo social, pois cada um na sua individualidade tem um conjunto de liberdade em que os outros precisam ser o limite e a referência.”
  46. 46. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Precisamos dos outros para ver e enxergar melhor. Não existe individualidade que não for balizada pelo coletivo.”
  47. 47. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Podemos dizer que sempre haverá o interesse individual e que esse interesse gera ambições de querer melhorar de vida, o que pode levar a ganância, que seria uma espécie de radicalização da ambição.”
  48. 48. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Grupos descentralizadores, defensores da ordem espontânea, que NÃO acreditam que o mundo tem um destino específico, sugerem que é na explicitação do interesse, da ambição e da ganância, através da competição, que se pode tornar tais sentimentos benéficos para a sociedade.”
  49. 49. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Um conjunto grande de pessoas socialmente abastada, inteligentes, dotadas de educação superior, muitos mestres e doutores, não conseguiu criticar o governo bolivariano, apesar da crise política, econômica e ética no país.”
  50. 50. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O dogmatismo é oriundo, a meu ver, de um transtorno cognitivo/emocional, no qual há uma junção da percepção com a identidade.”
  51. 51. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Podemos dizer que um torcedor de um time de futebol é dogmático do ponto de vista esportivo, pois nada do que houver com o seu time o fará deixar de ser torcedor do mesmo.”
  52. 52. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O dogmatismo nocivo é todo aquele em que o dogmático tem proposta de mudança para a sociedade ou quer impor aos outros os seus dogmas, como se os outros não tivessem direito de pensar ou sentir de forma diferente.”
  53. 53. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Um dogmático não tem espaço de percepção necessário para fazer o jogo saudável entre vida- identidade, pois o espaço da percepção foi incorporado pela identidade dogmática.”
  54. 54. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O dogmatismo político (que inclui também religiões que tem projeto de estado) é sempre causador de violência, pois por mais que os fatos mostrem um caminho equivocado, o dogmático insistirá no mesmo caminho.”
  55. 55. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O que assistimos no Brasil nos últimos anos, com a derrocada do PT, é a explicitação desse tipo de dogmatismo nocivo e messiânico que explodiu justamente quando a vida brasileira bateu num poste.”
  56. 56. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “A queda do PT é muito mais do que apenas um projeto político que ruiu, mas para um petista a derrocada de uma base estrutural do ego, da identidade, que não consegue mais ter espaço no mundo dos fatos.”
  57. 57. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Podemos dizer, assim, que um aumento da taxa de liberalismo social, político e econômico não é algo que se constrói do centro para as pontas, mas, ao contrário, das pontas para o centro.”
  58. 58. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O liberalismo é uma cultura e não uma ideologia.”
  59. 59. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Quando tivermos mídias concentradas, as ideias liberais terão baixa propagação.”
  60. 60. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Uma cultura vigente já foi uma ideologia, que foi aceita na sociedade ao longo do tempo, pois conseguiu atingir determinados requisitos básicos: sobrevivência objetiva e subjetiva.”
  61. 61. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Um projeto liberal, portanto, não é um projeto político, que visa a tomada de poder. Isso faz sentido para grupos centralizadores não liberais.”
  62. 62. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O liberalismo é a implantação de uma cultura de longo prazo, com diversas ações educacionais e culturais, que vão permitindo que os indivíduos queiram e possam ter mais liberdade individual.”
  63. 63. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O liberalismo é um processo de descentralização de poder que depende da capacidade de autonomia de pensamento das pessoas e das melhores condições de vida, além de poder de mídia individual para que as pontas possam se sentir mais seguras para não depender do centro.”
  64. 64. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Um liberal defende uma educação aberta voltada para a autonomia. Assim, a educação liberal não é entupir os alunos de autores liberais para que eles se tornem “liberalistas”.”
  65. 65. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Uma educação liberal é fortemente voltada para análise dos problemas baseados em lógicas e números. Na experiência prática da vida, no estudo das tendências históricas humanas diante dos impasse que já tivemos. “
  66. 66. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Uma educação liberal visa aumentar o pensamento lógico para que as pessoas possam, de forma cada vez mais autônoma, tomar decisões melhores para ela e para os demais.“
  67. 67. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “A educação liberal é anti-mistificadora, anti- utópica, combate qualquer doutrinação, pois é voltada para alargar a capacidade de autonomia das pessoas.“
  68. 68. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Uma educação liberal é toda voltada para o aprendizado em torno de problemas, no qual os alunos têm que ter liberdade de chegar às suas próprias conclusões sobre as soluções mais eficazes e lógicas.“
  69. 69. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Quanto mais lógico e racional forem as decisões tomadas pelas pessoas, mais uma determinada sociedade caminhará para o liberalismo.“
  70. 70. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Um liberal é aquele preocupado com que a sociedade tenha cada vez mais liberdade nas pontas.“
  71. 71. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Muita gente diz que o conceito esquerda e direita já era. Não era, enquanto não sofisticarmos os conceitos e colocar algo no lugar que expresse de forma rápida e clara posições políticas na sociedade.“
  72. 72. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Destinistas - aqueles que acreditam o futuro é fechado e que sabem para onde caminha a humanidade. São os "pastores", que vão levar o rebanho até lá. É um projeto de centro planificador, ordem controlada.“
  73. 73. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Topologistas - aqueles que acreditam que o futuro é aberto e que a humanidade não caminha para lugar nenhum, apenas para melhor as condições de vida. São fiscais da forma e da topologia. É projeto de centro articulador, do incentivo à ordem espontânea.“
  74. 74. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Podemos dizer que os religiosos ativos na política e os marxistas são destinistas e os liberais topologistas.“
  75. 75. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “A dicotomia esquerda/direita é boa para quem se diz de esquerda e péssima para quem se diz de direita.“
  76. 76. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “A república e a economia de livre mercado e consumo é algo que se mostrou válida no tempo e gerou uma cultura. Já não é mais uma ideologia que quer virar uma cultura, mas uma cultura que sobreviveu no tempo, a partir de uma ideologia.“
  77. 77. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Há também em todas as sociedades republicanas grupos que defendem o fim da república, seja para criar um estado apenas de trabalhadores (comunistas/socialistas), de raça (nazistas) ou de credo (radicais islâmicos).“
  78. 78. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Quando se estabelece na sociedade uma dicotomia esquerda/direita, na verdade, estamos escondendo algo fundamental que é a distinção entre pessoas que defendem a república e quem não defende.”
  79. 79. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Os conceitos dúbios, entretanto, atrapalham muito o debate e confundem a maioria das pessoas.”
  80. 80. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “A ideia de "ser de direita", no fundo, confunde, justifica e ajuda quem tem uma ideologia antirepublicana, criando a falsa ilusão de que se está falando de pessoas que estão jogando o mesmo jogo.”
  81. 81. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Tais grupos antirepublicanos, assim, acabam por jogar em duas frentes: colhem os benefícios da liberdade republicana justamente para acabar com ela.”
  82. 82. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Tais grupos antirrepublicanos, assim, acabam por jogar em duas frentes: colhem os benefícios da liberdade republicana justamente para acabar com ela.”
  83. 83. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Por isso, um liberal ao se situar como direita reforça a ideia, já que ambos disputam o mesmo espaço, quando, no fundo, o grupo que se diz da esquerda usa a república, mas não quer viver nela.”
  84. 84. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Um liberal tem uma agenda política progressista e de futuro para uma república de livre mercado, baseada na defesa da descentralização do estado e na valorização da ordem espontânea, dando liberdade aos indivíduos.”
  85. 85. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Tais grupos não são republicanos, não disputam o poder político da mesma maneira, pois não querem que a república se mantenha do jeito que é. Questionam não os métodos dentro da república mas a própria filosofia que a estruturou. São filosoficamente antirrepublicanos.”
  86. 86. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “É preciso chamar cada um e perguntar a cada um o que pensa, como age, qual é o seu propósito para que tenhamos uma classificação não preconceituosa, baseada em reais intenções.”
  87. 87. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Um liberal tem uma agenda propositiva. Não nasce para ser oposição, mas vem propor um futuro.”
  88. 88. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos Os dez erros cometidos pelos liberais no século XXI:
  89. 89. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “1) não mesclar a Escola Austríaca de Economia (ordem espontânea) com a Canadense de Comunicação (inteligência coletiva);”
  90. 90. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “2) não compreender a influência e o papel das Revoluções Cognitivas nas ideias liberais, desde a Grécia (chegada do alfabeto grego) e pós- Medieval (prensa) e agora a Digital;”
  91. 91. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “3) não compreender a Macrocrise civilizacional por que passamos e como o liberalismo é a única corrente de pensamento (com seus valores, filosofias, teorias e metodologias) que poderá ajudar a superá-la;”
  92. 92. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “4) não conseguir incluir na sua análise passada o papel do crescimento demográfico (de 1 para 7 bilhões em 200 anos) com o principal motivo centralizador do século XX;”
  93. 93. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “5) não compreender que 7 bilhões de habitantes foi uma conquista liberal e que tanta gente é algo positivo e não negativo, pois fomenta a descentralização e a inovação;”
  94. 94. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “6) considerar o liberalismo como movimento cultural e não Tecnocultural;”
  95. 95. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “7) se considerar de direita e não tecno- descentralizador contra todos os centralizadores, incluindo os que se denominam "esquerda";”
  96. 96. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “8) não liderar a bandeira da uberização da sociedade, a grande saída liberal para o novo século, revendo os modelos sociais, políticos e econômicos;”
  97. 97. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “9) ainda acreditar em partidos e não em movimentos Tecno-liberais;”
  98. 98. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “10) não compreender que há ciclos Macro-Liberais na sociedade logo depois de Revoluções Cognitivas e que é preciso agora revisões profundas filosóficas, teóricas e metodológicas para se chegar ao Liberalismo 3.0;”
  99. 99. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Podemos dizer que no século passado vivemos um Ciclo de Resistência. Os valores foram defendidos, teses desenvolvidas, mas os verdadeiros liberais foram colocados à margem.Pensamentos e práticas centralizadores tiveram o seu momento.”
  100. 100. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Podemos dizer que a descentralização é um fenômeno estrutural do Sapiens, a única espécie mamífera e social do planeta que vive sob a égide da Complexidade Demográfica Progressiva.”
  101. 101. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “No novo milênio os liberais têm que sair apenas da defesa de valores (ciclo da resistência) para recriar a sociedade, com as novas possibilidades Tecnoculturais disponíveis (ciclo da inovação).”
  102. 102. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O discurso antiliberal argumenta que o liberalismo defende o egoísmo. Falso. O liberalismo assume que cada ser humano é individualista, mas não necessariamente egoísta.”
  103. 103. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Individualismo é tudo aquilo que todos nós PRECISAMOS FAZER para poder chegar ao final do mês com mais receita do que despesa. Ninguém vai resolver esse problema por você.”
  104. 104. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Há a necessidade de que pensemos no problema individual de cada um de sobrevivência: a isso chamo individualismo.”
  105. 105. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Os antiliberais, geralmente pessoas que trabalham ou vivem do Estado, jovens que vivem de mesada e não têm essa demanda presente, chamam o individualismo necessário de egoísmo.”
  106. 106. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Quando se defende o aumento do Estado para combater o egoísmo, no fundo, é justamente o resultado contrário que temos: o Estado impõe à sociedade monopólios, nos quais se cria uma elite egoísta e corporativista justamente em nome do fim do egoísmo.”
  107. 107. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O liberalismo é a defesa de um espaço aberto de trocas espontâneas, na qual há um processo de ganha-ganha entre individualismo.”
  108. 108. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Quando se esconde o individualismo e se prega que todos devem pensar apenas nos outros, está se criando um falso- individualismo e não se está esclarecendo o que é o egoísmo.”
  109. 109. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Pensar no outro, antes de resolver o seu problema de sobrevivência, é algo que o ser humano não pode e não fará.”
  110. 110. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Estabelecem-se carreiras com estabilidade plena no emprego, independente do que se faz ou não se faz. Cria-se a cultura no país de falso altruísmo.”
  111. 111. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “Estabelecem-se carreiras com estabilidade plena no emprego, independente do que se faz ou não se faz. Cria-se a cultura no país de falso altruísmo.”
  112. 112. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos “O mercado de trocas espontâneas, no qual se pode praticar o individualismo, é taxado de egoísta. E o egoísmo do monopólio estatal é falsamente chamado de altruísmo. Quer se combater, assim, a intoxicação com o mais intoxicação.”
  113. 113. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos Imagens do livro
  114. 114. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos TRIÂNGULO LIBERAL AUTONOMIA DE DECISÕES SOBREVIVÊNCIA BÁSICA RESOLVIDA DESCENTRALIZAÇÃO DAS MÍDIAS
  115. 115. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos
  116. 116. Serviços & produtos sobre o Mundo 3.0 http://nepo.com.br/servicos 55-21-996086422 @cnepomuceno cnepomu@gmail.com cnepomuceno carlos.nepomuceno nepo.com.br Carlos Nepomuceno (Nepô) cnepomuceno

×