Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Complexidade 3.0: reflexões sobre as mudanças de pensamento humano pós-digital

172 views

Published on

Complexidade 3.0:
reflexões sobre as mudanças de pensamento humano pós-digital

Published in: Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Complexidade 3.0: reflexões sobre as mudanças de pensamento humano pós-digital

  1. 1. Complexidade 3.0: reflexões sobre as mudanças de pensamento humano pós-digital
  2. 2. Uberize! Nepô
  3. 3. “Há dois fatores que devem guiar todas as mudanças do modelo mental do Sapiens da Complexidade 2.0 para a 3.0: um mundo com mais trocas e mais poder de decisão para as pontas. O resto é complemento a isso.”
  4. 4. “Hoje, se fala muito em mundo complexo, mas temos que ter certo cuidado para não começar a projetar o que queremos que seja o futuro com o que ele provavelmente virá a ser.”
  5. 5. “Ao tentarmos projetar o que será a passagem do que podemos chamar de Complexidade 2.0 para 3.0 é preciso analisar mudanças similares no passado.”
  6. 6. “Complexidade 3.0 é resultado de um mundo de 7 bilhões, que teve a sua diversidade contida pelos limites das mídias e linguagens de plantão e que agora “sai do armário”.”
  7. 7. “Meus estudos da Antropologia 3.0 me levam a perceber a forte influência que o aumento demográfico tem no que podemos chamar de "complexidade moderna.”
  8. 8. “Meus estudos da Antropologia 3.0 me levam a perceber a forte influência que a chegada de novas mídias e linguagens exercem na Macro- História.”
  9. 9. “Meus estudos da Antropologia 3.0 me levam a considerar o Sapiens como Tecnoespécie, fortemente influenciado pelas mídias e linguagens de plantão.”
  10. 10. “O problema ao projetar o futuro é desgarrar do que podemos chamar de natureza humana.”
  11. 11. “Geralmente, as pessoas projetam o que gostariam que o ser humano fosse e fazem disso uma teoria. Porém, o ser humano não é aquilo que gostaríamos. Ele é o que é!.”
  12. 12. “Quando se vive mudanças muito radicais na sociedade é preciso voltar ao passado e "escanear" a natureza humana para ver o que é mais ou menos mutante. É um guia para não nos perdermos”
  13. 13. Artigos sobre o tema: Complexidade 3.0: reflexões sobre as mudanças de pensamento humano pós-digital complexidade.nepo.com.br
  14. 14. “Nepô revisita paradigmas filosóficos, teóricos e metodológicos. Constrói ferramentas intelectuais para entender a revolução digital não a partir de um vácuo conceitual, mas em bases sólidas e estruturadas.” - Luis Mangi – Vice-Presidente de Pesquisa da Gartner Brasil.
  15. 15. “Nepomuceno evidencia que pessoas educadas no que ele denomina de “mundo das Tecnologias Cognitivas Descentralizadas Digitais” são essenciais para a melhoria da qualidade de vida de todos e para o aumento da competitividade e produtividade de um país.” - Ronaldo Mota - Reitor da Universidade Estácio de Sá.
  16. 16. 55-21-996086422 @cnepomuceno cnepomu@gmail.com cnepomuceno carlos.nepomuceno nepo.com.br Carlos Nepomuceno (Nepô) Uberize! cnepomuceno
  17. 17. Some slides in English.

×