Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Planejamento educação infantil

251,670 views

Published on

Published in: Education

Planejamento educação infantil

  1. 1. RECEBI DO GRUPO PAIXÃO DE EDUCAR ESCOLA ... PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL – JD.II – 200.. PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: MÚSICA HABILIDADES OBJETIVOS CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS COMPETÊNCIAS1. Ouvir, perceber e 1. O fazer musical; - Reconhecimento e - Exploração, expressão e - A avaliação deve ser concebidadiscriminar eventos utilização expressiva, em produção do silêncio e de sons como um processo contínuo, nosonoros diversos; 2. Apreciação musical. contextos musicais das com a voz (altura: graves e qual o desenvolvimento do aluno é2. Perceber e expressar diferentes características agudos; curtos e longos; focalizado em seus múltiplossensações, sentimento e geradas pelos sons; intensidade: fracos e fortes), o aspectos.pensamentos, por meio de - participação em jogos e corpo, o entorno e materiaisimprovisações, brincadeiras que envolvam sonoros diversos;composições e a dança e/ou a improvisação - interpretação de músicas;interpretações musicais. musical. - brincadeiras de rodas; - bandinha rítmica; - sons do próprio corpo; - danças;
  2. 2. PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL – JD.II – 200... PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: ARTES VISUAIS HABILIDADES OBJETIVOS CONTEÚDO E PROCEDIMENTOS AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS COMPETÊNCIAS1. Ampliar conhecimento 1. O fazer artístico; 1. Construir desenhos, - Impressão das mãos, pés, - A avaliação deve ser concebida comode mundo; pinturas, colagens, etc.; um processo contínuo, no qual o2. Desenvolver modelagens, a partir de - recorte e colagem; desenvolvimento do aluno é focalizadoexpressões artísticas, 2. Apreciação em artes seu próprio repertório e da - dramatização; em seus múltiplos aspectos.também a coordenação visuais. utilização dos elementos - grafismo;motora, a noção espacial da linguagem das artes - modelagem;e a socialização; visuais: ponto, linha, cor, - pintura;3. Produzir trabalhos de volume, espaço, textura, - confecção de painéis,arte, utilizando a etc.. cartazes, dobraduras,linguagem do desenho, da brinquedos;pintura, da construção, - atividadesdesenvolvendo o gosto, o mimeografadas.cuidado e o respeito peloprocesso de produção ecriação;4. Interessar-se ereproduzir diversas obrasartísticas, ampliando seuconhecimento do mundoe da cultura.
  3. 3. ESCOLA ... PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL – JD. II – 200... PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: MOVIMENTO HABILIDADE OBJETIVOS CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS COMPETÊNCIA1. Familiarizar-se com o 1. Expressividade; 1. Conhecer seus próprios - Expressão de sensações e - A avaliação deve serpróprio corpo; movimentos; ritmos corporais por meio de concebida como um processo2. Proporcionar condições 2. Socialização e possibilidade gestos, posturas e da contínuo, no qual ode desenvolver a capacidade de realização de movimentos de linguagem oral; desenvolvimento do aluno éde observar e respeitar diferentes qualidades - jogos e brincadeiras; focalizado em seus múltiplos 2. Equilíbrio eespaços, movimentos, expressivas e rítmicas; - exercícios que envolvam a aspectos.gestos e ações, respeitando coordenação. 3. Reconhecimento da possibilidade de arrastar-seo ambiente. importância do movimento para engatinhar, rolar, andar, correr,3. Deslocar-se com destreza expressar e comunicar idéias e saltar, etc;progressiva no espaço, ao emoções; - percepção de estruturasandar, correr, pular, etc; 4. Valorização de suas rítmicas para expressar-se4. Explorar e utilizar os conquistas corporais; corporalmente por meio damovimentos de preensão, 5. Aperfeiçoamento de suas dança, brincadeira e de outrosencaixe, lançamento, etc., habilidades manuais; movimentos;para ampliar suas 6. Desenvolvimento da - manipulação de materiais,possibilidades de manuseio coordenação do movimento e objetos e brinquedos diversos.dos diferentes materiais e do equilíbrio.objetos.
  4. 4. ESCOLA PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL – JD. II – 200... PROFESSORAS RESPONSÀVEIS: FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL HABILIDADES OBJETIVOS CONTEÙDOS E PROCEDIMENTOS AVALIAÇÃO ESPECÌFICOS COMPETÊNCIAS1. Identificar-se e identificar 1. Identidade; 1. Reconhecer a si próprio e - Uso do espelho; - A avaliação deve seras pessoas com as quais 2. Independência e as pessoas com as quais - auto-retrato; concebida como um processoconvive; autonomia-(situações que convive; - desenho da família; contínuo, no qual o2. Ter independência e permitam escolhas, 2. Escolher parceiros, objetos, - brincadeiras e jogos nas desenvolvimento do aluno éautonomia na tomada de preferências, autoconfiança, temas, espaço e personagens quais possam fazer escolhas; focalizado em seus múltiplosdecisões; explicações, segurança e sempre que possível; - Atividades que possa aspectos.3. Respeitar e valorizar à conclusões); 3. Conhecer e respeitar as habituar-se a formulardiversidade e identidade do 3. Família; regras nas brincadeiras; conclusões, tomar decisões,seu grupo e de outros grupos; 4. Escola (identificação, 4. Ter iniciativa pra tomar resolver pequenos problemas;4. Aprofundar as vivências respeito e diferenças entre as decisões e resolver problemas - Atividades que envolvam arelacionadas a família, escola pessoas, participação de do cotidiano, solicitando educação de trânsitoe ao grupo de amigos; meninos e meninas ajuda se necessário; (atravessar, esperar o sinal,5. Cuidar e valorizar os bens igualmente em brincadeiras, 5. Utilizar atitudes de andar na calçada, etc.);pessoais e coletivos; etc.); educação de trânsito; - atividades mimeografadas;6. Integrar-se, conviver de 5. Interação, jogos e 6. Formular explicações e - desenho livre e dirigido;forma harmoniosa, brincadeiras; conclusões sobre um tema; - filmes, rádio e tv;formulando e 6. Cuidados pessoais e dos 7. Conviver com o diferente - livros;compreendendo acordos, bens coletivos; (diferenças de gênero, etnia, - proporcionar exercícios detendo atitudes coerentes as 7. Datas comemorativas; peso, idade, estatura, classe atitudes de cortesia (bom dia,situações. 8. Projeto: Alimentação; econômica, nível intelectual, com licença, por favor, 9. Educação de trânsito. etc). obrigado, desculpe-me, etc.
  5. 5. ESCOLA PLANEJAMENTO EDUCACÃO INFANTIL – JD.II – 200... PROFESSORAS RESPONSÁVEIS : MATEMÁTICA HABILIDADES OBJETIVOS CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS COMPETÊNCIAS1. Reconhecer e valorizar 1. Estabelecer aproximações e -contagem de material concreto;os números, as contagens 1. Utilização de contagem oral em - A avaliação deve ser algumas noções matemáticas doorais e as noções espaciais situações do cotidiano; cotidiano; - jogos (bingo, dominó, etc.)como ferramentas concebida como um processo - músicas;necessárias no seu 2. Reconhecer, quantificar e 2. Identificação de números noscotidiano; valorizar os números naturais; - receitas; contínuo, no qual o diferentes contextos em que se encontram; - brincadeiras;2. Ter confiança em suas 3. Identificar medidas e formas desenvolvimento da criança épróprias estratégias e na sua (comprimento, peso, volume, - conversação;capacidade para lidar com círculo, quadrado, triângulo e - atividades mimeografadas focalizado em seus múltiplos 3. Exploração de diferentessituações matemáticas retângulo); procedimentos para compararnovas; - listagem grandezas; aspectos, desenvolvimento 4. Utilizar a contagem de tempo - blocos lógicos.3. Estabelecer 4. Marcação de tempo por meio de nos diversos contextos, fazendo este, que é pessoal e cujoaproximações a algumas calendário dia, semana, mês e ano); com que o aluno perceba suanoções matemáticas importância;presentes no seu cotidiano, ritmo deve ser respeitado. 5. Exploração e identificação decomo contagem, relações formas geométricas, estabelecendoespaciais, etc. relações com outros objetos presentes em seu cotidiano; 6. Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar- se no espaço; 7. Projeto Alimentação.
  6. 6. ESCOLA ... PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL – JD.II – 200... PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: NATUREZA E SOCIEDADE OBJETIVOS HABILIDADES ESPECÍFICOS CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS AVALIAÇÃO COMPETÊNCIAS1. Estabelecer algumas relações 1. Fenômenos da natureza; 1. Utilizar com moderação os - Observar e explorar os - A avaliação deve ser concebidaentre o modo de vida 2. Participação em atividades recursos necessários para nossa como um processo contínuo, nocaracterístico de seu grupo que envolvam histórias, vida e bem-estar; componentes da natureza; qual o desenvolvimento do alunosocial e de outros grupos; brincadeiras, jogos e canções 2. Estabelecer relações entre é focalizado em seus múltiplos2. Estabelecer relações entre o que digam respeito às tradições diferentes espécies de seres aspectos.meio ambiente e as formas de culturais de sua comunidade e de vivos, suas características e - músicas;vida que ali se encontram, outras; necessidades vitais; - filmes;valorizando sua importância 3. Conhecimento de modos de 3. Conhecer o funcionamento do - cruzadinhas;para a preservação das espécies ser, viver e trabalhar de alguns corpo e aprender a cuidar de si, - recorte e colagem;e para a qualidade da vida grupos sociais do presente e do de forma a evitar acidentes e - confecção de objetos;humana; passado; manter a saúde; - confecção de cartazes;3. Saber identificar e fazer 4. Lugares e suas paisagens; 4. Estabelecer relações entre os - dobraduras.relações entre os fenômenos da 5. Valorização de atitudes de fenômenos da natureza;natureza; manutenção e preservação dos 5. Refletir sobre a diversidade de4. Desenvolver atitudes espaços coletivos e do meio hábitos, modos de vida esaudáveis com relação ao corpo ambiente; costumes de diferentes seres.e a alimentação; 6. Seres vivos;5. Perceber os elementos que 7. Valorização da vida nascompõem a paisagem do lugar situações que impliquemonde vive e preservá-lo. cuidados com animais e plantas.
  7. 7. ESCOLA ... PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL – JD.II – 200... PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA HABILIDADES OBJETIVOS CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS COMPETÊNCIAS1. Escutar textos lidos, 1. Identificação do nome 1. Reconhecer seu nome escrito, - Roda de conversa; - A avaliação deve ser concebidaapreciando a leitura feita próprio em diferentes sabendo identificá-lo; - roda de histórias; como um processo contínuo, no qualpelo professor; situações; 2. Interessar-se pela leitura de - dramatização; o desenvolvimento da criança é2. Utilizar a linguagem 2. Uso da linguagem oral gêneros diferentes; - produção artística; focalizado em seus múltiplosverbal e não verbal; nas diversas situações do 3. Ampliar suas possibilidades - reprodução artística; aspectos, desenvolvimento este, que3. Familiarizar-se com a cotidiano; de comunicação e expressão; - listagem; pessoal e cujo ritmo deve serescrita por meio do 3. Interesse por diversos 4. Conhecer, identificar e - músicas; respeitado.manuseio de livros, gêneros orais e escritos, construir significados através - trava-língua,revistas e outros possibilitando assim a dos projetos desenvolvidos; - par lendas;portadores de textos; ampliação do seu 5. Reproduzir oralmente textos - atividades mimeografadas;4. Reconhecer o seu nome vocabulário; lidos pelo professor. - manuseio de diferentes tipos 4. Reconto de histórias e de livros;escrito, sabendo narração de fatos; - teatro de fantoches 5. Relatos de experiências - estudo do meio Zoológico eidentificá-lo; vividas; Parque das Hortênsias. 6. Reconhecimento do alfabeto (identificação e5. Escolher os livros para grafia das vogais);ler e apreciar; 7. Projeto: alimentação;6. Interessar-se por 8. Escrita espontânea;escrever palavras ainda 9. Conhecimento eque não de forma reprodução oral de jogosconvencional. verbais, como trava- línguas, parlendas, advinhas, quadrinhas, poemas e canções.

×