Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Filme escritores da liberdade no cinema

22,936 views

Published on

  • Be the first to comment

Filme escritores da liberdade no cinema

  1. 1. O filme “Escritores da Liberdade” (Freedom Writers) é do gênero drama, classificação para 14 anos, com duração de 123 minutos, EUA- 2007. Filme produzido por Danny DeVito, dirigido por Richard LaGravenese e atriz principal Hilary Swank no papel da professora Erin Gruwell, uma professora que acredita nos seus métodos didático-pedagógicos e que a mudança é possível quando se acredita na educação. A professora Gruwell leciona as disciplinas língua inglesa e literatura para uma turma de adolescentes resistentes ao ensino convencional, muitos cumprindo pena judicial e todos são reféns das gangues avessas ao convívio pacífico com os diferentes, são oriundos de bairros pobres da cidade de Los Angeles vitimados pela violência, drogas, prostituição, e preconceitos raciais.
  2. 2. A metodologia usada pela professora Erin servirá de incentivo e orientação para muitos professores que deparam com problemas de sala de aula, semelhantes aos dela. É uma linda história de superação, sobre acreditar em si mesmo e em seus objetivos. A professora Erin toma sua tarefa como um grande desafio: educar e civilizar. Porém, todos se sentiam discriminados pela sociedade e manifestavam em atos rebeldes e violentos. Porém, sua ação pedagógica é inovadora porque desperta a motivação dos alunos para expressar seus sentimentos, ler, pensar, escrever, e mudar a partir do reconhecimento como sujeito-de-sua-história, tornando-os estudantes motivados, pensantes, comprometidos e responsáveis por tomar suas próprias decisões, dando sentido às suas vidas.
  3. 3. Razão da escolha do filme para atender os nossos alunos: O filme retrata o mundo do preconceito racial, das drogas, crimes, intolerância, conflitos familiares, injustiça social, desmotivação, falta de respeito ao próximo, tudo voltado ao mundo escolar. Mostra os problemas psico-socio-culturais que atingem o ambiente escolar. É um referencial didático-pedagógico para o professor contemporâneo. ATIVIDADES SOBRE O FILME: 1º) Solicitamos a liberação do cinema em duas datas para atender os alunos do Projeto REM e os alunos do 9º ano EF, 2º e 3º anos do ensino médio do turno matutino da escola, no total 16 turmas. 2º) A coordenadora do REM distribuiu o resumo do filme para todos os professores envolvidos para que pudessem conversar com os alunos motivando e chamando à atenção para a importância do filme no âmbito escolar.
  4. 4. Atividade 1: De volta a escola, cada professor trabalhou de acordo seu planejamento. Sendo que os professores das áreas de empregabilidades trabalharam o mesmo planejamento: Entregaram um questionário com perguntas sobre o filme: a)Qual a história narrada pelo filme? b)Onde ela acontece? c)Como era o cenário do contexto da história? d)Quem eram os personagens do filme? e)Caracterize os personagens principais deste filme. f)Qual a importância do filme para o contexto escolar? g)Você daria outro fim para a história? h)Destaque a parte do filme que mais lhe chamou a atenção. Por que? i)Você conhece alguém que vive o drama daqueles personagens? Relate sem citar nomes.
  5. 5. j)Você seria capaz de ajudar um colega que se encontra na situação dos alunos do filme? k)Faça um resumo do filme destacando como o filme começa, narrando o desenvolvimento e o final. l)Escreva uma frase sobre o filme. Atividade 2: Na segunda aula, o professor promoveu um debate com os alunos sobre as questões respondidas por eles. Atividade 3: No final do debate, o professor explanou sobre os assuntos preconceitos racial e social e suas implicações na vida das pessoas.

×