Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
CLIMA ORGANIZACIONAL
EMPRESA
JB SERVIÇOS, CADASTRO E
COBRANÇA LTDA.
O QUE É O
CLIMA ORGANIZACIONAL?
 “É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é
percebida ou experimenta...
PORQUE SE DEVE AVALIAR
O
CLIMA ORGANIZACIONAL?
“Os objetivos da Administração de Recursos Humanos são:
...criar,manter, de...
PORQUE SE DEVE AVALIAR
O
CLIMA ORGANIZACIONAL?
Porque o desempenho dos recursos humanos afeta o desempenho
organizacional...
A QUEM COMPETE AVALIAR O
CLIMA ORGANIZACIONAL?
Há duas formas de avaliação do Clima Organizacional e dois
níveis de respon...
O CLIMA ORGANIZACIONAL E SEU IMPACTO
SOBRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS.
Saber fazer é uma questão de conhecimento, habilidade...
ATENÇÃO:
 Muitas empresas criam canais de comunicação com seus clientes
externos (SAC), mas se esquecem de fazer o mesmo ...
TIPOS DE
CLIMA ORGANIZACIONAL
BOM: Predominam atitudes positivas,
confiança, entusiasmo, alegria, engajamento,
participaçã...
INDICADORES INFORMAIS DO
CLIMA ORGANIZACIONAL
 Turnouver
 Pichações nos banheiros
 Absenteísmo
 Programas de sugestões...
ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E INDICADOR
DO CLIMA ORGANIZACIONAL
 Estratégia de Avaliação:
meio utilizado pela empresa
para co...
EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS DE
AVALIAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
 Contato direto dos gestores com seus
subordinados;
 Entrev...
TÉCNICAS DE PESQUISA DE CLIMA
ORGANIZACIONAL
1º Questionário
 Permite aplicação maciça, mesmo em áreas geográficas
distan...
2º ENTREVISTA
 Quebra o anonimato da
pesquisa;
 Método mais demorado do que
o questionário;
 Mais dispendioso que o
que...
3º PAINEL DE DEBATES
 Mais econômico que a entrevista,
entrevistados em conjunto;
 Grupos de 5 a 8 pessoas por sessão;
...
VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS A
SEREM CONSIDERADAS NA PESQUISA
 O trabalho realizado pelos funcionários: Avalia a adaptação d...
VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS A SEREM
CONSIDERADAS NA PESQUISA
 Comunicação: satisfação quanto aos canais de comunicação util...
VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS A
SEREM CONSIDERADAS NA
PESQUISA
 Processo decisório: avalia a opinião do quanto a empresa
é ág...
VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS A
SEREM CONSIDERADAS NA
PESQUISA
 Segurança do trabalho: satisfação quanto as estratégias de pr...
VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS A SEREM
CONSIDERADAS NA PESQUISA
 Qualidade e satisfação do cliente: compromisso da empresa em
...
VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS A SEREM
CONSIDERADAS NA PESQUISA
 Envolvimento/Comprometimento: avalia quanto os funcionários s...
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
(ETAPAS)
 Obtenção da aprovação e do apoio da diretoria;
 Planejamento da pesquisa - De...
 Divulgação da pesquisa;
 Aplicação e coleta da pesquisa; Respondida no
próprio local de trabalho,urnas, questionário pe...
ESTRUTURA CLÁSSICA DE UMA
PESQUISA DE CLIMA
Instruções de preenchimento
 Objetivo da pesquisa
 Explicação sobre a codifi...
ESTRUTURA CLÁSSICA DE UMA
PESQUISA DE CLIMA
Identificação da unidade correspondente
- Nível hierárquico
- Tempo de empresa...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Clima organizacional grupo

1,372 views

Published on

Published in: Recruiting & HR
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Clima organizacional grupo

  1. 1. CLIMA ORGANIZACIONAL EMPRESA JB SERVIÇOS, CADASTRO E COBRANÇA LTDA.
  2. 2. O QUE É O CLIMA ORGANIZACIONAL?  “É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e que influencia o seu comportamento”.  “É o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa”.
  3. 3. PORQUE SE DEVE AVALIAR O CLIMA ORGANIZACIONAL? “Os objetivos da Administração de Recursos Humanos são: ...criar,manter, desenvolver um contingente de recursos humanos, com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização;...” Chiavenato Porque é uma ótima oportunidade de realizar melhorias contínuas no ambiente de trabalho e nos resultados dos negócios Porque os colaboradores são o que há de mais valioso na Organização.
  4. 4. PORQUE SE DEVE AVALIAR O CLIMA ORGANIZACIONAL? Porque o desempenho dos recursos humanos afeta o desempenho organizacional e porque o desempenho dos recursos humanos é afetado pela sua motivação (Desempenho : Competência X Motivação) Porque a recessão, o intenso uso da automação, aumento da concorrência, assim como as novas estratégias de RH(terceirização, dowsizing,...), vem modificando a atitude dos trabalhadores em relação às suas empresas. Porque as recentes ondas de privatizações, fusões , aquisições e outras formas de associações vem misturando culturas empresariais, com valores e crenças muitas vezes conflitantes, o que tem contribuído para a degradação do clima organizacional.
  5. 5. A QUEM COMPETE AVALIAR O CLIMA ORGANIZACIONAL? Há duas formas de avaliação do Clima Organizacional e dois níveis de responsabilidade na sua avaliação: 1 – Avaliação Setorial – ouvir individualmente os membros de sua equipe é de responsabilidade de cada gestor. 2 – Avaliação Corporativa ou Institucional – avaliar o clima da organização é responsabilidade do RH , compete a ele ouvir coletivamente os colaboradores, podendo também ter ajuda da área de Serviço Social e até mesmo de uma consultoria externa.
  6. 6. O CLIMA ORGANIZACIONAL E SEU IMPACTO SOBRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS. Saber fazer é uma questão de conhecimento, habilidades ou atitudes. Logo uma questão de treinamento. Poder fazer é uma questão de dispor e poder usar os recursos necessários. Querer fazer é uma questão voluntária que depende da satisfação das pessoas quando realizam seu trabalho. Logo está associado ao clima organizacional.
  7. 7. ATENÇÃO:  Muitas empresas criam canais de comunicação com seus clientes externos (SAC), mas se esquecem de fazer o mesmo com relação aos seus clientes internos. Esquecem que a satisfação dos clientes externos, passa antes pela satisfação dos clientes internos.  As empresas investem pesado na melhoria dos seus produtos, mas não são tão cuidadosas com relação aos seus serviços, tanto os prestados internamente como aos oferecidos ao consumidor final.  Além de ouvir seus funcionários sobre o que pensam em relação as essas variáveis internas, as empresas conhecem a realidade familiar, social e econômica em que os mesmos vivem?
  8. 8. TIPOS DE CLIMA ORGANIZACIONAL BOM: Predominam atitudes positivas, confiança, entusiasmo, alegria, engajamento, participação, motivação, comprometimento...baixo turnover.... PREJUDICADO OU RUIM: Tensão, discórdia, rivalidades, animosidades, conflitos, desinteresses pelo cumprimento da tarefa, resistência manifesta ou passiva às ordens, ruim nas comunicações....
  9. 9. INDICADORES INFORMAIS DO CLIMA ORGANIZACIONAL  Turnouver  Pichações nos banheiros  Absenteísmo  Programas de sugestões malsucedidos  Avaliação de desempenho  Greves  Conflitos interpessoais e interdepartamentais  Desperdícios de materiais  Queixas no serviço médico
  10. 10. ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E INDICADOR DO CLIMA ORGANIZACIONAL  Estratégia de Avaliação: meio utilizado pela empresa para conhecer, detalhadamente, o seu clima. (pesquisa de clima)  Indicador do Clima Organizacional: apenas um indício um sinal, um alerta sobre o clima. (turnouver)
  11. 11. EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL  Contato direto dos gestores com seus subordinados;  Entrevista de desligamento;  Ombudsman – papel relativamente novo nas organizações Ouvidor;  Programa de Sugestões;  Reuniões de equipes ;  Linha direta com o presidente ou diretor de RH;  Café da manhã com presidente/diretores/gerentes;  Pesquisa de Clima Organizacional ( deve ser realizada anualmente ou a cada 02 anos).
  12. 12. TÉCNICAS DE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 1º Questionário  Permite aplicação maciça, mesmo em áreas geográficas distantes;  Custo relativamente baixo;  Geralmente é o mais aceito pelos respondentes, pelo anonimato;  Permite o uso de questões abertas ou fechadas;  Não utiliza um número elevado de questões de 40 a 80  Permite a inclusão de perguntas cruzadas;  Questionário pode ser enviado aos respondentes;  Pode ser aplicado para todos os funcionários;  Permite o sigilo;  Permite a aplicação eletrônica das perguntas;  Não exige espaço físico (local).
  13. 13. 2º ENTREVISTA  Quebra o anonimato da pesquisa;  Método mais demorado do que o questionário;  Mais dispendioso que o questionário  Exige pessoas tecnicamente habilitadas para conduzi-las;  Obtém respostas verbais;
  14. 14. 3º PAINEL DE DEBATES  Mais econômico que a entrevista, entrevistados em conjunto;  Grupos de 5 a 8 pessoas por sessão;  A grande vantagem desta técnica é que ela permite que um funcionário levante uma questão, podendo ser discutida no grupo;  Quebra o anonimato dos participantes;  Exige um espaço físico adequado.
  15. 15. VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS A SEREM CONSIDERADAS NA PESQUISA  O trabalho realizado pelos funcionários: Avalia a adaptação dos funcionários, volume de trabalho, horário, se é justa a distribuição dos trabalhos...  Salário: essa é uma das principais variáveis a serem pesquisadas, analisa a percepção deles quanto à compatibilidade dos salários da empresa com os praticados no mercado.  Benefícios: avalia o quanto eles atendem as necessidades dos funcionários, a qualidade da prestação desses serviços.  Integração entre os departamentos da empresa: avalia o grau de relacionamento.  Supervisão (liderança) Estilo Gerência/Gestão: satisfação dos funcionários com os seus gestores, qualidade da supervisão, capacidade técnica, humana e administrativa, grau de feedback dado por eles.
  16. 16. VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS A SEREM CONSIDERADAS NA PESQUISA  Comunicação: satisfação quanto aos canais de comunicação utilizados pela empresa;  Treinamento/Desenvolvimento: avalia as oportunidades que os trabalhadores tem de se qualificar, de se atualizar...  Possibilidades de Progresso Profissional: satisfação quanto as promoções e possibilidades de crescimento.  Estabilidade de emprego: grau de segurança que os funcionários sentem.  Relacionamento Interpessoal: qualidade das relações entre funcionários.
  17. 17. VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS A SEREM CONSIDERADAS NA PESQUISA  Processo decisório: avalia a opinião do quanto a empresa é ágil, participativa, centralizada em suas decisões.  Condição física de trabalho: qualidade das instalações.  Relacionamento empresa/sindicato: analisa a postura de como a empresa se relaciona com os sindicatos.  Participação: grau de envolvimento com os assuntos relevantes na empresa.  Pagamento de salário: avalia a incidência de erros na folha de pagamento.
  18. 18. VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS A SEREM CONSIDERADAS NA PESQUISA  Segurança do trabalho: satisfação quanto as estratégias de prevenção.  Objetivos organizacionais: transparência quanto aos objetivos da empresa.  Orientação da empresa para os resultados: avalia o nível de orientação dos funcionários para a consecução de seus resultados.  Disciplina: grau de rigidez da disciplina praticada pela empresa e a justiça nas aplicações das punições.  Imagem da empresa: opinião dos funcionários sobre como a empresa é percebida no mercado.  Ética e responsabilidade social: o quanto a empresa é ética cumpre com sua responsabilidade social.
  19. 19. VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS A SEREM CONSIDERADAS NA PESQUISA  Qualidade e satisfação do cliente: compromisso da empresa em relação a qualidade dos produtos e satisfação dos clientes.  Reconhecimento: quanto a empresa adota mecanismos de valorização e reconhecimento para com os funcionários.  Vitalidade organizacional: avalia o ritmo das mudanças da empresa e velocidade dos trabalhos  Direção e estratégias: qualidade da direção, quanto a qualidade das estratégias  Valorização dos funcionários: o quanto a empresa valoriza, respeita, dá oportunidades.
  20. 20. VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS A SEREM CONSIDERADAS NA PESQUISA  Envolvimento/Comprometimento: avalia quanto os funcionários se sentem envolvidos e comprometidos com os objetivos e os resultados da empresa, assim como o quanto essa adesão é voluntário ou compulsória.  Trabalho em Equipe: o quanto a empresa avalia o trabalho em equipe.  Modernidade: a relação da empresa quanto a inovação.  Planejamento Organizacional: avalia o planejamento e organização dos gestores  Fatores Motivacionais: procura verificar quais os fatores do ambiente de trabalho são perecebidos pelos funcionários como o de maior contribuição para a motivação deles.  Fatores Desmotivacionais: quais fatores do ambiente de trabalho são percebidos como de maior contribuição para a desmotivação deles.
  21. 21. PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL (ETAPAS)  Obtenção da aprovação e do apoio da diretoria;  Planejamento da pesquisa - Definição do objetivo, quem vai  conduzir, técnica a ser usada, periodicidade, tabulação,  divulgação, público-alvo preparação das chefias, etc..  Definição das variáveis a serem pesquisadas;  Montagem e validação dos cadernos de pesquisas; Escolha  das perguntas para cada variável, escolha opção de resposta  Parametrização para a tabulação das opções de respostas;
  22. 22.  Divulgação da pesquisa;  Aplicação e coleta da pesquisa; Respondida no próprio local de trabalho,urnas, questionário pelo correio, eletronicamente,etc..  Tabulação da pesquisa; Por pergunta, conjunto de variável, por diretoria, por região, por turno, etc...  Emissão de relatórios;Gráficos, comentários, etc...  Divulgação dos resultados da pesquisa;  Definição plano de ação . Pesquisa de Clima Organizacional (Etapas)
  23. 23. ESTRUTURA CLÁSSICA DE UMA PESQUISA DE CLIMA Instruções de preenchimento  Objetivo da pesquisa  Explicação sobre a codificação das seções;  Participação espontânea;  Exemplo do preenchimento de uma questão;  Instruções sobre o preenchimento da folha de resposta
  24. 24. ESTRUTURA CLÁSSICA DE UMA PESQUISA DE CLIMA Identificação da unidade correspondente - Nível hierárquico - Tempo de empresa - Sexo - Faixa etária - Turno de trabalho

×