Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aids

71,789 views

Published on

Published in: Health & Medicine
  • doida
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here



  • <b>[Comment posted from</b> http://lucienenevessilva.blogspot.com/2008/10/slides-aids.html]
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Aids

  1. 1. AIDS - SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA AIDS NO MUNDO Clique duas vezes para
  2. 2. O QUE É AIDS A aids é uma doença que se  manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV. Esta sigla é proveniente do inglês - Human Immunodeficiency Virus. Também do inglês deriva a sigla AIDS, Acquired Immune Deficiency Syndrome, que em português quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
  3. 3. O HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno Assim pega: Assim não pega:   sexo vaginal sem camisinha  sexo, desde que se use  corretamente a camisinha sexo anal sem camisinha  masturbação a dois  sexo oral sem camisinha  beijo no rosto ou na boca  uso da mesma seringa ou suor e lágrima   agulha por mais de uma picada de inseto  pessoa aperto de mão ou abraço  transfusão de sangue  talheres / copos  contaminado assento de ônibus  mãe infectada pode passar piscina, banheiros, pelo ar   o HIV para o filho durante a doação de sangue  gravidez, o parto e a sabonete / toalha / lençóis  amamentação Instrumentos que furam ou  cortam, não esterilizados
  4. 4. O VÍRUS Não é congênita como no caso  de outras imunodeficiências. A aids não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV). O HIV destrói os linfócitos - células responsáveis pela defesa do nosso organismo -, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido. 
  5. 5. SINTOMAS A aids não se manifesta da mesma forma em todas as  pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais são geralmente semelhantes e, além disso, comuns a várias outras doenças. São eles: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer. Com a progressão da doença e com o comprometimento do sistema imunológico do indivíduo, começam a surgir doenças oportunistas, tais como: tuberculose, pneumonia, alguns tipos de câncer, candidíase e infecções do sistema nervoso (toxoplasmose e as meningites, por exemplo).
  6. 6. PREVENÇÃO Usar  preservativo nas relações sexuais Não compartilhar  agulhas e seringas
  7. 7. BIBLIOGRAFIA http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMISBF548766PTBRIE.htm http://www.amora.cap.ufrgs.br/2002/confrajolas/aids/imagens.htm http://www.un.org/events/aids/2006/exhibit.asp?photoID=10

×