Regulamento do JEM 2012

622 views

Published on

Published in: Sports
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Regulamento do JEM 2012

  1. 1. Finalidade I:Art. 1º - Os jogos escolares de Malacacheta 2012 têm por finalidade promover a amplamobilização da juventude estudantil de malacacheta, visando aumentar a participação ematividades esportivas, às integrações sociais, e a construção da cidadania.Justificativa:Art. 2º - É também através das atividades desportivas que crianças e jovens constroemvalores, conceitos, socializam-se e vivem as realidades.Objetivos:Art. 3º - O esporte escolar tem como objetivos:a) Contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo,democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania;b) Estimular a prática esportiva nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio dasredes públicas (municipal estadual l).c) Promover o intercâmbio sócio-desportivo entre os participantes e as comunidadesenvolvidas;d) Estabelecer um elo de identidade do educando e sua unidade de ensino.Realização II:Art. 1º - Os jogos escolares de Malacacheta 2012 é uma realização dos professore deEducação Física com apoio dos diretores das escolas.Art. 2º - São poderes dos primeiros jogos escolares de Malacacheta - 2012:  Comissão Organizadora  Comissão DisciplinarArt. 3º - A Comissão Organizadora será composta pelos professores de Educação Física dasescolas envolvidas.Art. 4º - A Comissão Organizadora será composta por 3 professores de Educação Física eos diretores das escolas envolvidas. E terão coma suas responsabilidades: a) Acompanhar e supervisionar permanentemente o desenvolvimento do evento; b) Realizar a coordenação técnica dos eventos e a supervisão de cada modalidadeesportiva; c) Elaborar e aprovar o Regulamento Específico das modalidades, bem como asdiretrizes gerais técnicas de execução de suas competições; d) Coordenar o recrutamento de recursos humanos capacitados para organização técnicadas competições; e) Elaborar a programação esportiva, a apuração dos resultados e a elaboração dosboletins técnicos oficiais, bem como supervisionar a arbitragem.Art. 5º - A Comissão Disciplinar caberá aplicar, de forma imediata e em procedimentosumário, as sanções disciplinares especificadas deste Regulamento em função de infraçõescometidas antes, durante e após as disputas e registradas nas súmulas ou documentossimilares dos coordenadores regionais, árbitros, representantes de quadra, etc.Parágrafo único: A fim de ajuda na premiação dos alunos vencedores dos jogos e naorganização, será cobrada uma taxa de dois reais por aluno/atletas inscrito. Cadamodalidade é uma inscrição.
  2. 2. Capítulo IIICompetições e Modalidades Esportivas:Modalidades Esportivas:Modalidades Esportivas: sexoFutsal Masculino/ femininoVôlei Masculino/ femininoHandebol Masculino/ femininoPeteca Masculino/ femininoCompetições:NOTA só poderá participar das competições os alunos devidamente matriculados efreqüentes, caso aja inscrição de alunos irregulares a comissão disciplinar fará a suspensãoimediata do atleta. Não serão aceitas inscrições de atletas que estejam fora da escola. Para oaluno transferido será valido a data de transferência para a sua atual escola e a data deinscrição, Será necessária a presença da carteira de estudante no momento da assinatura dasumula para confirmar a identidade do atleta e o diretor escolar tem total autonomia devetar a representação de sua escola por qualquer aluno. Caso aja violação do regulamentoquanto a veracidades dos dados de inscrição pude acorrer punição para o atleta ou para aequipe, desde desqualificação do atleta ou da equipe. Tal punição e de responsabilidade dacomissão disciplinar. Art. 1º - Os jogos escolares de Malacacheta 2012 serão divididos em módulos de idade, assim definidos de acordo com cada modalidade.  Futsal Será disputada em três módulos; 1º. Modulo(M) alunos nascidos em 2002, 2001, 2000; 2º modulo(M) alunos nascidos em 1999 e 1998; 3º modulo(M) alunos nascidos em 1997, 1996 e 1995. O futsal feminino será feito em dois módulos, sendo 1(F) 2002, 2001, 2000, 1999 e 2 (F) 1998, 1997, 1996, 1995.  Vôlei: Será disputado em dois módulos; 1º módulo aluno nascidos em , 2000, 1999, 1998 e 1997; 2º modulo alunos nascidos em 1996, 1995 e 1994.  Handebol: Será disputado em dois módulos; 1º módulo aluno nascidos em 2000 , 1999, 1998 e 1997; 2º modulo alunos nascidos em 1996, 1995 e 1994.  Peteca: Será disputado em dois módulos; 1º módulo aluno nascidos em, 2000, 1999, 1998 e 1997; 2º modulo alunos nascidos em 1996, 1995 e 1994.  Art. 2º - Será considerada perdedora por ausência (w x o) a equipe que não se apresentar para a disputa, no local de competição, no máximo até 15 (quinze) minutos após o horário estabelecido através dos meios oficiais de divulgação que será estabelecida pela equipe realizadora.
  3. 3. Parágrafo único: A equipe que comparecer ao local de jogos sem o número mínimo dealunos/atletas previsto na modalidade pelo Regulamento Geral, será considerado perdedorpor w x o.Art. 3º - Qualquer jogo que venha a ser interrompido por motivo de força maior e não puderser reiniciado, terá como resultado final o apresentado no momento da paralisação.Caso não haja condições de aproveitamento deste resultado, serão adotados os critériosseqüenciais abaixo para que se estabeleça um vencedor:_ Menor número de cartões, exclusões e desqualificações;_ SorteioSistema de Disputa:Art. 4º - Em função do número de participantes em cada modalidade, o sistema decompetição dos esportes coletivos será organizado em grupos de até no máximo 5 equipespara as modalidades que apresentar mais de 5 equipes escritas sendo assim o sistema dedisputa será o rodízio simples. Para a competição de peteca será disputado em eliminatóriassimples se conter mais de 10 equipes.Distribuição dos participantes nas chaves:06 participantes 02 chaves de 03.07 participantes chave “A” de 04 /chave “B” de 03.08 participantes 02 chaves de 04.Fase classificatória - 2 chaves em rodízioFase semifinal - 1º colocado de A x 2º colocado de B - 1º colocado de B x 2º colocado de AFase final - Vencedores da semifinal decidem o 1º lugar - Perdedores da semifinal decidem o 3º lugarDe 9 a 11 participantes:Distribuição dos participantes nas chaves09 participantes - 03 chaves de 03.10 participantes - chave “A” de 04 /chaves “B” e “C” de 03.11 participantes - chaves “A” e “B” de 04 /chave “C” de 03.Fase classificatória - 3 chaves em rodízioFase semifinal - 1º colocado de A x 1º colocado de B - 1º colocado de C x 2º colocado com melhor índice técnicoFase final - Vencedores da semifinal decidem o 1º lugar - Perdedores da semifinal decidem o 3º lugarSerá utilizado o seguinte emparceiramento na confecção das tabelas:Chave com 03 participantes.1ª Rodada 2ª Rodada 3ª Rodada2x3 1 x Perdedor do jogo 01 1 x Vencedor do jogo 01Chave com 04 participantes
  4. 4. 1ª Rodada 2ª Rodada 3ª Rodada1x4 3x1 2x12x3 4x2 3x4Chave com 05 participantes1ª Rodada 2ª Rodada 3ª Rodada 4ª Rodada 5ª Rodada1x4 5x3 4x2 3x1 2x52x3 1x2 5x1 4x5 3x4Art. 5º - A classificação das equipes será por pontos ganhos, adotando-se os seguintescritérios:Modalidade Vitória EmpateFutsal 3 pontos 01 pontoHandebol 3 pontos 01 pontoVoleibol 3 pontos 01 pontoArt. 6º - Caso haja empate na classificação, serão observados os seguintes critérios dedesempate, que serão:1º - Confronto direto;2º - Maior saldo de gols, sets em todos os jogos;3º - Maior número de gols ou pontos pró4º - Menor número de cartões amarelos;5º - Menor número de cartões vermelhos;6º - Menor número de exclusões e/ou desqualificações;9º - Sorteio.Art.7º - Cada equipe participante deverá se apresentar nos locais de competição,devidamente uniformizada, conforme especificações do Regulamento Específico de cadamodalidade esportiva (Coletiva e Individual).Art. 8º - Cada equipe participante será responsável pela confecção e manutenção dosuniformes de suas equipes.Art. 9º - Os uniformes dos alunos/atletas poderão conter o nome do colégio, nome doaluno/atleta e da marca esportiva do uniforme. A inserção de logomarca de patrocínio épermitida, desde que não faça alusão à propaganda de bebidas alcoólicas, cigarros,propaganda eleitoral e produtos que induzam ao vício.
  5. 5. Composição das equipes:Art. 10º - A equipe participante será composta por um representante, alunos/atletas ouProfessores de Educação Física.Art. 11º as equipes serão compostas das seguintes quantidades de atletas.Futsal __________serão 10 alunos por equipesVôlei ___________serão 12 alunos por equipesHandebol _______serão 12 alunos por equipesPeteca__________serão 2 alunos por duplasNota 1 - O aluno/atleta só poderá participar dos jogos escolares de Malacacheta 2012representando a sua unidade escolar.Capítulo IVSanções:Art. 1º - Todos os participantes dos jogos escolares de Malacacheta 2012 poderão sofrer asseguintes sanções disciplinares:_ Advertência;_ Suspensão;_ Exclusão.Art. 2º - As sanções disciplinares serão aplicadas a critério exclusivo da Junta Disciplinar eda Comissão Disciplinar, observando-se as disposições deste Regulamento e do Código.Parágrafo único: Das decisões da Comissão Disciplinar não cabe qualquer recurso.Art. 3º - As sanções disciplinares entrarão automaticamente em vigor a partir da divulgaçãopor escrito. Todas as decisões das Juntas e da Comissão Disciplinar serão entregue aoprofessor de educação física da escola que a equipe pertence para cumprimento.Art. 4º - As sanções disciplinares terão vigência durante o período de realização dos jogosescolares de Malacacheta 2012. Dependendo da gravidade, poderão ser estendidas a futurascompetições organizadas por esta equipe organizadora.Art. 5º - A expulsão/desqualificação por ato de indisciplina (agressão, ofensas morais) decompetidor, técnico, responsável ou dirigente, bem como conflitos entre torcidas, poderáimplicar em eliminação dos jogos escolares de Malacacheta de 2012.Art. 6º - No caso de algum responsável por equipe, impetrar recurso contra outra, emfunção de possível transgressão ao Regulamento, este recurso deverá ser entregue àComissão Organizadora, por escrito, até 48 horas após o término da partida/prova, sendoque o ônus da prova cabe ao denunciante.Art. 7º - Recurso quanto à irregularidade de aluno/atleta poderá dar entrada na ComissãoOrganizadora a qualquer tempo, cabendo o ônus da prova ao denunciante.Art. 8º - Dirigentes, professores ou alunos/atletas, que apresentarem protestos descabidos,injuriosos, ou críticas infundadas à Organização do evento, poderão ser punidos.
  6. 6. Art. 9º - A equipe que, sem prévia autorização da Comissão Organizadora, abandonar acompetição antes do término de sua participação, poderá ficar impedida de participar daspróximas partidas e perda dos pontos da partida.Art. 10º - O presente Regulamento deverá ser seguido em todas as Etapas dos jogosescolares de Malacacheta 2012.Art. 11º - Os participantes dos jogos escolares de Malacacheta 2012 não poderão alegardesconhecimento deste Regulamento, ficando sujeitos a todas as suas disposições e àspenalidades que dele possam emanar.Art. 12º - Complementará este Regulamento os Regulamentos Específicos de cadamodalidade, estabelecidos pela Comissão Organizadora dos jogos escolares escolar deMalacacheta 2012.FutsalArt. 1º - A competição de Futsal jogos escolares de Malacacheta 2012 obedecerá às RegrasOficiais da CBFS, observando-se as adaptações deste Regulamento.Art. 2º - Cada equipe participará, obrigatoriamente, com um mínimo de 8 (oito) e ummáximo de 12 (doze) alunos/atletas.Art. 3º - Os jogos serão disputados em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos,cronometrados, Com intervalo de 7 ( sete) minutos. Art. 4º Nas fases Semifinal e final, em caso de empate, será realizado cobradas de 05(cinco) penalidades máximas por alunos/atletas diferentes. Persistindo, ainda, o empateserão cobradas penalidades máximas alternadas por diferentes alunos/atletas, até que hajaum vencedor. Art. 5º Os cartões amarelos serão anulados de uma Etapa para outra; e as suspensõespermanecerão de uma etapa para outra.Art. 6º - Os árbitros indicados pela Comissão Organizadora serão responsáveis pela direçãodos jogos.Art. 7º - Os uniformes deverão obedecer aos seguintes critérios:_ Camisas de mesma cor predominante, numeradas nas costas e/ou na frente;_ Shorts de mesma cor predominante;_ Caneleiras;_ Meiões e tênis sem travas.Art. 8º - No banco de reservas poderá ficar além dos alunos/atletas inscritos na partida e doProfessor de Educação Física responsável ou uma aluno responsável, no máximo doisacompanhantes previamente identificados com documento de identidade que tambémestarão sujeitos às penalidades.Art. 9º - Será suspenso automaticamente da partida seguinte, o aluno/atleta, que for expulsoda partida por receber:01 (um) cartão vermelho (expulsão) ou;02 (dois) cartões amarelos (advertência).§ 1º O aluno/atleta que completar o segundo cartão amarelo e for expulso na mesmapartida, deverá cumprir 02 (duas) partidas de suspensão automática.§ 2º O aluno/atleta que receber o segundo cartão amarelo na mesma partida e,consequentemente, receber o cartão vermelho, terá anulado este segundo cartão amarelo.Art. 10º - A aplicação da suspensão por cartão será automática, independente do resultadodo julgamento a que for submetida o infrator, no âmbito da Junta ou Comissão Disciplinar.
  7. 7. Art. 11º - A contagem de cartões, para fins de suspensão automática, será feita de formacumulativa. Os cartões serão anulados de uma etapa para a outra.Art. 12º - O controle da quantificação de cartões recebidos independe de comunicaçãooficial, é de responsabilidade exclusiva das equipes participantes.Art. 13º - Será considerada perdedora por ausência (w x o) a equipe que não se apresentarpara a disputa, no local de competição, no máximo até 15 (quinze) minutos após o horárioestabelecido através dos meios oficiais de divulgação que será estabelecida pela equiperealizadora. O resultado da partida será de 2 gols a zero para a equipe que comparecer nohorário estabelecido pela equipe organizadora. HandebolArt. 1º - A competição de Handebol jogos escolares de Malacacheta 2012 obedecerá àsRegras Oficiais da CBHb, observando-se as adaptações deste regulamento.Art. 2º - Cada equipe participará, obrigatoriamente, com um mínimo de 10 (dez) e ummáximo de 14 (quatorze) alunos/atletas.Art. 3º - Os jogos terão a duração de 40 (quarenta) minutos, divididos em 2 (dois). Temposde 20 (vinte) minutos cada com intervalo de 8 minutos.Art. 4º Nas fases Semifinal e final, em caso de empate, será cobrados 05 (cinco) tiros de 7metros por alunos/atletas diferentes. Persistindo, ainda, o empate será cobrado tiros de 7metros alternados por diferentes alunos/atletas, até que haja um vencedor.Art. 5º - Os árbitros indicados pela Comissão Organizadora serão responsáveis pela direçãodos jogos.Art. 6º - Os uniformes deverão obedecer aos seguintes critérios:_ Camisas de mesma cor predominante, numeradas nas costas e/ou na frente;_ Shorts de mesma cor predominante;_ Meia e tênis sem travas.Art. 7º - No banco de reservas poderá ficar além dos alunos/atletas inscritos na partida e doProfessor de Educação Física responsável ou uma aluno responsável, no máximo doisacompanhantes previamente identificados com documento de identidade que tambémestarão sujeitos às penalidades.Art. 8º - Será suspenso automaticamente da partida seguinte, o aluno/atleta, que fordesqualificado de uma partida.Art. 13º - Será considerada perdedora por ausência (w x o) a equipe que não se apresentarpara a disputa, no local de competição, no máximo até 15 (quinze) minutos após o horárioestabelecido através dos meios oficiais de divulgação que será estabelecida pela equiperealizadora. O resultado da partida será de 2 gols a zero para a equipe que comparecer nohorário estabelecido pela equipe organizadora.
  8. 8. PetecaArt. 1º - A competição de Peteca jogos escolares de Malacacheta 2012 obedecerá às RegrasOficiais da FEMPE, observando-se as adaptações deste Regulamento.Art. 2º - Cada equipe participará, obrigatoriamente, com um mínimo de 02 (dois)alunos/atletas por jogo.Art. 3º - Os jogos serão disputados em melhor de 03 (três) sets, cada equipe para ganhar umset devera marca 20 pontos, na haverá necessidade de dois pontos de diferença para fecharo set.Art. 4º - Cada equipe pode pedir no máximo 01 (um) tempos em cada set.Art. 5º - A altura da rede será a seguinte: MÓDULO I MÓDULO IIMasculino - 2,24 m Masculino - 2,43 mFeminino - 2,24 m Feminino - 2,24 mArt. 6º - Os árbitros definidos pela Comissão Organizadora serão responsáveis pela direçãodos jogos.Art. 7º - Os uniformes deverão obedecer aos seguintes critérios:_ Camisas numeradas nas costas,_ Shorts ou bermudas,_ Tênis e meias.Art. 8º - Será considerada perdedora por ausência (w x o) a equipe que não se apresentarpara a disputa, no local de competição, no máximo até 15 (quinze) minutos após o horárioestabelecido através dos meios oficiais de divulgação que será estabelecida pela equiperealizadora. O resultado da partida será de 2 sets a zero para a equipe que comparecer nohorário estabelecido pela equipe organizadora.VoleibolArt. 1º - A competição de Voleibol dos jogos escolares de Malacacheta 2012 obedecerá àsRegras Oficiais da CBV, observando-se as adaptações deste Regulamento.Art. 2º - Cada equipe participará, obrigatoriamente, com um mínimo de 8 (oito) e ummáximo de 12 (doze) alunos/atletas.Art. 3º - Os jogos serão disputados em melhor de 05 (cinco) sets, sendo os 04 (quatro)primeiros de 25 (vinte e cinco) pontos. Em caso de empate em 24 (vinte e quatro) pontos, oset só terminará quando uma equipe alcançar a diferença de 02 (dois) pontos. Em caso deempate em número de sets (02 x 02), será jogado um quinto set de 15 (quinze) pontos.Havendo empate em 14 (quatorze) pontos, o set só terminará quando uma equipe alcançar adiferença de 02 (dois) pontos.Art. 4º - A altura da rede será a seguinte: MÓDULO I MÓDULO IIMasculino - 2,35 m Masculino - 2,43 mFeminino - 2,20 m Feminino - 2,24 mArt. 5º Os cartões amarelos aplicados a atletas infratores ou por indisciplina acarretar a umponta para a equipe adversária.
  9. 9. Art. 6º - Os árbitros indicados pela Comissão Organizadora serão responsáveis pela direçãodos jogos.Art. 7º - Os uniformes deverão obedecer aos seguintes critérios:_ Camisas de mesma cor predominante, numeradas nas costas e/ou na frente;_ Shorts de mesma cor predominante;_ Meias e tênis sem travas.Art. 8º - No banco de reservas poderá ficar além dos alunos/atletas inscritos na partida e doProfessor de Educação Física responsável ou uma aluno responsável, no máximo doisacompanhantes previamente identificados com documento de identidade que tambémestarão sujeitos às penalidades.Art. 13º - Será considerada perdedora por ausência (w x o) a equipe que não se apresentarpara a disputa, no local de competição, no máximo até 15 (quinze) minutos após o horárioestabelecido através dos meios oficiais de divulgação que será estabelecida pela equiperealizadora. O resultado da partida será de 3 sets a zero para a equipe que comparecer nohorário estabelecido pela equipe organizadora.

×