Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Planejamento educação fisica cbc e descritores 2013

23,064 views

Published on

  • Be the first to comment

Planejamento educação fisica cbc e descritores 2013

  1. 1. ESCOLA ESTADUAL“DR JOAQUIM VILELA”PLANEJAMENTO ANUALDE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2013-
  2. 2. o SERIE 1 ANO ENSINO MÉDIOPROFESSORES:Eixo Temático I - EsporteTemas: Handebol, Basquete, Voleibol, Futsal, Atletismo, (Corridas e Saltos), Peteca. TÓPICOS HABILIDADES DESCRITORES CONTEUDO1. Aprimoramento técnico das 1.1. Analisar os elementos técnicos de cada modalidade. I – ESPORTE Handebol, Basquete, Voleibol,modalidades 1.2. Vivenciar cada modalidade. D1- Identificar as regras básicas Futsal, Atletismo, (Corridas e de cada modalidade esportiva. Saltos), Peteca2. Aprimoramento tático das 2.1. Aplicar táticas das modalidades em situações de jogo. D2 - Identificar as regras de cadamodalidades esportivas 2.2. Analisar táticas das modalidades em situações de modalidade esportiva em jogo. situações pré-definidas. D3- Identificar os elementos3. Regras 3.1. Analisar regras dos diferentes esportes. técnicos (fundamentos) de cada 3.2. Alterar regras de acordo com o interesse do grupo, modalidade esportiva. espaços e materiais. D4- Identificar as formações táticas de cada modalidade4. Relação entre esporte, 4.1. Explicar as relações entre o esporte, saúde, doping e esportiva.saúde, doping e qualidade de qualidade de vida. D5- Identificar os riscos de cadavida. 4.2. Conhecer os efeitos do doping no organismo e seus modalidade esportiva. malefícios para a saúde. D6- Identificar os benefícios da prática esportiva.5. Esporte, lazer e sociedade 5.1. Compreender o esporte como conteúdo do lazer. D7- Identificar esporte 5.2. Analisar limites e possibilidades para a prática educacional, de participação e de esportiva de lazer. rendimento. 5.3. Compreender o esporte como direito social. D8- Diferenciar esporte 5.4. Conhecer o Estatuto do Torcedor. educacional, de participação e de
  3. 3. 5.5. Relacionar os princípios da competição esportiva com rendimento. a competição na sociedade capitalista. D9- Reconhecer a importância da 5.6. Conhecer o processo de esportivização de outras hidratação antes, durante e após práticas corporais e suas implicações. a prática esportiva. 5.7. Analisar o esporte na perspectiva da inclusão D10- Reconhecer a importância /exclusão de sujeitos. do vestuário adequado durante a 5.8. Analisar a profissionalização do esporte de alto prática esportiva. rendimento. D11- Identificar as modalidades esportivas presentes no país, na6. Esporte, consumo e mídia 6.1. Compreender a relação entre mídia, indústria região e na comunidade local. esportiva e consumo. 6.2. Analisar a influência da mídia nas práticas esportivas. 6.3. Identificar a influência da TV nas mudanças de regras dos diferentes esportes.Temas ComplementaresAtletismo (Lançamentos e Corridas: Rústica, com Barreiras), Vôlei de Dupla, Futevôlei, Futebol de Campo.I - Aprimoramento técnico das modalidades• Analisar os elementos técnicos de cada modalidade.• Vivenciar cada modalidade.II - Aprimoramento tático das modalidades esportivas • Aplicar táticas das modalidades em situações de jogo.• Analisar táticas das modalidades em situações de jogo.III – Regras • Analisar regras dos diferentes esportes. • Alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.Eixo Temático II - Jogos e BrincadeirasTemas: Jogos de Rua, Jogos de Salão e Capoeira.7. O jogo lúdico 7.1. Conhecer as características do jogo lúdico. II – JOGOS POPULARES, Jogos e brincadeiras lúdicas 7.2. Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de JOGOS ESPORTIVOS, educação para o lazer. JOGOS DE SALÃO, JOGOS 7.3. Compreender as implicações dos avanços DE RAQUETE E CAPOEIRA tecnológicos para o brincar. D12 - Identificar os jogos 7.4. Compreender as implicações da urbanização para o regionais, locais e de outras brincar. culturas. D13- Identificar os elementos8. A diversidade cultural dos 8.1. Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema. técnicos básicos da capoeira.jogos e brincadeiras 8.2. Relacionar os jogos e brincadeiras com a história da D14- Diferenciar os estilos de humanidade. capoeira. 8.3. (Re)criar jogos e brincadeiras em função dos sujeitos, espaços e materiais. 8.4. Avaliar a participação coletiva e compartilhada nos jogos e brincadeiras.

×