Projeto Eleições Municipais 2012 Colégio Estadual Raphael Serravalle Profª Claudia Martins

1,266 views

Published on

O Projeto Eleições Municipais 2012: você se considera um analfabeto político?
Será ministrado pela Professora Claudia Martins, nas disciplinas Geografia e Espanhol, nas turmas do 1º e 2º ano do ensino médio, turno noturno.
Tem como objetivo principal conhecer, discutir e analisar com os alunos as principais propostas apresentadas pelas coligações partidárias nas eleições municipais de Salvador e a viabilidade prática das mesmas, incentivando os alunos para o protagonismo juvenil e atuação política, como forma de combater a corrupção no país.
Qualquer professor pode aderir a nossa proposta e aplicar livremente nas suas turmas.

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,266
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto Eleições Municipais 2012 Colégio Estadual Raphael Serravalle Profª Claudia Martins

  1. 1. Colégio Estadual Raphael Serravalle Salvador Bahia Projeto Eleições Municipais 2012: você se considera um analfabeto político? Período: de 3 a 27 de Setembro de 2012Turmas: 1º Ano I – J – L- M 2º Ano I –J – L Noturno Disciplinas: Geografia e Espanhol Profª Claudia Martins 01/09/2012
  2. 2. O Analfabeto PolíticoPoema Satírico de Autoria de Berthold Bretch, poeta e dramaturgo alemão (1898 – 1956) O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio, depende das decisões políticas. O analfabeto político é tão estúpido que se orgulhe e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos: o político vigarista, corrupto e lacaio das empresas nacionais e internacionais. Reflita: Você se considera um analfabeto político? Forme sua coligação com seus colegas de turma e concorra nas eleições simuladas que faremos no dia 27/09/2012, no Colégio. Junte-se a nós !
  3. 3. Não dá para dizer que política é coisa suja. É hora de participar. O poema do famoso dramaturgo alemão Berthold Bretch está mais do que atual e serve para refletirmos neste importante momento da vida nacional, quando temos a responsabilidade de irmos às urnas para eleger nossos representantes no Executivo Municipal: o Prefeito e seu Vice; no Legislativo Municipal: os Vereadores, que irão governar nossa cidade por 4 anos. Não dá para dizer que política é coisa suja. É hora de participar. Assista ao vídeo que apresenta uma belíssima encenação desse poema. Veja no nosso blog. Clique no link ou copie e cole.http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2010/09/o-analfabeto-politico-bertolt-bretch.html
  4. 4. ObjetivoConhecer e analisar com os alunos as principaispropostas apresentadas pelas coligações partidárias naseleições municipais de Salvador e a viabilidade práticadas mesmas, incentivando-os para o protagonismojuvenil e atuação na atividade política, como alternativade combate a corrupção no país.
  5. 5. Cronograma de Atividades• 1ª Parte – de 3 a 08/09: sensibilização dos alunos para aderirem ao projeto, com a leitura do poema o analfabeto político de Berthold Bretch. Formação das Chapas que irão concorrer à eleição simulada no colégio, com os candidatos a prefeitos, seus vices e os vereadores de cada chapa. Discussão de Programas de Governo dos candidatos a prefeitos e vereadores de Salvador, na sala de aula. Esboço dos principais pontos do Projeto de Governo das chapas dos alunos e respectivos candidatos a vereadores em suas equipes.• 2ª Parte - de 10 a 17/09 : Atividades e estudo dos conteúdos ligados à temática.• 3ª Parte- de 18 a 26/09: comícios das chapas na sala de aula, com apresentação dos projetos de governo e das propostas dos respectivos candidatos a vereadores.• 4ª Parte - 27/09/2012: culminância do projeto Apresentação no auditório das 2 chapas com as melhores propostas de governo, escolhidas pela professora e alunos. Votação para eleger o Prefeito (Poder Executivo) e os vereadores (Poder Legislativo). Contagem e resultado da votação para Prefeito e Vereadores (os seis mais votados). 28 de Setembro / 2012 : posse dos eleitos.
  6. 6. Metodologia O trabalho será desenvolvido em equipes de 5 a 10 alunos, dependendo da turma. Cada equipe pesquisará uma das coligações partidárias que concorrem às eleições municipais de Salvador. Criarão suas próprias coligações com nome e número, candidatos a Prefeito, Vice, Vereadores e proposta de governo. Para tanto, assistir ou ouvir o horário político, ler revistas e jornais, buscar informações na Internet, a exemplo do blog Loucos por Tecnologias, consultar professores, amigos etc.• Esta proposta está à disposição de todos no blog Loucos por Tecnologias. Prove que você não é um analfabeto político. Junte-se a nós !
  7. 7. Avaliação A avaliação será processual e somativa, considerando os seguintes aspectos:Participação nas quatro etapas do projeto 1,00Postagem no blog Loucos por Tecnologias das propostas degoverno da chapa 0,25Entrega da ficha de avaliação dos membros da equipe preenchidae assinada pelo líder 0,25Participação na Produção do bunner 0,50 Pontuação Total: 2,00 pontos

×