Bolo de courgette

349 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
349
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Bolo de courgette

  1. 1. BOLO DE COURGETTE Ingredientes: - 150 gr de Amêndoas trituradas - 350 gr de Courgette - 4 Ovos - 250 gr de Açúcar Amarelo - 1/2 Colher de café de aroma de baunilha líquido - 2 Chávenas de café de óleo - 1 Colher de café de sal refinado - 2 Colheres de sobremesa de canela - 2 Colheres de chá de fermento em pó - 300 gr de Farinha com fermento Triturar as amêndoas no "123", e reservar. Juntar a farinha com o fermento, a canela e o sal. Numa taça misturar os ovos inteiros, o óleo, a courgette ralada, o aroma de baunilha e a amêndoa. Bater energeticamente para ficar uma mistura homogénea. Acrescentar o açúcar e mexer. Por fim, juntar a mistura de farinha e voltar a bater. Deitar o preparado numa forma previamente forrada de papel vegetal, untada com óleo e polvilhada com farinha. Levar ao forno pré-aquecido a uma temperatura de 170G cerca de 50 minutos (fazer o teste do palito). Desenformar para cima de uma rede e deixar arrefecer antes de decorar. Entretanto, preparar a cobertura de caramelo e o creme de chocolate para a decoração. Ingredientes para a cobertura: - 60 gr de Açúcar mascavado - 60 gr de Açúcar branco granulado - 50 gr de Margarina - 200 ml de Natas - 4 quadradinhos de chocolate de culinária - 1 ou 2 colheres de sopa de natas (tirar do pacote) - Amêndoa laminada qb Misturar o açúcar e colocar num tachinho anti-aderente. Levar ao lume e deixar fazer caramelo (atenção para não queimar). Quando estiver derretido juntar a margarina, mexer bem e acrescentar as natas (reservar cerca de 2 colheres de sopa de natas para juntar ao chocolate). Deixar ferver cerca de 6 a 7 minutos, em lume brando. Retirar e deixar arrefecer ligeiramente para engrossar, mexendo sempre para não ganhar película na superfície. Colocar a cobertura no bolo com a ajuda de uma espátula. Decorar com amêndoa laminada.
  2. 2. BOLO DE NATAS 4 Ovos 1 Chávena de natas 1 Chávena de açúcar 1 + ½ Chávena de farinha 1 c sopa de fermento Fiz assim: Pré aqueça o forno a 180º e prepare uma forma de buraco no meio, untando-a com manteiga e polvilhando com farinha, ou então use spray desmoldante. Bata as natas com o açúcar, junte 2 ovos inteiros e 2 gemas, bata muito bem. Peneire a farinha com o fermento e envolva delicadamente na mistura de natas. Batas as 2 claras em castelo e com uma espátula envolva-as na massa. Coloque a massa na forma e leve ao forno durante 35 minutos. Certifique-se da cozedura usando um palito, retire e deixe arrefecer um pouco e desenforme enquanto morno. Notas: Como uma chávena tem capacidade de 250 ml e os pacotes de natas mais pequenos têm 200 ml, pode completar com leite e assim evitar abrir dois pacotes. Bolo Amarelinho com Cobertura de Glacé de Laranja Ingredientes 125g de farinha 1 colher de sopa de fermento 100g de açúcar 50g de manteiga amolecida 5 ovos 1 pitada de sal 2 colheres de sopa de azeite Preparação Deite num tigela grande a farinha misturada com o fermento e com o açúcar. Junte a manteiga, os ovos inteiros e a pitada de sal. Depois de bater bem a massa, junte o azeite a ferver, continuando a bater bem a massa. Unte uma forma e polvilhe com farinha. Leve a forno aquecido a 180º cerca de 30 minutos. Verifique a cozedura com um palito. Desenforme quando estiver morno Para Glacé 8 colheres de sopa de açúcar Sumo de 1 laranja grande Bata muito bem o açúcar com o sumo da laranja e barre o bolo com este preparado. (Nós levámos ao lume e fizemos tipo caramelo de laranja …. também ficou bom… mas a anterior é a forma original de fazer).
  3. 3. Bolinhos de Natas para o Lanche Ingredientes 1 pacote de natas – 200ml 4 ovos 125g de açúcar 150g de farinha 1 colher de chá de fermento Preparação Bater as natas juntamente com o açúcar e juntar as gemas. Bater as claras em castelo. Envolver as claras e a farinha misturada com o fermento, alternadamente. Distribuir por formas individuais, untadas com margarina, e vai a forno quente entre 15 a 2 minutos. Desenforme, deixe arrefecer e sirva. BOLO DE NATAS E LEITE DE COCO 1 copo de nata (250ml) 4 ovos clara em neve 2 xícaras de farinha de trigo 2 xícaras de açúcar refinado 1/2 xícara de maizena 2 colheres de margarina 1 vidro de leite de coco morno 1 colher de fermento Mistura se todas as gemas, o açúcar, a margarina e a nata descongelada, se tiver congelada bater na batedeira Depois coloque o leite de coco em seguida a farinha, a maizena e por último as claras em neve e depois o fermento Assar até dourar Se quiser pode colocar 1/2 pacotinho de coco ralado na massa antes de assar e decorar com coco depois de assado
  4. 4. BOLO DE CHOCOLATE E LEITE DE COCO Ingredientes: | 1/2 Chávena de Chocolate em Pó | 1 Lata de Leite Condensado | 200 ml. de Leite de Côco | 1 pacote de Natas (200 ml.) | 3 Ovos Preparação: No copo da bimby coloca-se a borboleta e juntam-se os ovos. Programa-se 3 min., vel. 4, temp. 37º. Depois mais 3 min., vel. 4 (sem temperatura). Adicione o leite condensado, as natas, o leite de côco e o chocolate em pó. Programe 1 min., vel. 4. Unte uma forma de silicone com azeite ou óleo e deite o preparado. Leve ao microondas inicialmente por 10 minutos na potência máxima e depois mais 6 minutos na potência média alta. Deixe arrefecer, desenforme e sirva.

×