Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Vulcanismo

5,589 views

Published on

Vulcanismo

  1. 1. O vulcanismo é uma das manifestações da energia interna da Terra, reflectindo a energia acumulada no seu interior.O vulcanismo constitui um dos fenómenos naturais mais impressionantes, mas, apesar de destruidores, são, simultaneamente, responsáveis pela construção de novas paisagens.
  2. 2. Abertura pela qual ocorre a emissão de material durante a erupção(lava, gases e material sólido).
  3. 3.  O magma, ao ascender à superfície, liberta a maior parte dos produtos gasosos e passa a designar-se lava. Podemos, então, dizer que a lava é matéria rochosa fundida, resultante do magma empobrecido em gases.
  4. 4. Tipos de Materiais Vulcânicos SólidosLíquidos Gasosos (Piroclastos) Cinzas Vapor de água Lava Lapilli Dióxido de carbono Bombas Dióxido de enxofre Blocos Outros gases
  5. 5.  Resultam de lavas parcialmente solidificadas durante a sua emissão ou de fragmentos de outras rochas arrancadas pelo magma na sua subida para a superfície.
  6. 6. Cinza Fragmentos muito finos com umvulcânica diâmetro inferior a 2 mmLapilli Fragmentos com diâmetro entre 2mm e 50 mm.Bombas e Fragmentos com diâmetroBlocos superior a 50 mmPedra- São piroclastos muito leves epomes capazes de flutuar na água. Apresentam um aspecto vesicular
  7. 7. 1 23 4
  8. 8.  A natureza dos materiais expulsos condiciona o tipo de erupção vulcânica. A temperatura e a composição química do magma, determinam a viscosidade da lava (isto é, a sua resistência em fluir), que determina o tipo de erupção vulcânica.
  9. 9.  Caracteriza-se pela emissão tranquila de lava muito fluida (pouco viscosa), que solidifica lentamente. Os gases libertam-se suavemente, podendo a lava deslocarem-se a grandes distâncias, formando autênticos rios de lava.
  10. 10. CaracterísticasViscosidade da lava Materiais vulcânicos expelidos Libertação de gases Muito Muito fluída Rios Escoadas Sem fácil de lava longas Piroclastos
  11. 11.  Caracteriza-se pela emissão violenta de produtos vulcânicos - piroclastos e gases - sob a forma de explosões violentas. A lava é muito viscosa e solidifica rapidamente, formando, por vezes, domos ou agulhas vulcânicas.
  12. 12. CaracterísticasViscosidade da lava Materiais vulcânicos expelidos Libertação de gases Viscosa Nuvem Piroclastos Escoadas de lava Muito ardente muito curtas difícil
  13. 13. Caracteriza-se por apresentar períodos de tranquila emissão de lava, alternando com períodos explosivos de pouca violência com projecções de materiais piroclásticos.As escoadas de lava são pequenas.A lava apresenta grau intermédio de viscosidade.
  14. 14. CaracterísticasViscosidade da lava Materiais vulcânicos expelidos Libertação de gases Grau Nuvem de Piroclastos Escoadas Difícil intermédio gases curtas
  15. 15. Erupção Cones baixos e de vertentesEfusiva suaves, constituídos a partir de longas escoadas de lava fluida. Cone alto de vertentesErupção íngremes, constituído pelaExplosiva acumulação de piroclastos e pequenos derrames de lava, quando existem. Cones pouco íngremes,Erupção constituídos por camadasMista alternadas de piroclastos e camadas resultantes da solidificação de derrames de lava.
  16. 16.  Uma erupção vulcânica caracteriza-se pela emissão, para a superfície terrestre, de materiais vulcânicos durante a actividade de um vulcão. O tipo de erupção varia de vulcão para vulcão e, inclusivamente, no mesmo vulcão, durante o período de actividade. Os diferentes tipos de erupções vulcânicas estão estreitamente relacionados com os materiais emitidos e, consequentemente, com a forma como estes são expelidos.

×