Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Sistema respiratório

117,198 views

Published on

Sistema respiratório

  1. 1. Sistema Respiratório Assegurar as trocas gasosas entre o organismo e o ar daatmosfera. É responsável pelo transporte do oxigénio do ar daatmosfera para a corrente sanguínea e pela eliminação dedióxido de carbono da corrente sanguínea para o ar.
  2. 2. Sistema Respiratório Fossas nasais Faringe Laringe Traqueia Pulmões BrônquiosBronquíolos PleuraDiafragma
  3. 3. Sistema RespiratórioPulmões Vias Respiratórias Fossas Nasais Faringe Laringe Traqueia Brônquios Bronquíolos
  4. 4. Fossas NasaisCavidades que comunicam com o exterior através das narinas; internamente possuemcélulas secretoras de muco nasal e células ciliadas. Filtração do ar – cílios; Aquecimento do ar – capilares sanguíneos; Humidificação do ar – glândulas da mucosa
  5. 5. Faringe Comum aos sistemas respiratório e digestivo, permitindo passagem do bolo alimentar (sistema digestivo) e do ar (sistema respiratório). Comunica com a laringe.
  6. 6. Laringe Laringe Traqueia Brônquios Contém a epiglote que impede a entrada do bolo alimentar nas vias e as cordas vocais. Bronquíolos
  7. 7. Traqueia Traqueia Parede interna da traqueia evidenciando os cílios e o muco. Canal com cerca de 12 cm, cujo interior é revestido por células ciliadas e células secretoras de muco que ajudam a remover as poeira e micróbios do ar inspirado.
  8. 8. Brônquios e Bronquíolos Brônquios BronquíolosParede interna dos brônquios evidenciandonumerosos cílios. O movimento dos cíliosexpulsa bactérias e outras partículas. Brônquios – resultam da bifurcação da traqueia. Bronquíolos – resultam da ramificação dos brônquios em canais mais finos. Ambos possuem revestimento interno semelhante aos da traqueia.
  9. 9. Pulmões Lobos Pulmonares Pleura São os principais órgãos do sistema respiratório. Estão situados na cavidade torácica, sob a protecção das costelas, do esterno e da coluna vertebral. São envolvidos por uma membrana – a pleura.
  10. 10. Alvéolos Pulmonares Alvéolos Bronquíolos pulmonares Características dos alvéolos pulmonares, que os tornam extremamente eficazes nas trocas gasosas: • Fina espessura da parede; • Grande área de superfície; • Densa rede de vasos capilares.
  11. 11. Alvéolos Pulmonares Capilar sanguíneo Hemácia Alvéolo
  12. 12. Inspiração
  13. 13. InspiraçãoContracção do diafragma e O diafragma baixa, as dos músculos intercostais costelas e o esterno sobem A caixa torácica e os pulmões aumentam de volume A pressão diminui no O ar entra nos pulmões interior dos pulmões
  14. 14. Expiração
  15. 15. ExpiraçãoRelaxamento do diafragma e O diafragma sobe, as dos músculos intercostais costelas e o esterno descem A caixa torácica e os pulmões diminuem de volume A pressão aumenta no O ar sai dos pulmões interior dos pulmões
  16. 16. Ciclo respiratório Conjunto de uma inspiração seguida de uma expiração. O nº de ciclos respiratórios por unidade de tempo pode ser alterado através do exercício físico.
  17. 17. Hematose Pulmonar PO2= 104 mmHg Trocas gasosas entre o PCO2= 40mmHg sangue e o ar existente PO2= 40 mmHg PO2= 104 mmHg Alvéolo nos pulmões, ao nível PCO2= 45mmHg PCO2= 40 mmHg dos alvéolos. CO2 O2 Durante a hematose o O2 passa dos alvéolos para o sangue, e o CO2 transportado pelo sangue faz o percurso inverso.  O movimento dos gases faz-se por difusão, devido às diferenças de pressão.
  18. 18. Hematose Celular PO2= 40 mmHg PCO2= 45mmHg Células PO2= 104 mmHg PCO2= 40 mmHg PO2= 40 mmHg PCO2= 45mmHg Capilar sanguíneo Processo que ocorre durante a circulação sistémica, em que o sangue arterial passa a venoso.
  19. 19. Asma Caracterizada pelo estreitamento dos brônquios, o que provoca dificuldades na entrada e saída de ar dos pulmões. Brônquio de uma pessoa normal Brônquio de uma pessoa com asma
  20. 20. Pneumonia Alvéolo de uma pessoa Alvéolo normal com pneumonia Doença que afecta os alvéolos pulmonares. Provocada por vírus, bactérias e fungos, que causam uma infecção e aumento da secreção de muco que se acumula nos alvéolos, dificultando a hematose pulmonar.
  21. 21. Tuberculose Infecção causada por bactérias que destroem os alvéolos pulmonares.
  22. 22. Cancro do Pulmão Cancro Pulmão são Pulmão do fumador Cancro – Resulta da formação de células anormais. 90% dos cancros do pulmão e entre 80% a 90% dos cancros da boca, laringe e esófago são causados pelo consumo do tabaco.
  23. 23. Atitudes Preventivas da Saúde do Sistema Respiratório• Praticar exercício físico ao ar livre• Não fumar• Evitar a poluição atmosférica• Privilegiar as zonas arborizadas

×