Clonagem & OGM

14,725 views

Published on

Published in: Technology
5 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
14,725
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3,527
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
5
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Clonagem & OGM

  1. 1. Clonagem e OrganismosGeneticamente Modificados (OGM)
  2. 2. Como são aplicados actualmente os conhecimentosde genética? Produção de medicamentos A biotecnologia molecular permitiu a produção de medicamentos de baixo custo e uma produção em grande escala, minimizando o risco de alergias e de infecções para a população.
  3. 3. Como são aplicados actualmente os conhecimentos de genética?Planeamento familiar As técnicas desenvolvidas na áreada reprodução medicamente assistida têmsido utilizadas para solucionar muitos casosde infertilidade conjugal e, quandoassociadas ao diagnóstico genético pré-implantatório (DGPI), evitam o nascimentode crianças com doenças graves.
  4. 4. Como são aplicados actualmente os conhecimentosde genética? Produção de Alimentos A engenharia genética tem vindo a desenvolver técnicas através da manipulação de seres vivos em laboratório, cujo genoma é alterado, para melhorar uma ou mais características. Os seres vivos cujo genoma é manipulado são designados organismos geneticamente modificados (OGM). Os produtos alimentares produzidos pelos OGM são denominados alimentos transgénicos.
  5. 5. Organismos Geneticamente Modificados Transgénicos Organismos em que se introduziram genes de diferentes espécies. OGM Alimento transgénico (organismos geneticamente modificados)Planeta Terra — 9.º ano
  6. 6. Organismos Geneticamente Modificados A tecnologia do DNA recombinantetorna possível a manipulação do genoma deplantas e animais utilizados na alimentaçãohumana, com determinados objectivos, como osseguintes: Melhoramento das propriedades nutritivas. Aumento da produção de leite, carne, etc. Aumento da resistência a pragas. Tolerância a condições ambientais adversas. Resistência a herbicidas. Alteração da maturação dos frutos.
  7. 7. Organismos Geneticamente ModificadosTolerância a condições ambientais adversas A manipulação genética permite a obtenção de plantas com mais resistência a condições ambientais, tais como:  a luz intensa  o frio extremo  a seca  a salinidade.
  8. 8. Organismos Geneticamente ModificadosAlteração da maturação dos frutos O OGM aprovado paraser comercializado eutilizado na alimentaçãohumana foi um tomatetransgénico denominadoFlavr Savr. Esta variedade detomate foi transformada deforma a não amolecerdurante o processo deamadurecimento (evitando,desta forma, elevadasperdas durante o transportee armazenamento).
  9. 9. Organismos Geneticamente Modificados
  10. 10. Organismos Geneticamente Modificados Melhoramento de qualidades nutritivas São várias as transformaçõesefectuadas nas plantas no sentido demelhorar as suas qualidades nutritivas.A obtenção de leguminosas com níveiselevados de vitamina A e ferro noarroz ("Arroz dourado") são doisexemplos. Os genes que permitem ao arroz(Oryza sativa) produzir vitamina A são Arroz Branco Arroz Douradoprovenientes do narciso (Nardssuspseudonarcisus).
  11. 11. Organismos Geneticamente Modificados O arroz é a principal fonte de alimentode milhares de milhões de pessoas noSudoeste Asiático que apresentam, por isso,uma elevada carência de vitamina A e deferro. Estima-se que todos os anos 250 000crianças fiquem cegas em consequência dacarência em vitamina A e que 2 milhões morramdevido a complicações resultantes dessaavitaminose. Uma dieta à base de arroz é, também,muito deficiente em ferro, o que está na basede um retardamento do desenvolvimentointelectual e de uma elevada mortalidadeinfantil.
  12. 12. Qual é o impacto da manipulação genética?  O milho é a segunda planta com maior área de cultivo e algumas das suas variedades transgénicas originaram polémica.  O milho Bt, é capaz de produzir naturalmente o insecticida. Este milho foi produzido obtendo o gene de uma bactéria do solo, a Bacillus thuringiensis (Bt) que produz uma toxina mortal para as larvas.
  13. 13. Qual é o impacto damanipulação genética? Um dos principais pontos dediscórdia corresponde à disseminação dotransgene pelo pólen e à possibilidade dea toxina se encontrar no pólen da plantase assim ser incluída na produção de melpelas abelhas, sendo potencialmentealérgica para os humanos, obrigando aque esse milho apenas fosse usado nasrações alimentares dos animais.
  14. 14. Qual é o impacto da manipulação genética?
  15. 15. Qual é o impacto da manipulação genética? A tecnologia Terminator refere-se ao desenvolvimento de um gene que desactiva a capacidade de uma semente germinar quando é plantada no ano seguinte. A tecnologia Terminator foi inicialmente desenvolvida pela indústria multinacional para evitar que os agricultores replantassem as sementes colhidas maximizando, assim, os lucros dessa indústria.
  16. 16. Nuno Correia
  17. 17. Qual é o impacto da manipulação genética? Transgénicos Alimento transgénico Vantagens Desvantagens  Maior resistência a pragas.  Aumento da resistência aos antibióticos.  Redução do uso de pesticidas.  Aumento das alergias.  Atraso na putrefacção.  Diminuição da biodiversidade.  Maior produção agrícola.  Insectos e outras pragas com resistência aumentada.  Produção mais nutritiva — pode contribuir para ajudar os países pobres. Aumento da dependência de pequenos  agricultores de grandes multinacionais. Planeta Terra — 9.º ano
  18. 18. Como são aplicados actualmente os conhecimentosde genética? Clonagem Manipulação genética que consiste na produção de organismos idênticos ao progenitor. Não há fecundação. Ovelha Dolly Não há mistura de genes.
  19. 19. Como são aplicados actualmente os conhecimentosde genética?A clonagem pode ter dois propósitos: Clonagem Terapêutica Reprodutiva Feita a partir de  Permite criar um células estaminais. indivíduo, que é uma cópia do progenitor. Permite curar doenças, obtendo-se tecidos ou órgãos. Clonagem Planeta Terra — 9.º ano
  20. 20. Como é feita a Clonagem?
  21. 21. Clonagem Reprodutiva A clonagem reprodutiva é uma técnica que permite a criação de seres vivos geneticamente idênticos, designados clones, descendentes de uma única célula somática (qualquer célula do organismo à excepção dos gâmetas).
  22. 22. Clonagem Reprodutiva
  23. 23. Clonagem Terapêutica Clonagem efectuada com oobjectivo de obter tecidos ouórgãos para tratamento dodoenças. Utiliza células estaminais,células que possuem acapacidade de se multiplicaremindefinidamente e podemoriginar diferentes tecidos. Ascélulas estaminais podem serusadas no tratamento de umainfinidade de doenças. A utilização de embriõeshumanos para a extracção decélulas estaminais é muitocontroversa.
  24. 24. Quais são os riscos da clonagem?A clonagem levanta um várias questõesde ordem ética e biológica tais como:  A perda da variabilidade genética da nossa espécie;  A possibilidade de comprometer a individualidade;  O envelhecimento precoce;  A aparecimento de um grande número de malformações;  Será aceitável a produção de embriões humanos para a obtenção de tecidos ou órgãos?

×