Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

FORÇAS INTERMLECULARES

801 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

FORÇAS INTERMLECULARES

  1. 1. As forças Intermoleculares O H H H H O Prof.: Nilsonmar
  2. 2. As forças Intermoleculares Como você explica o fato de uma mesma substância poder se apresentar na forma sólida, líquida e gasosa?  É a intensidade da força entre as moléculas .
  3. 3. As forças Intermoleculares Importante:  Quanto menos intensas forem as forças intermoleculares, mais volátil será a substância e menor será sua temperatura de ebulição.
  4. 4. As forças Intermoleculares Aumento da intensidade das forças intermoleculares  A coesão da matéria nos estados físicos, sólido, líquido e gasoso é consequência da atração entre moléculas através das ligações intermoleculares (ligação entre moléculas).
  5. 5. As forças Intermoleculares O H H H H O O H Clica Enter H  As ligações intermoleculares são mais fracas do que as ligações interatômicas (ligações entre átomos que constituem as moléculas).
  6. 6. As forças Intermoleculares Forças intermoleculares mais fortes Maior ponto de fusão O H H O H H Clica Enter
  7. 7. As forças Intermoleculares O H O H H Quanto mais fortes as ligações H intermoleculares, maior será a energia posta em jogo para romper as ligações entre moléculas, de forma que se dê a mudança de estado físico.
  8. 8. Moléculas  As unidades constituintes da estrutura são moléculas.  As moléculas podem ser polares ou apolares.  As ligações químicas que se estabelecem entre as unidades constituintes da estrutura são ligações dipolo-dipolo e ligações de London.
  9. 9. Ligações dipolo-dipolo Clica Enter  As ligações dipolo-dipolo estabelecem-se entre moléculas polares ( mR ¹ 0 ).
  10. 10. Ligações de Hidrogênio O H H d+ d+ H H O O H H d+ d- d+ d+ d+ d- d- Clica Enter  A ligação de H ( Hidrogênio ) é um caso particular da ligação diplo-dipolo.  As ligações de H estabelecem-se entre átomos pequenos e com eletronegatividades altas (F , O e N) e o átomo de H.
  11. 11. Tensão Superficial Clica Enter  As ligações de H, são das ligações intermoleculares as mais fortes.
  12. 12. Ligações dipolo-dipolo H H H S H O Gás ( 25º C ) Liquido ( 25º C )  O que condiciona a diferença no estado físico destas substâncias são as ligações de H que se estabelecem entre as moléculas de água. Entre moléculas de H2S não se estabelecem ligações de H.
  13. 13. Ligações dipolo-dipolo H H S H H S Entre moléculas de H2S estabelecem-se ligações dipolo-dipolo. Clica Enter
  14. 14. Ligações de Hidrogénio O d+ H H d+ d+ d+ d+ d- d- H H O O H Clica Enter d+ H d-  É necessário fornecer mais energia à água para romper essas ligações ( Hidrogênio ), daí , o seu ponto de ebulição ser maior.
  15. 15. Ligações de Hidrogénio Clica Enter
  16. 16. Forças de Wander Walls (Dipolo Induzido ou Força de london) A Molécula apolar d+ d- Dipolo instantâneo Acontece em moléculas APOLARES. Em média , a nuvem eletrônica distribui-se de uma forma esférica à volta do núcleo. O movimento do elétron, provoca num determinado instante um dipolo instantâneo.
  17. 17. Forças de Wander Walls (Dipolo Induzido ou Força de London) Clica Enter Esta polarização é induzida à moléculas vizinhas, resultando daí forças de atração entre moléculas.
  18. 18. Forças de Wander Walls (Dipolo Induzido ou Força de London) Clica Enter A B A B d+ d- d+ d- d- Molécula apolar Dipolo instantâneo A ligação de London depende : - do número de elétrons; - do tamanho da molécula; d+ Dipolo induzido
  19. 19. Forças de Wander Walls (Dipolo Induzido ou Força de London) 9 F ; 17 Cl ; 35 Br ; 53 I À medida que o raio atómico aumenta (aumento do nº de elétrons) as forças de dispersão de London são mais fortes, daí que, à temperatura ambiente o flúor e o cloro são gases, o bromo é líquido e o iodo é sólido.

×