Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Info

225 views

Published on

EMEF PROFESSOR ANTÔNIO DE FREITAS AVELAR

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Info

  1. 1. Info. Integrantes: Nicolas A.S. Cunha Igor F. Polisel Gabriel Felipe David Borges Henrique Kenzo Professor: Severo Ortiz Escola: EMEF Profº Antônio De Freitas Avelar
  2. 2. lll Gincana Virtual Caragua História das Olimpíadas
  3. 3. O Principio • Os Jogos Olímpicos foram criados pelos gregos por volta de 2500 a.C. como uma homenagem a Zeus, o maior dos deuses segundo a mitologia grega,demorou séculos para que as olimpíadas ficasse como os dias de hoje.
  4. 4. O Começo Na Era Moderna • Os primeiros Jogos da era moderna realizaram-se na Grécia em 1896 por um aristocrata francês, Barão de Coubertin, que recuperou os Jogos tentando reavivar o espírito das primeiras olimpíadas, que passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos desde então, tendo sido interrompidos apenas pelas duas Grandes Guerras Mundiais.
  5. 5. O COI • Em 1894 é criado o Comité Olímpico Internacional (COI), entidade não-governamental que seria inicialmente presidida por Demetrius Vikelas e mais tarde pelo próprio Barão de Coubertin. Inicialmente Coubertin desejava que os primeiros Jogos Olímpicos se realizassem em 1900 em Paris, mas ficou decidido que se realizariam antes em Atenas em 1896, o que inicialmente provocou alguns problemas, devido à dificuldade em obter apoio financeiro por parte do governo grego. Com o empenho do COI foi possível obter o apoio da Família Real da Grécia, principalmente do Príncipe Constantino, para que os primeiro jogos em Atenas se tornassem realidade (o sistema de rotatividade entre cidades do mundo só foi definido anos depois). Assim, em Abril de 1896, começam na capital grega os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizados regularmente a cada quadriénio desde então.
  6. 6. Um Pouco Sobre o Como Coubertin Pensava • Retornar com os Jogos Olímpicos seria uma forma de celebrar a paz entre as nações, pensa o Barão, numa época em que o seu país acabara de ser humilhado numa guerra-relâmpago com a Alemanha. Assim, ele lança sucessivos apelos, tanto aos governos quanto às entidades desportivas dos países mais poderosos da Europa, para que voltem a realizar essas competições, à semelhança daqueles da Antiguidade. Em 1892, num congresso na Sorbonne, o Barão consegue que alguns países se comprometam a enviar atletas para a primeira competição olímpica da Era Moderna.
  7. 7. • Os primeiros Jogos da era moderna realizaram-se na Grécia em 1896 por um aristocrata francês, Barão de Coubertin, que recuperou os Jogos tentando reavivar o espírito das primeiras olimpíadas, que passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos desde então, tendo sido interrompidos apenas pelas duas Grandes Guerras Mundiais. • Inicialmente, os Jogos eram disputados apenas por atletas amadores. Entretanto, no final do século XX, a competição foi aberta a atletas profissionais.
  8. 8. Tragédias Nas olimpíadas • Dada a importância e a visibilidade dos Jogos para o mundo, estes têm também, nos últimos anos, sido usados como espaço para confrontos políticos e reivindicações, de que são os piores exemplos o massacre de Munique em 1972, em que membros da comitiva israelita foram feitos reféns por extremistas Palestinianos: Os boicotes durante a Guerra Fria, aos Jogos de 1980 e 1984, pelo bloco de países Soviéticos e pelos EUA, respectivamente, e também o atentado à bomba ocorrido em Atlanta em 1996.
  9. 9. A Criação Dos jogos de Inverno • Apesar de serem, em teoria, um evento para participação mundial, é inegável que as Olimpíadas possuem um carácter ainda centralizado no hemisfério norte, onde surgiram, e onde se localiza a maior parte dos tais “países desenvolvidos”. Não por acaso, as Olimpíadas são jogos de verão, mas o verão do norte, que vai de Junho a Setembro, quando os atletas têm calor suficiente para treinar e competir. Deixam de fora, assim, os chamados “modalidades de Inverno”, que necessitam de neve para sua realização, fundamentalmente. Para abrigar essas modalidades, o COI cria, em 1924, os Jogos Olímpicos de Inverno, disputados sempre no hemisfério Norte, anteriormente coincidindo com os quadriénios dos Jogos originais, e mais tarde (a partir de 1994) alternando-se com diferença de dois anos entre cada evento .
  10. 10. Os Jogos Paraolímpicos • Prosseguindo os seus projectos de abrir as modalidades olímpicas a todos os desportistas do mundo, o COI cria as Paraolimpíadas em 1952, dedicadas especificamente aos atletas com alguma deficiência física. Exceptuando de 1968 a 1984, esses Jogos Paraolímpicos foram realizados nas mesmas cidades dos jogos convencionais.
  11. 11. Lista De Cidades Que Foram Sedes Das Olimpíadas Jogos Olímpicos de Atenas 1896 Jogos Olímpicos de Paris 1900 Jogos Olímpicos de Saint Louis 1904 Jogos Olímpicos de Londres 1908 Jogos Olímpicos de Estocolmo 1912 Jogos Olímpicos de Antuérpia 1920 Jogos Olímpicos de Paris 1924 Jogos Olímpicos de Amesterdão 1928 Jogos Olímpicos de Los Angeles 1932 Jogos Olímpicos de Berlim 1936 Jogos Olímpicos de Londres 1948 Jogos Olímpicos de Helsínquia 1952 Jogos Olímpicos de Melbourne 1956
  12. 12. Jogos Olímpicos de Roma 1960 Jogos Olímpicos de Tóquio 1964 Jogos Olímpicos de México 1968 Jogos Olímpicos de Munique 1972 Jogos Olímpicos de Montreal 1976 Jogos Olímpicos de Moscovo 1980 Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 Jogos Olímpicos de Seul 1988 Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 Jogos Olímpicos de Sydney 2000 Jogos Olímpicos de Atenas 2004 Jogos Olímpicos de Pequim 2008 Jogos Olímpicos de Londres 2012
  13. 13. A Bandeira Olímpica • A bandeira olímpica é toda branca, com os cinco anéis entrelaçados; foi idealizada pelo Barão de Coubertin, em 1913. A primeira bandeira, de 3mX2m, foi costurada na loja Bon Marché, em Paris. Ela fez sua aparição oficial no ano seguinte. Mas só seria hasteada num estádio na Olimpíada de 1920. • Os anéis representam os continentes (azul, Europa; amarelo, Ásia; preto, África; verde, Oceânia; e vermelho, América). Com as cinco cores podem ser compostas todas as bandeiras do mundo. Ao criar o símbolo dos jogos, as cidades devem usar os anéis misturados a outros elementos.A bandeira traz também o lema olímpico "Citius, Altius,Fortius" (Mais rápido, mais alto, mais forte), idealizado por um monge francês chamado Didon , amigo do Barão de Coubertin, em 1890.
  14. 14. Principais Modalidades • Nos Jogos Olímpicos são consideradas diversas modalidades entre as quais se destacam: Andebol, Atletismo, Badminton, Basebol, Basquetebol, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Futebol, Ginástica, Halterofilismo, Hipismo, Hóquei sobre grama, Judo, Luta, Nado sincronizado, Natação, Pentatlo moderno, Pólo aquático, Remo, Saltos ornamentais, Softbol, Taekwondo, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro ao alvo, Tiro com Arco, Triatlo, Vela e Voleibol.
  15. 15. Curiosidades • Curiosamente, nos Jogos da Antiguidade, os países abandonavam todo o conflito político-militar quando chegasse a época dos jogos. O próprio carácter internacional da competição teve início quando três reis de cidades-estado gregas assinaram um tratado de paz em Olímpia, prometendo enviar para lá, a cada quatro anos, seus melhores atletas, obrigando-se a trégua caso estivessem em guerra. O século XX fez com que essa tradição fosse invertida: os Jogos é que se interromperam quando as guerras estouravam, e isso ocorreu três vezes até hoje (1916, 1940 e 1944). Essas duas guerras também viram morrer vários atletas, inclusive medalhistas, que acabaram por se converter em soldados.
  16. 16. • A escolha da cidade dos Jogos realiza-se em reunião do Comité Olímpico Internacional sete anos antes da prova. • Entre 1896 e 2008, os Jogos realizaram-se por 15 vezes na Europa, 5 vezes na América do Norte ou Central, 3 vezes na Ásia e 2 na Oceânia. Desde 1986, têm sido raras as candidaturas originárias da América do Sul e de África: apenas Brasília como candidata aos Jogos de 2000, Buenos Aires e a Cidade do Cabo como candidatas aos Jogos de 2004 e o Rio de Janeiro aos Jogos de 2012.
  17. 17. • Existem centenas de modalidades, e nem todos podem ser considerados como modalidades olímpicas, pelo que se encontrou um termo que permite seleccionar os que terão lugar nos Jogos Olímpicos. Actualmente, para um desporto ser considerado Olímpico tem que ser praticado por homens em pelo menos 75 países e em quatro continentes, e por mulheres em pelo menos 40 países e em três continentes.
  18. 18. Obrigado por sua atenção.

×