Técnicas de leitura

15,790 views

Published on

Aula sobre tipos de leitura

2 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
15,790
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
16
Actions
Shares
0
Downloads
295
Comments
2
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Técnicas de leitura

  1. 1. Técnicas de leitura
  2. 2. O que é acervo? É todo material que o indivíduo leu ou observou durante sua vida. É sua bagagem de conhecimento; Toda biblioteca tem acervos de livros, que representam o conjunto de obras sobre diversas áreas do conhecimento;
  3. 3. Acervo
  4. 4. Construção de sentidos  A bagagem de conhecimento que trazemos durante a vida nos auxilia na construções de nossos sentidos e de conhecimento de mundo.
  5. 5. Construção de sentidos
  6. 6. Vídeo 1 Folha de São Paulo
  7. 7. Vídeo 2Documentário Fahrenheit
  8. 8. COMO LER O MUNDO? A leitura exige um certo conhecimento demundo para que possa ser feita com sucesso. No caso da Folha se não soubéssemos da história de Hitler?
  9. 9. Objetivos da leitura: Assimilar conhecimento Buscar novos conhecimentos Preparar o intelecto Ter posicionamento crítico diante da realidade Gerar novo conhecimento
  10. 10. Livros são nossos amigos
  11. 11. Primeiro passo para a leitura Vamos ler sobre o que?
  12. 12. O que vamosperceber na leitura?  Alguma informação específica? Ou o que foi escrito de um tema geral?
  13. 13. Tipos de leitura - Varia de acordo com o autor. - Veremos duas classificações.
  14. 14. Classificação I Skimming Leitura do significado Leitura do estudo Leitura crítica Scanning
  15. 15. Skimming“Skim” em inglês é deslizar à superfície, passar os olhos, procura captar a tendência geral do texto.Leitura superficial de títulos e subtítulos, e de alguns parágrafos
  16. 16. Leitura do significado Procura obter uma visão geral do texto.Leitura rápida, sem se deter ou retornar a parágrafos já lidos.
  17. 17. Leitura do estudoLer, reler, anotar, resumir o texto.Assimilação do que está sendo estudado
  18. 18. Leitura crítica Reflexão, avaliação ecomparação com o que se leu antes. - Análise crítica do que foi estudado - Formação das nossas próprias ideias!
  19. 19. Scanning “Scan” em Inglês quer dizer examinar, sondar, explorar.- Logo, com a técnica de “scanning” você irá fazer uma varredura do texto, procurando detalhes e idéias objetivas.- Quando se procura (objetivamente) um certo tópico no texto.
  20. 20. Vídeo 3 Outras Estórias
  21. 21. Classificação IILeitura informativa:Leitura de reconhecimento Seleção Crítica Interpretação Compreensão Análise Síntese Avaliação Aplicação do conteúdo aprendido
  22. 22. Leitura informativa Tem por objetivo obter informações, dados efundamentação para servir de base a um trabalho científico.
  23. 23. Etapas da leitura informativa Leitura de reconhecimento:- O leitor verifica se encontrará no texto as informações de que necessita. Seleção: - O leitor busca selecionar as informações de que necessita.
  24. 24. Leitura informativa Crítica - O leitor julga o significado do texto, verifica a consistência das ideias e a coerência das argumentações. Interpretação- O leitor visa relacionar as afirmações do autor com as questões para as quais ele procura uma resposta.
  25. 25. O que ainterpretação exige? Compreensão– Que tese o autor defende? De que trata o texto? Análise (segmentação…) – Quais as partes que constituem o texto? Síntese– Quais as ideias principais do texto? Como elas se interrelacionam?
  26. 26. O que a interpretação exige? Avaliação- O texto é passível de críticas? Há falhas na argumentação? Aplicação do conteúdo aprendido - Em que contextos posso aplicar as ideias expostas no texto? - Elas respondem as questões que busco responder?
  27. 27. Ler e entenderO entendimento do texto possibilita a criação denovas ideias e de novos resultados.
  28. 28. Como aproveitar a leitura? Anotando todas asinformações relevantessempre que possível!
  29. 29. Tipo de anotações Corridas Esquemáticas Em forma de resumo
  30. 30. Anotações corridas  O texto deve ser lido na integra uma vez;  Reler o texto anotando palavras e expressões desconhecidas; Buscar o significado das palavras e termos em dicionário ou enciclopédia; Sublinhar o trecho ou palavras mais importantes;  Redigir um resumo a partir das anotações.
  31. 31. Anotações esquemáticas Deve ser feita após a leitura completa do texto; Baseiam-se nas anotações corridas; Apresenta-se a ideia do texto de maneira vertical (hierarquia).
  32. 32. Exemplo:1. Novo livro publicado - Revoluções na Física 1.1 O ano miraculoso de Einstein2. Trabalhos de Einstein 2.1 Teoria da relatividade 2.2 Efeito fotoelétrico3. Trabalhos de Newton 3.1 Cálculo 3.2 Teoria das cores 3.3 Teoria da gravitação4. Prefácio 4.1 Sir Roger Penrose 4.2 Conflitos de Einstein com a mecânica quântica
  33. 33. Anotações resumidas É necessário ler o texto mais de uma vez para reconhecer O Assunto (área) – Comunicação, artes, filosofia, matemática, medicina,... O Tema (subárea) – Novas tecnologias, arte moderna, a obra de Da Vinci, medicina fitoterápica…
  34. 34. Anotações resumidas A Estrutura do texto - relevância das informações O Desenvolvimento das ideias - argumentos utilizados pelo autor
  35. 35. Muito obrigado pela atenção!

×