Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Cfakepathosromanos 091117115733-phpapp02

1,186 views

Published on

  • Be the first to comment

Cfakepathosromanos 091117115733-phpapp02

  1. 1. Os Romanos na Península Ibérica
  2. 2. Este era o território romano no séc.III a.C Vieram da Península Itálica atraídos pelas riquezas da Península Ibérica
  3. 3. Os Romanos eram um povo muito desenvolvido. Possuíam um poderoso e organizado exército, o que lhes permitiu construir um grande império. Tartaruga – técnica defensiva Catapulta Roma era a capital do império Romano que era governado por um imperador e por cidadãos ricos e poderosos.
  4. 4. Os Lusitanos Antes da chegada dos Romanos o território da Península Ibérica era ocupada por vários povos, em que se destacavam os Lusitanos. O exército Romano era muito poderoso , mas os Lusitanos ofereceram uma grande resistência Os Lusitanos travaram duras lutas com os Romanos nas quais obtiveram grandes vitórias.
  5. 5. Viriato, que a tradição diz ter sido um pastor, foi um chefe muito corajoso dos Lusitanos e venceu os romanos em várias ocasiões. Este guerreiro acabou por ser atraiçoado e mandado assassinar pelos Romanos enquanto dormia. Monumento a Viriato em Viseu
  6. 6. Sertório, um ex-general Romano, que estava zangado com Roma por questões políticas ficou a comandar os Lusitanos, após a morte de Viriato. Mas também ele teve a mesma sorte que Viriato: foi assassinado à traição durante um banquete. Criou as primeiras escolas, onde se ensinava o Latim, o Grego e os costumes romanos.
  7. 7. A conquista Romana Os Romanos acabaram por conquistar a Península Ibérica no séc. I a.C.
  8. 8. A Romanização Como possuíam uma cultura muito rica, os Romanos fixaram-se na Península Ibérica e acabaram por influenciar os povos que conquistaram. Dá-se o nome de romanização à influência que os Romanos tiveram na cultura, nos usos e costumes dos povos da península.
  9. 9. A prosperidade económica Os Romanos desenvolveram muito: • a agricultura – introduziram novas técnicas, o que aumentou a produção de cereais, azeite e do vinho; • as minas como as de Aljustrel e de Vila Pouca de Aguiar; • outras actividades como a tecelagem, a cerâmica, a salga de peixe; • o comércio com a circulação da moeda, o que facilitava as trocas comerciais.
  10. 10. Novas construções Os Romanos desenvolveram a construção de confortáveis habitações. Construíram-se casas com jardins, repuxos e mosaicos de várias cores.
  11. 11. Construíram-se também balneários públicos ou termas, onde o maior interesse era encontrar pessoas, de escutar conversas, falar de política e tratar de negócios. Ruínas de Estói Ruínas de Vilamoura
  12. 12. Construíram também anfiteatros e templos Anfiteatro em Mérida - Espanha Templo de Diana - Évora
  13. 13. Para fornecerem água às suas cidades, construíram longos aquedutos. Aqueduto de Pegões
  14. 14. A construção de estradas e pontes À medida que o império crescia, os Romanos construíram também uma grande rede de estradas e pontes, que unia as cidades mais importantes e a sua capital, Roma. Por isso se diz que todos os caminhos vão dar a Roma. Ponte de Monforte Via romana
  15. 15. A língua latina A língua dos Romanos, o Latim, passou a ser falada pelos povos peninsulares. A romanização também se deu na introdução da numeração, das leis escritas e de novos cultos religiosos – o Cristianismo.
  16. 16. Vestígios Romanos em Portugal Ponte romana em Negrelos Ruínas de Conímbriga Miróbriga – Santiago do Cacém
  17. 17. Ruínas de Tróia Ruínas de Milreu - Estói Ruínas de Braga
  18. 18. Fim

×