Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Separação de Misturas

25,267 views

Published on

Published in: Education
  • Professor não estou conseguindo achar o material didático para imprimir.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Separação de Misturas

  1. 1. Processos de Separação de Misturas Conjunto de processos de separação dos componentes das misturas. Heterogêneas (Mais de Uma Fase) Homogêneas (Uma só Fase) Fase é uma porção homogênea de um sistemaCritérios de pureza são testes de laboratórios paraverificar se uma substância é pura. Os mais usados são determinação de PF, PE, d e solubilidade.
  2. 2. Processos de Separação de MisturasHeterogêneas quando todas as fases são sólidas CataçãoOs fragmentos são catados com a mão ou pinça.
  3. 3. Processos de Separação de MisturasHeterogêneas quando todas as fases são sólidas Ventilação Separação do componente mais leve por corrente de ar.
  4. 4. Processos de Separação de MisturasHeterogêneas quando todas as fases são sólidas Levigação Separação do componente mais leve por corrente de água.
  5. 5. Processos de Separação de MisturasHeterogêneas quando todas as fases são sólidas Flotação Separação por um líquido de densidade intermediária.
  6. 6. Processos de Separação de MisturasHeterogêneas quando todas as fases são sólidas Dissolução Fracionada Separação por meio de um líquido que dissolve apenas um componente. Areia Areia + Acrescenta-se Água Água Sal Água e Filtra + Evaporação Sal Sal
  7. 7. Processos de Separação de MisturasHeterogêneas quando todas as fases são sólidas Separação Magnética Apenas um componente é atraído pelo ímã.
  8. 8. Processos de Separação de MisturasHeterogêneas quando todas as fases são sólidas Fusão Fracionada Separação por aquecimento da mistura até a fusão do componente de menor Ponto de Fusão.
  9. 9. Processos de Separação de MisturasHeterogêneas quando todas as fases são sólidas Cristalização Fracionada Adiciona-se um líquido que dissolva todos os sólidos. Por evaporação da solução obtida, os componentes cristalizam-se separadamente.
  10. 10. Processos de Separação de MisturasHeterogêneas quando todas as fases são sólidas Peneiração ou Tamização Os componentes estão reduzidos a grãos de diferentes tamanhos.
  11. 11. Processos de Separação de Misturas Heterogêneas quando pelo menos uma das fases não é sólida SedimentaçãoSeparação de duas ou mais camadas devido a diferentes densidades.
  12. 12. Processos de Separação de Misturas Heterogêneas quando pelo menos uma das fases não é sólida DecantaçãoApós a sedimentação a fase líquida é escoada.
  13. 13. Processos de Separação de Misturas Heterogêneas quando pelo menos uma das fases não é sólida FiltraçãoSepara a fase líquida ou gasosa da sólida por meio de uma superfície porosa.
  14. 14. Processos de Separação de Misturas Heterogêneas quando pelo menos uma das fases não é sólida CentrifugaçãoDecantação acelerada por um centrífuga.
  15. 15. Processos de Separação de Misturas Heterogêneas quando pelo menos uma das fases não é sólida SifonaçãoÉ um processo de transporte de um líquido de um nível alto para outro mais baixo.
  16. 16. Processos de Separação de Misturas Homogêneas Evaporação Por aquecimento abaixo do PE do líquido, o gás dissolvido é expulso.Água Água + Evaporação Sal Sal
  17. 17. Processos de Separação de Misturas Homogêneas Destilação Simples (Sólido + Líquido)Por aquecimento, só o líquido entra em ebulição, vaporiza- se e a seguir condensa-se, separando-se do sólido.
  18. 18. Processos de Separação de Misturas Homogêneas Destilação Simples (Sólido + Líquido)Por aquecimento, só o líquido entra em ebulição, vaporiza- se e a seguir condensa-se, separando-se do sólido.
  19. 19. Processos de Separação de Misturas Homogêneas Destilação Fracionada (Líquido + Líquido)Por aquecimento, os líquidos vaporizam-se e a seguir condensam-se, separadamente, à medida que vão sendo atingidos os seus Pontos de Ebulição.
  20. 20. Processos de Separação de Misturas Homogêneas Liquefação Fracionada (Gás + Gás) Por resfriamento da mistura, os gases seliqüefazem separadamente, à medida que vão sendo atingidos os seus PE.

×