Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
ESTRATÉGIA DINÂMICA E COMPETITIVA
PAULO ROGÉRIO DE OLIVEIRA
RA 2563469650
CURSO ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE COLABORATIVA
(ESTRATÉGIA DINÂMICA E
COMPETITIVA)
Aula-tema 05: Formulação de Estratégias para
Unidades de Negócio
O objetivo desta atividade é levar você a utilizar ferram...
Dica: Os materiais indicados podem ser apenas o começo de seus estudos, que podem ser aprofundados
com as indicações feita...
Passo 4: Poste para o seu tutor a Atividade na data indicada.
“Onde estamos?” (“Onde estou?”);
“Para onde vamos?” (“Para o...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Atividade colaborativa estratégia dinâmica e competitiva

6,850 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Atividade colaborativa estratégia dinâmica e competitiva

  1. 1. ESTRATÉGIA DINÂMICA E COMPETITIVA
  2. 2. PAULO ROGÉRIO DE OLIVEIRA RA 2563469650 CURSO ADMINISTRAÇÃO ATIVIDADE COLABORATIVA (ESTRATÉGIA DINÂMICA E COMPETITIVA)
  3. 3. Aula-tema 05: Formulação de Estratégias para Unidades de Negócio O objetivo desta atividade é levar você a utilizar ferramentas estratégicas na formulação de estratégias para sua carreira profissional. Você percorrerá, passo a passo, o processo de formulação de estratégias empresariais só que, o foco não será o sucesso da empresa e sim o seu sucesso no mercado de trabalho. A produção desta atividade exigirá leitura das fontes indicadas, participação no fórum, autoanálise (diagnóstico), definição de metas para alcançar seu objetivo e descrição em formato de um sumário estratégico. Nesta atividade, você é convidado a pesquisar a legislação eleitoral, mapeando três questões específicas: a arrecadação de recursos e prestação de contas, as pesquisas e testes pré-eleitorais e a regulamentação da propaganda eleitoral. Este trabalho busca desenvolver nos alunos a percepção dos aspectos legais que envolvem as atividades político-eleitorais, principalmente no que concerne ao campo do marketing eleitoral. Para tanto, o estudo da legislação é a melhor maneira de mapear essas informações. A atividade consiste na elaboração de um sumário estratégico que poderá lhe servir como orientador em seu planejamento de carreira. Passo 1: Você deverá consultar o material abaixo para que possa se munir de informações básicas sobre o assunto. SEBRAE-PR. Planejamento Estratégico. Disponível em: http://www.sebraepr.com.br/PortalInternet/Destaques/Melhorando-minha-empresa/Planejamento- estrat%C3%A9gico. Acesso em: 23 Mai. 2013. Se preferir, clique aqui. UOL. Notícias-Emprego. “Confira oito passos para planejar sua carreira”. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/empregos/album/2013/02/19/confira-8-passos-para-planejar-sua- carreira.jhtm#fotoNav=1>. Acesso em: 20 Mai. 2013. Se preferir, clique aqui. PATTI, Camila. “Os 15 piores erros de carreira, segundo especialistas”. In: Exame.com. 23 Mai. 2013. Disponível em:http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/os-15-piores-erros-de-carreira-segundo-os- especialistas?page=1. Acesso em: 23 Mai. 2013. Se preferir,clique aqui. KLUYVER, Cornelis A. de. Estratégia: competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2ª. edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 – Figura 1.3 (O processo de formulação de estratégias, p.16). Após ler e ver o material proposto, você utilizará a Figura 1.3 (KLUYVER, p. 16) para formular estratégias de sua carreira profissional. Traduza as colocações do livro da seguinte maneira: “Onde estamos?” (“Onde estou?”); “Para onde vamos?” (“Para onde vou?”); “Como chegaremos lá?” (“Como chegarei lá?”).
  4. 4. Dica: Os materiais indicados podem ser apenas o começo de seus estudos, que podem ser aprofundados com as indicações feitas no Saiba Mais (Clique aqui). Passo 2: Nesse passo, você vai estabelecer um diálogo com seus colegas virtuais, ao compartilhar suas posições e principalmente estabelecer uma reflexão acerca de todos os pontos que levantou durante o Passo 2. No ambiente Virtual de Aprendizagem, acesse o Fórum Geral para discutir e responder às seguintes questões: O que é importante na hora de definirmos a missão, as metas e objetivos de nossa carreira profissional? Como devemos analisar nossos pontos fortes e fracos para a carreira profissional? Dica: O Fórum Geral é uma ferramenta assíncrona, isto é, as respostas não são postadas em tempo real. É um meio de comunicação que possibilita a interação, através da discussão coletiva de um determinado tópico. Então, acesse o fórum! Passo 3: Baseando-se em suas leituras e nas discussões realizadas no Fórum, elabore individualmente um sumário em que se descreva, resumidamente, os principais itens da Figura 1.3 voltados à formulação de estratégias para sua carreira profissional. Roteiro do trabalho (entre 04 e 06 páginas. ABNT: Fonte Arial 12, espaço 1,5, papel A4 Normal): Capa (com nome, RA); Sumário (que contenha os itens a serem descritos); Descrição e breve comentário de cada item listado no sumário; Referências bibliográficas. Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como apresentar as referências em trabalhos acadêmicos, consulte: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html> e <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acessos em: 31 mar. 2013. Importante: Para a estruturação da atividade, utilize o template disponibilizado (Clique Aqui). Critérios avaliativos: CRITÉRIOS PONTUAÇÕES Adequação à proposta 2,0 Utilização dos materiais indicados e Formatação e normas da ABNT 1,0 Participação no fórum 1,0 Nota Total 4,0
  5. 5. Passo 4: Poste para o seu tutor a Atividade na data indicada. “Onde estamos?” (“Onde estou?”); “Para onde vamos?” (“Para onde vou?”); “Como chegaremos lá?” (“Como chegarei lá?”). O que é importante na hora de definirmos a missão, as metas e objetivos de nossa carreira profissional? Como devemos analisar nossos pontos fortes e fracos para a carreira profissional? Capa (com nome, RA); Sumário (que contenha os itens a serem descritos); Descrição e breve comentário de cada item listado no sumário; Referências bibliográficas.

×