Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Prova

65 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Prova

  1. 1. FAÇA AS DEVIDAS CORRESPONDÊNCIAS DE NÚMERO COM SUA RESPECTIVA INFORMAÇÃO1. Amigo2. Amor cortês ou amor de corte3. As canções líricas (românticas) podiam ser4. As canções satíricas podiam ser5. Cancioneiro6. Canções de gesta7. Cantigas de Amor8. Cantigas de Amigo9. Cantigas de Escárnio10. Cantigas de Maldizer11. Coita12. Cruzadas13. D. Dinis14. Escárnio15. Fé cega16. Feudalismo17. Feudo18. Guarvaia19. Idade das trevas20. Jograis e Menestreis21. Lira22. Literatura de Cordel23. Maldizer24. Mecenas25. Na idade média26. No período trovadoresco27. Novelas de cavalaria28. Paio Soares de Taveirós29. Ribeirinha30. Santo Graal31. Teocentrismo32. Trova ou troba33. Trovador / Troveiro34. Trovadorismo) histórias e narrativas de cunho religioso que descreviam as aventuras de grandesreis/príncipes e seus cavaleiros; romances, duelos e combates entre vilões e heróis,raptos de donzelas. Tais histórias envolviam o real e o imaginário (magos, bruxas,dragões, feitiçaria). As mais conhecidas são as histórias do Rei Arthur e os cavaleirosda távola redonda e a Demanda do Santo Graal) houve o período conhecido como a “IDADE DAS TREVAS”) Idade Média, séculos XI,XII..., período feudal (FEUDALISMO). A sociedade estavadividida em Suseranos/nobres/reis e Vassalos/povo/servos e o poder da Igreja (Clero)garantia o Teocentrismo, através do terrorismo causado pelo temor dos castigos deDeus. Nessa época a peste negra devastou a Europa.) INDIRETAS) líricas (acompanhadas pela lira) e satíricas) literatura popular em verso que se caracteriza pela facilidade de transmissão oralque teve origem do Trovadorismo.) nesse tipo de cantiga o trovador se apodera das histórias de amor não correspondidoou secreto entre as mocinhas pobres (do povo) e os soldados que iam para a guerra e
  2. 2. muitas vezes nem voltavam ou tinham outras mulheres, daí o tema principal é alamentação da mulher pela falta do amado.) nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas deforma indireta, utilizando-se de duplos sentidos, daí serem indiretas) neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada (queera nobre), se colocando numa posição inferior (de vassalo/servo do amor) a ela. Otema mais comum é o amor não correspondido entre trovador e dama da corte. Ascantigas de amor reproduzem o sistema hierárquico na época do feudalismo, pois otrovador passa a ser o vassalo da amada (suserana/senhora nobre) e espera receberum benefício em troca de seus “serviços” (as trovas, o amor dispensado, sofrimentopelo amor não correspondido). O trovador ou troveiro era um coitado) nome dado a uma roupa/saia (anagua) típica de portugal) ORIGINARAM AS POESIAS DE CORDEL E AS CANTIGAS DE VIOLA ouREPENTISTAS/REPENTES) originou a palavra lírico/lirismo que significa romântico) palavra vem de trova ou troba) para a digestão: canções cantadas após o almoço durante a sesta, com rimasperfeitas para serem decoradas facilmente.) período que começa com o fim da Idade Antiga que foi +/- no século V (5) d.C etermina +/- no século XV (15) d.C) período trovadoresco: do século XII (11) ao XV (15)) pessoa que patrocina (financia) as artes, a ciência ou o ensino, muitas vezes combenefícios fiscais/dinheiro) poetas compositores e cantadores: deram origem aos CANTADORES deviola/repentistas) ridicularizantes, ofensivas, agressivas, de piada, de mau gosto: podiam ser: demaldizer e de escárnio) são canções do tipo LÍRICA (acompanhadas pela LIRA)) se dividem em cantigas de escárnio e de maldizer) se dizia do amor do Trovador por alguma Dama da corte) se refere ao período do empobrecimento cultural, artístico e científico durante aidade média, conseqüência do poder da igreja que condenava qualquer manifestaçãoque não fôsse religiosa) significa amor não correspondido, que deu origem à palavra coitado = rejeitado peloamor) sistema político e econômico baseado na agricultura e pecuária (cultivo/plantio daterra e criação de animais) caracterizado por relações de servidão do trabalhador(servo/vassalo) ao proprietário da terra (suserano). Havia a divisão de lotesprodutivos (feudos) cedidos pelo senhor feudal (suserano/nobre) ao vassalo(servo/povo/vilões) em troca de proteção durante guerras.) sobre assuntos satíricos/SÁTIRAS) também recebeu o nome de vassalagem amorosa = servidão amorosa) TEO = DEO = DEUS + Centrismo/cêntrico = no centro/principal) vem da expressão escarnar, tirar o couro, tirar a pele...) vem da palavra cruz, o principal símbolo cristão/católico.

×