Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Cap 1, 2 e 3 6ºano

1,006 views

Published on

Cap1 do livro

Published in: Education
  • Be the first to comment

Cap 1, 2 e 3 6ºano

  1. 1. O lugar, as paisagens e o espaço geográfico Professora Christie
  2. 2. LUGAR O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas.
  3. 3. Os lugares no nosso dia a dia Em um mesmo dia, passamos por vários lugares: Nossa casa A escola A igreja
  4. 4. Nossa relação com outros lugares De forma indireta: conhecendo lugares na Internet, por exemplo De forma direta: Viajando.
  5. 5. Nossa relação com os lugares do mundo também pode ser percebida quando utilizamos no dia-a-dia produtos que provém de diversos cantos do planeta. Seja produtos de alimentação, ou alguma roupa e sapato, ou até mesmo um perfume, pode ter sido fabricado em algum outro país, diferente do que nós vivemos (Japão, Estados Unidos, Itália, etc).
  6. 6. Lugar e paisagens As paisagens naturais são as expressões dos elementos da natureza que não se modificaram ou que foram pouco alterados pelo ser humano, como o espaço de uma floresta virgem ou o topo de uma montanha.. As paisagens culturais – são as expressões das atividades humanas. Elas constroem-se a partir da utilização e transformação dos elementos da natureza pelas atividades realizadas pelo homem. Portanto, todas as edificações artificialmente construídas, bem como as intervenções não naturais sobre o espaço constituem paisagens culturais, como o espaço de uma cidade ou um campo de produção agrícola.
  7. 7. Planos da Paisagem Quais são os planos desta paisagem?
  8. 8. O que as paisagens revelam? As paisagens expressam as relações dos seres humanos com o espaço em que vivem.
  9. 9. A paisagem e o tempo Av Dante Michelini Transformação feitas pelos seres humanos
  10. 10. Transformações por fenômenos naturais Terremoto no Haiti
  11. 11. As paisagens culturais e o espaço geográfico O espaço geográfico é aquele que foi modificado pelo homem ao longo da história. Que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares (“o espaço geográfico é o palco das realizações humanas”). Algumas sociedades utilizam técnicas rudimentares e outras sociedades técnicas sofisticadas. Em todos os casos, o homem transforma o espaço terrestre apropriando-se de lugares até mesmo além da superfície terrestre.
  12. 12. Os espaços de produção É por meio das atividades econômicas que os seres humanos podem obter as coisas que precisam para suas vidas. Elas constituem a essencial fonte de emprego e renda para a população. É por meio delas, também, que o espaço é criado e transformado em função do processo produtivo geral da sociedade. Tanto a criação, quanto à transformação do espaço, depende dos recursos e das técnicas que os homens utilizam.
  13. 13. Produção Circulação Consumo
  14. 14. Agricultura É o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética. Grande importância para o Brasil: Produção de alimentos; Fornecimento de matéria prima para indústria; Geração de riqueza para o Brasil – Exportações; Oferta de trabalho.
  15. 15. Tipos de agricultura A agricultura de subsistência tem como principal objetivo a produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade em que está inserido. A agricultura moderna comercial produz matéria prima para atender principalmente a indústria.
  16. 16. Produção agrícola brasileira Por que o Brasil possui uma significativa produção agrícola? Grande extensão territorial; Fertilidade de grande parte de suas terras; Clima favorável Expansão da agricultura moderna comercial
  17. 17. Pecuária A pecuária corresponde à criação e reprodução de animais com para fins comerciais e industriais ou para subsistência. Esses animais são comercializados e abastecem o mercado consumidor.
  18. 18. Tipos de Pecuária Na pecuária intensiva os animais são criados em cocheiras e se alimentam de rações balanceadas, destinadas a aumentar a produtividade, além de receber cuidados veterinários e sanitários, os planteis (animais de boa raça) são selecionados a partir do interesse de produção. Na pecuária extensiva os níveis de produtividade são baixos, uma vez que os animais têm sua dieta limitada ao consumo de pastos nativos, vivem soltos sem maiores cuidados, não recebem vacinas, essa prática deriva baixa produção de carne e leite em grandes áreas.
  19. 19. Extrativismo Extrativismo é a atividade de extrair da natureza os recursos que está à disposição do homem sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral. Extrativismo animal: pesca e caça. Extrativismo vegetal: onde há a simples extração de produtos vegetais que não foram cultivados pelo homem, como madeira, óleos, frutos, borracha, entre outros. Extrativismo mineral: é a extração dos minerais úteis que existem na crosta terrestre, como o ferro, o alumínio, o cobre e muitos outros. O extrativismo mineral também recebe o nome de mineração.
  20. 20. Indústria A indústria é capaz de transformar uma matéria-prima em bens de consumo e produção. Sem a indústria, a nossa capacidade de transformação de matéria-prima seria limitada, e o abastecimento de grandes massas populacionais seria bem difícil e até inviável.
  21. 21. Tipos de Indústria Indústria de bens de produção: produz máquinas e equipamentos que serão utilizados pelas indústrias leves ou pesadas. Essas indústrias se localizam principalmente perto de seus consumidores, nos centros industriais Indústria de bens intermediários: transformam matérias-primas ou energia em produtos que vão ser usados pelas indústrias de bens de capital ou de consumo. Indústria Siderúrgica Indústria de Tratores
  22. 22. Indústria de bens de consumo (leves) Produzem produtos duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis, etc) e não-duráveis (alimentos, bebidas, etc). Essas indústrias abrigam a maior parte dos trabalhadores, e atinge um amplo mercado consumidor. Portanto, encontra-se nas cidades médias, ou em centros urbanos. A produção destina-se a população em geral Bens de consumo não durável Bens de consumo durável
  23. 23. Fatores que interferem na localização industrial Fator de localização industrial é toda a circunstância que influencia a localização das indústrias. São exemplos: - Fontes de energia - Mão-de-obra - Matéria-prima - Mercado consumidor -Rede de transporte e de comunicação - Incentivos fiscais
  24. 24. Origens da concentração industrial no Sudeste A distribuição espacial da indústria brasileira, com acentuada concentração em São Paulo, foi determinada pelo processo histórico, já que no momento do início da efetiva industrialização, o estado tinha, devido à cafeicultura, os principais fatores para instalação das indústrias a saber: capital, mercado consumidor, mão-de- obra e transportes (presença de várias ferrovias).

×