Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

Citologia e membrana celular

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Loading in …3
×

Check these out next

1 of 41 Ad

More Related Content

Slideshows for you (20)

Advertisement

Similar to Citologia e membrana celular (20)

More from César Milani (20)

Advertisement

Citologia e membrana celular

  1. 1. CITOLOGIA OU BIOLOGIA CELULAR ESTUDO DAS CÉLULAS As células são as unidades funcionais e estruturais básicas dos seres vivos! Unidade 4 – pág 31
  2. 2. INTRODUÇÃO À CITOLOGIA • Citologia (do grego kytos = célula e logos = estudo): ramo da biologia que estuda as células. • Célula: “É a unidade morfológica e funcional dos seres vivos”. • Histórico: – Robert Hooke (1665) fez a primeira observação da célula utilizando um fragmento de cortiça. – Mathias Schleiden e Theodor Schwann (1839) afirmaram que todos os seres vivos são formados de células.
  3. 3. AO NÚMERO DE CÉLULAS: • Seres acelulares: não têm organização celular. Ex: vírus.
  4. 4. Sua organização estrutural basea-se numa única célula. Ex: bactérias, algas azuis, protozoários, microalgas, leveduras.
  5. 5. • Seres pluricelulares ou multicelulares: têm sua organização estrutural baseada em varias células. Ex: cogumelo, plantas e animais.
  6. 6. • Células procarióticas: Não apresenta núcleo organizado, apenas uma área nuclear chamada nucleóide. O material hereditário encontra-se difuso no citoplasma devido à ausência da membrana nuclear (carioteca). Ex: Bactéria e Cianobactérias. • Células eucarióticas: são aquelas que possuem um núcleo organizado. • Ex; Protozoários, Fungos, Plantas e Animais.
  7. 7. Tipos de células Células procarióticas Células eucarióticas
  8. 8. Célula vegetal eucariótica
  9. 9. Os 5 grandes Reinos dos seres vivos e Pluricelulares
  10. 10. Estruturas das células • Basicamente uma célula é formada por três partes básicas: – Membrana: “capa” que envolve a célula; – Citoplasma: região entre a membrana e o núcleo; – Núcleo: estrutura que controla as atividades celulares.
  11. 11. A Membrana Plasmática – Unidade 5 • É uma “capa” dupla que envolve e protege todo o interior da célula. • Permeabilidade Seletiva: capacidade de selecionar as substâncias que entram e saem da célula.
  12. 12. MEMBRANA PLASMÁTICA • Estrutura: Mosaico Fluido (Moléculas de Proteínas em camada fluída de lipídios). Camada Glicocálix lipídica Hidrofílica Hidrofóbica Camada Proteína lipídica globular
  13. 13. Fosfolipídio
  14. 14. Características Importantes Uma das extremidades é hidrofílica (polar) e portanto solúvel em meio aquoso ; A outra é hidrofóbica (apolar), consequentemente insolúvel em meio aquoso mas com afinidade para outros lipídios; Entre os lipídios mais frequentes nas membranas celulares, distinguem-se os fosfolipídios.
  15. 15. MOSAICO FLUÍDO • Hidrofílica = afinidade à água • Hidrofóbica = rejeição à água • Proteínas mergulhadas = integrais • Proteínas aderentes a face = periféricas
  16. 16. • ESPECIALIZAÇÕES DA MEBRANA
  17. 17. GLICOCÁLIX CARBOIDRATOS + PROTEÍNAS • Reconhecimento celular (glicocálix) • Permeabilidade seletiva
  18. 18. 1-MICROVILOSIDADES São projeções da membrana plasmática em forma de dedos. As microvilosidades ampliam a superfície da membrana plasmática aumentando sua eficiência para as trocas de substâncias com a cavidade ou o meio extracelular. Ex: Nutrientes
  19. 19. 2- DESMOSSOMOS • Uma das mais importantes junções celulares é o desmossomo (do grego desmos, ligação, e somatos, corpo). Um desmossomo pode ser comparado a um botão de pressão constituído por duas metades que se encaixam, estando uma metade localizada na membrana de uma das células e a outra na célula vizinha. ADERÊNCIA ENTRE AS CÉLULAS = REVESTIMENTO DO ORGANISMO
  20. 20. 3- Interdigitações: Aumento da superfície de contato • Também atuam na união entre as células dos tecidos de revestimento, garantindo maior proteção às partes externas e internas.
  21. 21. Transporte Através da Membrana • Soluções: íons+pequenas moléculas orgânicas (glicose, aminoácidos), dissolvidos em água. • Colóides: Macromoléculas Orgânicas ( Proteínas, polissacarídeos) dissolvidos na água. Obs: Aspecto mais gelatinoso.
  22. 22. Tipos de soluções Hipertônica Hipotônica
  23. 23. Transporte Passivo Difusão Simples - Muitas substâncias penetram nas células ou delas saem por difusão passiva, o soluto penetra na célula quando sua concentração é menor no interior celular do que no meio externo, e sai da célula no caso contrário. - Neste processo não há consumo de energia. - Ocorre a favor do gradiente de concentração. - A passagem do soluto pode ocorrer tanto através dos poros como pela dupla camada lipídica.
  24. 24. DIFUSÃO SIMPLES
  25. 25. Transporte Passivo Difusão Facilitada - Algumas substâncias, como a glicose, galactose e alguns aminoácidos têm tamanho superior, o que impede a sua passagem através dos poros. No entanto, estas substâncias passam através da matriz, por transporte passivo, contando, para isto, com o trabalho de proteínas carregadoras (proteínas transportadoras).
  26. 26. DIFUSÃO FACILITADA
  27. 27. DIFUSÃO FACILITADA
  28. 28. Transporte Passivo Osmose - (osmos= empurrar) Duas soluções de concentrações diferentes estão separadas por uma membrana que é permeável ao solvente e praticamente insolúvel ao soluto. Há, então, passagem do solvente de onde está em maior quantidade (solução hipotônica) para onde está em menor quantidade (solução hipertônica).
  29. 29. Osmose A célula vegetal é vulnerável aos ambientes hipertônicos. A saída da água contida no seu vacúolo, provoca uma diminuição do volume celular e, consequentemente, o afastamento da membrana plasmática relativamente à parede celular. Este fenômeno é conhecido por plasmólise. Plasmólise Deplasmólise Hipotônico Hipertônico
  30. 30. Osmose
  31. 31. Transporte Ativo •É a passagem de um soluto de um meio menos concentrado, para um meio mais concentrado ( contra o gradiente), que ocorre com gasto de energia.
  32. 32. Transporte Ativo • Bomba de NA+ e K+ Este tipo de transporte se dá, quando íons como o sódio (Na+) e o potássio (K+), tem que atravessar a membrana contra um gradiente de concentração. •Encontramos concentrações diferentes, dentro e fora da célula, para o sódio e o potássio. •Na maioria das células dos organismos superiores a concentração do sódio (Na+) é menor dentro da célula do que fora desta. •O potássio (K+), apresenta situação inversa, a sua concentração é maior dentro da célula do que fora desta.
  33. 33. Transporte Ativo •Juntos esses dois receberam o nome de bomba de sódio e potássio. •Todo este mecanismo de transporte ativo que mantém tais distribuições iônicas é de suma importância para a transmissão do impulso nervoso.
  34. 34. Transporte Ativo
  35. 35. Transporte Ativo
  36. 36. Transporte em massa: grandes moléculas a) ENDOCITOSE: Incorporação de moléculas maiores. b) EXOCITOSE: Eliminação de substâncias maiores.
  37. 37. Transporte em massa: grandes moléculas Fagocitose - processo pelo qual a célula engloba partículas sólidas através de pseudópodes. A fagocitose é um processo seletivo, de paramécios pelas amebas. Nos mamíferos, a fagocitose é feita por células especializadas na defesa do organismo, como os macrófagos.
  38. 38. Transporte em massa Pinocitose - processo pelo qual a célula engloba gotículas de líquido, formando vacúolos contendo líquido. Muitas células exibem esse fenômeno, como os macrófagos e as dos capilares sanguíneos.
  39. 39. Exocitose

×