Apresentação 1º ESLE/XXI SBIE

6,260 views

Published on

Apresentação do artigo aceito pelo 1º ESLE/XXI SBIE - João Pessoa/PB

Published in: Education, Technology, Design
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
6,260
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5,083
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação 1º ESLE/XXI SBIE

  1. 1. FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM INFORMÁTICA EDUCATIVA: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL DO PROGRAMA PROINFO INTEGRADO
  2. 2. FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM INFORMÁTICA EDUCATIVA: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL DO PROGRAMA PROINFO INTEGRADO Fco Cesar M. da Silva1, Antonio Ailton G. da Silva1, Daniel C. Borges2 1 Faculdade Sete de Setembro- FA7. Rua Alm. Maximiano da Fonseca, 1395 – Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza – CE / 4006.7600 Curso de Especialização em Tecnologias Digitais na Educação 2 Dr. em Eng de TeleInformática – UFC. Profº e Coord. do Curso de Tecnologias Digitais na Educação da Faculdade Sete de Setembro - FA7
  3. 3. RESUMO
  4. 4. INTRODUÇÃO ● A escola tem por seu objetivo principal “formar integralmente seus educandos, capacitando-os para que se insiram ativamente no mundo, a fim de que sejam protagonistas de sua própria vida e agentes de mudança da realidade” (LLANO & ADRIÁN, 2006, p.29).
  5. 5. INTRODUÇÃO ● A escola é uma instituição social na qual se agregam agentes, normas e relações sociais. É um ambiente complexo onde se solidificam as relações interpessoais.
  6. 6. COMPUTADORES NAS ESCOLAS
  7. 7. PROJETOS E PROGRAMAS ● Projeto Educom – Educação com computadores (1983); ● Programa de Ação Imediata em Informática (1987) - Dois projetos: Formar e Cied; ● ProInfo (1995 ) ➔ Projeto que cria os NTEs (Núcleos de Tecnologias Educacionais). ● Proinfo Integrado (2007)
  8. 8. Proinfo Integrado
  9. 9. OBJETIVOS ● Esta pesquisa objetivou fazer uma análise da formação dos educadores municipais realizada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional em informática educativa. ● Verificar o grau de conhecimento do professor com relação às tecnologias educacionais; ● Identificar as formas de atuação do professor com relação à informática educativa; e ● Preparar o professor para o uso pedagógico do computador como ferramenta de apoio ao processo ensino aprendizagem.
  10. 10. METODOLOGIA ● A AMOSTRA: ● O QUESTIONÁRIO E OS FÓRUNS: ● O CURSO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL ● ENCONTRO PRESENCIAIS: NUTEM ● ENCONTROS A DISTANCIAS: SÓCRATES - UFC
  11. 11. NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE MARACANAÚ - NUTEM
  12. 12. NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE MARACANAÚ - NUTEM
  13. 13. NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE MARACANAÚ - NUTEM
  14. 14. AMBIENTE VIRTUAL SÓCRATES
  15. 15. ANÁLISE DOS RESULTADOS ✔ Receptividade aos cursos que envolvem as NTICs como ferramenta pedagógica na sala de aula: 70% dos pesquisados têm até 10 anos de atividade na educação. ✔ O conhecimento do professor com relação a Informática, Informática Educativa e Software Educativo. Veja os gráficos a seguir:
  16. 16. 18% 24% 47% 12% CONHECIMENTOS SOBRE INFORMÁTICA Não conhece conhece somen- te editor de texto conhece editor de texto e plani- lha conhece editor de texto, planilha e apresentação
  17. 17. ANÁLISE DOS RESULTADOS ✔ Os professores pesquisados têm consciência da importância do uso da tecnologia na educação, que esta contribuirá para a melhoria da aprendizagem do aluno e que as vantagens sobrepõem a desvantagens. ✔ O tempo, assim como o interesse do profissional da educação para se aperfeiçoar é pouco, pois sua carga horária de trabalho é extensa, restando-lhe pouco tempo livre para tal prática, e a instituição não disponibiliza treinamento em serviço.
  18. 18. ANÁLISE DOS RESULTADOS ✔ Aproximadamente 88% dos entrevistados afirmaram que suas escolas não disponibilizam tempo em sua grade para uso do computador como ferramenta pedagógica.
  19. 19. ANÁLISE DOS RESULTADOS ✔ Três principais motivos pelos quais o professor não usa o computador: ➔ Não tem tal ferramenta; ➔ Não tem tempo; ➔ Não tem treinamento.
  20. 20. ANÁLISE DOS RESULTADOS ✔ Apesar da pouco habilidade do professor com o computador, a sua interação com a grande rede (WWW) e suas ferramentas de interatividades online, a pesquisa constatou que: - Quase 50% dos pesquisados têm e-mail; - 25% possuem Orkut e MSN; - Somente 2,5% dos pesquisados possui blog; - O uso da internet na prática pedagógica é negada por, aproximadamente, 82% dos pesquisados.
  21. 21. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  22. 22. FORMAÇÃO PROINFO Introdução à Educação Digital (40h) Elaboração de Projetos(40h) Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) Caracteriza-se como formação continuada de professores e gestores escolares
  23. 23. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os profissionais demonstram interesse em apreender o uso das novas tecnologias como ferramenta pedagógica, restam, contudo, políticas públicas por parte do gestor público municipal que sejam efetivas e permanentes.
  24. 24. CONSIDERAÇÕES FINAIS Em vista disso, proporcionar a continuidade da formação do professor em informática educativa é uma ação que deverá se tornar permanente no município, pois há uma demanda crescente por esta formação.
  25. 25. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconini de. Inclusão digital do professor: formação e prática pedagógica. São Paulo: Articulação, 2004. ANDRADE, Pedro Ferreira de. Aprender por projetos, formar educadores. In: VALENTE, José Armando. (org.) Formação de professores para o uso de computadores na escola. Campinas, SP: UNICAMP/SIED, 2003. Instituto UFC virtual. Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/ LLANO, José Gregório de & ADRIÁN, Mariella. A informática educativa na escola. São Paulo: Loyola, 2006.
  26. 26. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SILVA, Edna Lúcia da. & MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação 3ª. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. TAJRA, Samia Feitosa. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 6ª ed. rev., atual. e ampla. – São Paulo: Érica, 2005. VALENTE, José Armando, (org.) Formação de professores para o uso de computadores na escola. Campinas, SP: UNICAMP/SIED, 2003. WARSCHAUER, Mark. Tecnologia e inclusão digital: a exclusão digital em debate; tradução Carlos Szlak. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2006.
  27. 27. CONTATOS Francisco Cesar Martins da Silva profcesarmartins@yahoo.com.br Antonio Ailton Gomes da Silva profailtongomes@yahoo.com.br Daniel Capelo Borges capelo@fa7.edu.br

×