Regulamento 2010

762 views

Published on

OBMEP 2010

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
762
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
20
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Regulamento 2010

  1. 1. COLÉGIO EST RAYMUNDO DE ALMEIDA GOUVEIA Regulamento OBMEP 2010 SALVADOR 2010 6ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA-OBMEP
  2. 2. A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) É um projeto voltado para a Escola Pública, seus estudantes e professores, que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática. Idealizada para ser um projeto de longa duração, a OBMEP se caracteriza por um conjunto de atividades que vão desde a aplicação e correção das provas até o Programa de Iniciação Científica realizado em diversas partes do país. Graças a essas atividades, está se formando, gradativamente, uma rede de capacitação de alunos e professores em muitas escolas públicas do país. Dentre essas atividades, destacam-se: • A produção de material didático que vem sendo amplamente utilizado em vários projetos; • Estágio dos Professores premiados, que permite a professores de todo o país o contato com material didático de excelência; • Programa de Iniciação Científica Jr. que envolve alunos premiados com bolsa do CNPq, e professores orientadores em pólos de atividades espalhados pelo país; • Encontros com alunos premiados e seus professores, visando promover a inovação e o aprimoramento acadêmico nas atividades das escolas participantes da OBMEP. OS PARTICIPANTES Todos os alunos devem participar da OBMEP do Colégio Estadual Raymundo de Almeida Gouveia (CERAG). Esse evento é uma competição saudável, pois se trata de aquisição de conhecimento. Participarão do evento alunos da 5ª série do ensino fundamental até os alunos do 3º ano do Ensino Médio.
  3. 3. OS OBJETIVOS A OBMEP tem como objetivos principais estimular o estudo da Matemática pelos alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar a melhoria do ensino, e detectar jovens talentos. Alem de: • Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica. • Incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. • Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas. • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. REALIZAÇÃO DO EVENTO O evento vai acontecer em duas etapas segundo calendário em anexo. Os responsáveis pelo evento na escola são: Direção, coordenação e todos os professores. Um evento onde possamos extrair e estimular o raciocínio dos nossos alunos deve ser tratado com muita seriedade, pois desta maneira estaremos dando nossa parcela de contribuição na formação de nossos alunos como cidadãos.
  4. 4. ESTRUTURA DAS PROVAS As provas serão feitas seguindo o seguinte critério: questões baseadas em quebra- cabeças interessantes, num total de 20 questões, onde cada questão só terá uma alternativa correta. PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO A pontuação final dos alunos que participarem da OBMEP-CERAG será feita atribuindo-se um ponto a cada questão, totalizando 20 pontos no máximo, sendo classificados 5% do total de cada nível.
  5. 5. OS PRÊMIOS Serão oferecidos prêmios aos alunos que obtiverem as melhores pontuações finais em cada nível. Esses prêmios são chamados de Medalhas de Ouro, Prata e Bronze, sendo que a premiação será 500 (quinhentas) medalhas de ouro, 900 (novecentas) medalhas de prata, 1800 (mil e oitocentas) medalhas de bronze. Além disso, serão concedidos certificados de Menção Honrosa a até 30.000 alunos. Alem dos itens acima citados, os alunos participantes da OBMEP-CERAG irão incluir na sua média do bimestre os pontos conforme critérios abaixo:
  6. 6. -Os alunos que participarem efetivamente na 1ªetapa, terá direito na 3ª Unidade a 0,5 pt. e 0,5 pt para o aluno que passar para a 2ª Etapa e participar efetivamente. Sendo que: -Os alunos que obtiverem uma nota inferior a 5 pts(acertos) não ganharão nenhum ponto -Os alunos que obtiverem nota entre 5 e 10 pts(acertos) ganharam 0,5 pt na média do bimestre -Os alunos que obtiverem nota entre 10 e 15 pts(acertos) ganharam 1,0 pt na média do bimestre - Os alunos que obtiverem nota acima de 15 pts ganharam 1,5 pt na média do bimestre
  7. 7. Calendário OBMEP - 2010 Abertura das inscrições (exclusivamente neste 09 de Fevereiro site) 26 de Março Encerramento das inscrições 08 de Junho (terça-feira) Provas da 1ª Fase Data-limite para envio, pelas escolas, da lista e 22 de Junho dos cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase Divulgação dos Classificados com informação das 10 de Agosto provas da 2ª Fase 11 de Setembro (sábado) 14:30 h (horário de Provas da 2ª Fase Brasília) 26 de Novembro Divulgação dos premiados

×