Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Referencial FPIF

2,186 views

Published on

O Curso esta certificado pela DGERT e terá componente presencial (42 horas) e regime eLearning (54 horas)
O curso decorrerá em bLearning, ou seja, as sessões online serão complementadas por sessões presenciais em que os formandos podem estar em contacto uns com os outros e com o formador e aplicar na prática os conhecimentos e competências que vão desenvolvendo no decorrer do curso.
Valor: 280€ com IVA e inscrição incluídos e ao inscrever-se até final de abril possui 5% de desconto.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Referencial FPIF

  1. 1. Formação Pedagógica Inicial de Formadores Referencial PedagógicoObjectivosNo final deste Curso o formando deverá ser capaz de: • Caracterizar os sistemas de formação e o papel do formador; • Distinguir diferentes teorias, processos e factores de aprendizagem; • Aplicar técnicas e métodos pedagógicos em contextos formativos distintos; • Animar um grupo de formação; • Operacionalizar um curso de formação; • Conceber recursos didácticos.Resumo do CursoO curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores em bLearning é compostopor 10 módulos online, uma primeira sessão de acolhimento, um momento deavaliação presencial, um momento de avaliação online e uma última sessão deconclusão e encerramento do curso.As sessões online, são alternadas pelas sessões presenciais, que visam aprofundar,testar e aplicar na prática os conhecimentos e conteúdos que os formandos adquiriramno seu estudo online.
  2. 2. Ficha TécnicaModalidade de FormaçãobLearningÁrea de FormaçãoFormação de Professores e FormadoresDestinatáriosTodos os licenciados, bacharéis ou profissionais da área da formação.Sistema de FormaçãoEnsino a Distância – Síncrono e Assíncrono..Suporte Tecnológico (LMS - Learning Management System)Plataforma NetForma Da Vinci Web 2.0 - 3.0.Duração96 Horas (54 horas online e 42 horas presenciais)Autoria e Consultoria PedagógicaEspecialistas da DLC.
  3. 3. Programa Regime deMódulos Objectivos Conteúdos Duração Formação − Compreender a importância do Acolhimento Acolhimento e Integração curso. dos formandos. − Entender o funcionamento da 3 horas Apresentação do curso e plataforma. Presencial da Plataforma de eLearning. − Descrever as principais Autoscopia inicial competências evidenciadas na Análise e auto-análise dos Pedagógica I preparação, desenvolvimento e Simulação comportamentos avaliação de uma acção de pedagógicos observados formação; Presencial 9 horas Diagnóstico de − Identificar os comportamentos competências pedagógicos a adquirir ou melhorar pedagógicas. durante o decurso da acção. Sessão 1 - Caracterização O Formador nos Sistemas e Contextos dos Sistemas de Formação • Tópico 1- O papel da Formação Profissional − Distinguir diferentes sistemas de no contexto actual formação; • Tópico 2- O − Caracterizar o sistema de de Formação enquadramento legislativo formação face à sua finalidade, da Formação Profissional público-alvo e métodos utilizados; 8 horas Sessão 2 - O perfil do Online − Compreender o enquadramento Formador legislativo da formação profissional; • Tópico 1- Papel, − Reconhecer as competências funções e competências do exigíveis ao formador no seu Formador desempenho funcional. • Tópico 2- Competências formativas face a diferentes contextos de formação Sessão 1 - A aprendizagem Teorias, Factores e Processos de • Tópico 1- conceito − Caracterizar diversas e as características da concepções de aprendizagem; aprendizagem − Identificar diferentes tipos e Sessão 2 - Teorias da Aprendizagem modos de aprendizagem; Aprendizagem − Assinalar os principais factores e • Tópico 1- as condições facilitadoras da Online 5 horas Diferentes teorias para aprendizagem; explicar o mesmo − Ser capaz de se situar face a fenómeno diferentes contextos de Sessão 3 - O processo de aprendizagem. aprendizagem • Tópico 1- Factores condicionantes da aprendizagem
  4. 4. Sessão 1 - A relação A Relação Pedagógica e a Animação de Grupos Pedagógica • Tópico 1- O papel − Definir relação pedagógica. da Relação Pedagógica no − Compreender a importância da processo formativo comunicação no estabelecimento • Tópico 2- Factores das relações pedagógicas. de motivação − Estabelecer uma relação Sessão 2 - A Animação de pedagógica. Grupos − Motivar um grupo de formação. • Tópico 1- Os Online e 9 horas − Compreender os fenómenos grupos e a sua dinâmica Presencial psicossociais, nomeadamente o de • Tópico 2- Estilos liderança, decorrentes nos grupos de liderança e seus efeitos em contexto de formação. na prática pedagógica − Identificar diferentes estilos de • Tópico 3- Gestão liderança. de tempo − Compreender o papel da • Tópico 4- inteligência emocional. Animação de grupos com percursos diferenciados de aprendizagem Sessão 1 - Caracterização dos métodos e técnicas pedagógicas mais utilizados na formação • Tópico 1- Métodos e Técnicas Pedagógicas Técnicas: Simulação, Jogo − Utilizar métodos e técnicas de papéis, Exposição, inovadores. Demonstração, Estudo de − Identificar variáveis, métodos e casos, Tempestade de técnicas pedagógicas. ideias − Compreender a importância da • Tópico 2- Métodos: comunicação. 12 horas expositivo, interrogativo, Online − Avaliar vantagens e demonstrativo e activo desvantagens dos diversos grupos e Sessão 2 - A utilização de diferentes métodos. Comunicação Pedagógica − Ser capaz de adequar os • Tópico 1- métodos e técnicas aos grupos e Características da contextos de formação. comunicação pedagógica nos métodos activos • Tópico 2- Características da comunicação pedagógica nos métodos não activos − Distinguir finalidades, objectivos gerais e objectivos específicos. Sessão 1 - ObjectivosDefinição e estrutura deobjectivos de formação − Definir objectivos pedagógicos em termos operacionais, de acordo Pedagógicos com a sua área profissional. • Tópico 1- − Ser capaz de hierarquizar Identificar e definir objectivos de acordo com os Objectivos Pedagógicos 3 horas Online domínios do saber. • Tópico 2- Objectivos operacionais e áreas do saber • Tópico 3- Como definir e avaliar objectivos
  5. 5. Sessão 1 - A Avaliação • Tópico 1-Aprendizagens − Reconhecer diferentes níveis eAvaliação das Conceito, finalidades, domínios de avaliação. objectivos e tipos de − Construir instrumentos de avaliação avaliação diversificados. Online 5 horas • Tópico 2- Critérios − Controlar os resultados de de avaliação e escalas aprendizagem. • Tópico 3- Técnicas e instrumentos de avaliação Sessão 1 - O papel dasAs novas tecnologias na Formação: novas tecnologias na − Compreender o papel que as formação profissional novas tecnologias podem assumir • Tópico 1- Novos no processo formativo e pedagógico. modelos e metodologias Recursos Didácticos − Reconhecer os principais de formação indicadores que podem contribuir • Tópico 2- As para a inovação da formação funções do Formador no profissional. contexto da sociedade da Online 6 horas − Caracterizar alguns dos meios informação audiovisuais mais usuais e as Sessão 2 - Meios respectivas regras de utilização. audiovisuais e recursos − Criar recursos dinâmicos e didácticos inovadores com recurso às novas • Tópico 1- tecnologias. Selecção, elaboração e exploração de audiovisuais na formação − Compreender como se constrói Sessão 1 - Plano: em quePlanificação da um plano de sessão. consiste e como fazer? Formação − Conhecer diferentes aspectos • Tópico 1- Etapas pedagógicos importantes no 2 horas de um Plano Online processo de ensino – aprendizagem. • Tópico 2- − Ser capaz de apresentar Planificação de um módulo propostas de melhoria do processo de formação de formação. − Ser capaz de realizar um plano Sessão 1 - Como construirPlano deSessão de sessão na sua área de actividade um Plano de Sessão profissional. Online 6 horas • Tópico 1- Estrutura − Conceber recursos pedagógico- de um Plano de Sessão didácticos em suportes multimédia. Sessão 1 - A avaliação da formação e seus critérios − Ser capaz de aplicar um métodoAvaliação da de eficácia Formação sistémico e evolutivo de análise de • Tópico 1- Análise resultados de formação. evolutiva e sistémica dos Online 3 horas − Analisar criticamente os sistemas resultados de formação de formação ao nível técnico, • Tópico 2- pedagógico e/ou organizacional. Instrumentos de avaliação da formação − Ser capaz de reconhecer os Simulação Pedagógica II aspectos pedagógicos mais importantes no processo de ensino- Questionamento/aprofunda aprendizagem; mento dos aspectos − Desenvolver a capacidade de pedagógicos mais auto-análise e de análise me grupo. relevantes Presencial 15 horas − Ser capaz de implementar um Síntese e avaliação dos plano de sessão. processos vivenciados − Propor soluções alternativas e Percursos para a auto- estratégias pedagógicas formação diversificadas.
  6. 6. Avaliação Presencial − Reflectir sobre o trabalho desenvolvido. Avaliação dos progressos − Identificar melhorias para as realizados pelos Presencial 3 horas propostas de intervenção a formandos. desenvolver.Proposta Intervenção − Analisar criticamente os sistemas Apresentação, por parte Pedagógica de formação. dos participantes, de − Aplicar os conhecimentos críticas, sugestões e adquiridos. propostas para melhoria Online 3 horas − Propor soluções alternativas e dos sistemas de formação, estratégias pedagógicas ao nível técnicopedagógico diversificadas. e/ou organizacional. Realização do teste finalAvaliação − Auto-avaliar as propostas de Online online e preenchimento de intervenção pedagógicas. um questionário de Online 3 horas − Realizar teste final online. qualidade sobre a formação. − Reflectir sobre o trabalho Conclusão realizado e dificuldades sentidas. Conclusão e feedback Online 3 horas sobre o trabalho desenvolvido.

×