Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

AAP2

1,026 views

Published on

Published in: Education

AAP2

  1. 1. CURSO DE ACUPUNTURA AURICULAR CHINESA APLICADA A PEDIATRIA 2ª. aula
  2. 2. Revisão da 1ª. Aula:  “Qi” é a energia vital dos humanos  “Yin Yang” são as duas polaridades do “qi”, como na eletricidade, negativa e positiva  Os cinco elementos estão relacionados com os nossos órgãos e vísceras.
  3. 3. Metal  Refere-se ao Pulmão e ao Intestino Grosso.  Está relacionado com a tristeza.  Ao utilizarmos os pontos do pulmão e intestino grosso podemos tratar: tristeza, ansiedade, melancolia, asma, bronquite e dermatites em geral.
  4. 4. Água  Refere-se aos rins e a bexiga.  Está relacionado com o medo, pânico e insegurança.  Ao utilizarmos os pontos dos rins e da bexiga podemos tratar: insegurança, melancolia, transtornos urinários, dores lombares, pânico, síndrome do pânico, problemas de crescimento, problemas nos ossos, etc.
  5. 5. Madeira  Está relacionado com o fígado e a vesícula biliar.  As emoções que afetam são a raiva e a culpa.  Ao utilizarmos os pontos do fígado e da vesícula biliar poderemos tratar: má digestão, azia, queimação, gases, problemas hormonais, irritabilidade, depressão, melancolia, relaxamento muscular, mau hálito, etc.
  6. 6. Fogo  Está relacionado com o coração e o intestino delgado. Também estará relacionado com o triplo-aquecedor e o pericárdio.  A emoção que afeta esse elemento é a alegria excessiva, ou a falta dela.  Ao utilizarmos os pontos do coração e intestino delgado trataremos: problemas circulatórios, ansiedade, hiperatividade, tristeza, prisão de ventre, etc.  Utilizando os pontos do pericárdio e do triplo-aquece-  dor poderemos tratar: ansiedade, prisão de ventre, fezes secas, gases, metabolismo dos órgãos internos, etc.
  7. 7. Terra  Está relacionado com o baço-pâncreas e o estômago.  A emoção que os afetam é a preocupação.  Ao utilizarmos os pontos do baço, pâncreas e estômago conseguiremos tratar: problemas hormonais, problemas digestivos, prisão de ventre, irritabilidade, ansiedade, diabetes, stress, depressão, relaxamento, gastrites, úlceras, etc.
  8. 8. Shen A expressão “shen”, segundo a Medicina Chinesa, refere-se à mente, aos pensamentos, consciência, enfim, a toda atividade mental. Essa é uma tradução relativa. Mas, a ampliação da palavra e seu significado para a saúde não é objetivo deste estudo. Várias atividades estão relacionadas com o Shen: o sono, a percepção, as emoções, como a raiva, alegria, preocupação, medo e tristeza estão relacionadas com sua função. Assim, ao tratar um paciente acometido de problemas emocionais, independente da situação, usaremos pontos com o nome Shen. Nesse caso, para a Acupuntura Auricular, só há um ponto, o Shen Men, localizado na fossa triangular.
  9. 9. FISILOGIA BÁSICA CHINESA
  10. 10. Fisiologia básica... No momento da concepção os espermatozóides (yang) dos homens e os óvulos (yin) das mulheres se fundem formando uma só célula de característica yin-yang que se multiplicará e formará um ser humano. A partir do momento da concepção o bebê passa a receber o “jing qi”.
  11. 11. Fisilogia básica: Jing Qi Jin Qi é a energia inata. Aquela que recebemos de nossos pais. É através dela que ocorrem as “organizações ulteriores e a estruturação do sistema nervoso, muscular e ósseo”. Também começam a serem formados os primeiros meridianos. O conhecimento sobre esse assunto deve nos ajudar a nunca esquecer dos fatores hereditários. Procurar conhecer a história dos pais e dos avós com o objetivo de tratar e prevenir problemas do(a) nosso(a) pequeno(a) paciente.
  12. 12. Fisiologia básica: etapas do crescimento Homem Nesse tópico, salientaremos apenas as idades relacionadas com o crescimento das crianças e adolescentes:  Aos 8 anos a energia dos rins é próspera. Excelente época para tratamentos de crescimento.  Aos 16 anos a energia dos rins é ainda mais próspera, e é nessa época que o esperma do homem passa a ser bom o suficiente para gerar um filho.
  13. 13. Fisiologia básica: etapas do crescimento Mulher  Aos 7 anos a energia dos rins é próspera: os ossos estão fortes, os dentes mais estruturados, os cabelos brilhantes e com ótimo crescimento.  Aos 14 anos as substâncias necessárias para o crescimento se tornam fortes e a mulher passa a desenvolver a sua função reprodutora. O canais de energia (meridianos) Ren e Chong passam a se desenvolver e a serem postos a prova em sua função de desenvolvimento do útero e hormônios.  Um pouco depois dos 14 anos a mulher se encontra em condições de reprodução.
  14. 14. Fisiologia básica: etapas do crescimento das mulheres Canal Ren Mai Canal Chong Mai
  15. 15. Acupuntura Auricular Chinesa: revisão A Acupuntura Auricular Chinesa apresenta algumas pequenas diferenças da Acupuntura Auricular Francesa com respeito à localização dos pontos, formas mais complexas de diagnóstico e tratamento. Nesse curso não visamos uma explicação mais detalhada dessas diferenças, pois acreditamos no conhecimento parcial do aluno sobre o assunto.
  16. 16. Anatomia Auricular: revisão
  17. 17. Pontos Principais Para Pediatria segundo a Anatomia Auricular Lóbulo: - Olho - Analgesia dentária (para crescimento dos dentes, dores na face, garganta, extração de dentes, etc) - Garganta: inflamações, etc
  18. 18. Hélix (Hélice)  Fígado: indicado para acidez, má digestão, irritabilidade, dificuldade de ir aos pés, dores sem motivo, irritação nos olhos, problemas na visão etc.  Genitália: Pênis ou vagina; dores; dificuldade para urinar; alergia.  Ânus: dores; dificuldade de ir aos pés; hemorróidas, etc.
  19. 19. Raiz do Hélix  Ponto Zero: diafragma; relaxamento; sistema digestivo; Stress; depressão; problemas Respiratórios; etc.  Estômago: digestão; stress; depressão; dificuldade para viver com as pessoas; não aceita as ordens dos pais ou mais velhos; gastrite; ulcera; aftas.
  20. 20. Concha Cimba  Intestino Grosso (IG): proble- mas digestivos; dificuldade de ir aos pés; etc.  Intestino Delgado (ID): o mesmo do anterior.  Rins: revitalizador; calmante; melhora o medo e o pânico; estimu- lante geral; sistema urinário; crescimento; ossos; dor nos ossos; dor do crescimento; etc.  Relaxamento: stress; insônia; depressão; ansiedade; dificuldade para ir aos pés, etc.  Pâncreas: diabetes; stress; depressão; hiperatividade; má digestão; má circulação; falta de apetite; excesso de apetite; emagrecimento; etc.
  21. 21. Concha Cava  Pulmão: tristeza; problemas respiratórios; asma; bronquite; Pneumonia; renite; dores no peito; dermatites em geral; etc.  Triplo-Aquecedor (TA): meta- bolismo dos órgãos; fezes se- cas; revitalizante; cicatrizante; melhora a circulação; peristaltismo; Etc.  Fígado: a mesma função do ponto do fígado no Hélix;  Coração: ansiedade; taquicardia; depres- são; stress; melhora a circulação; dificuldade de ir aos pés; etc.  Sistema endócrino: trabalha os hormônios; ótimo para a digestão; preocupação; depressão; irritabilidade; má cir- culação; crescimento dos órgãos genitais; nódulos; emagreci- mento; etc.
  22. 22. Trago  Boca: controlador da fome; aftas; gengivite; etc.  Ouvido: problemas do ouvido.  Hipertensão: irritabilidade; emotividade; hipertensão; stress; ansiedade; taquicardia; etc.
  23. 23. Incisura Intertrágica  Glândula adrenal: stress; ansiedade; de- pressão; síndrome do pânico; metabolismo dos rins; fome exces- siva; etc.
  24. 24. Anti-trago  Pingchuan: todos os proces- sos inflamatórios.
  25. 25. Anti-Hélix  Joelho: dores do crescimento; gonartrose.  Coluna lombar: problemas na região lombar; dificuldade de ir aos pés; cólicas menstruais em meninas até 14 anos; etc.  Tireóide: emagrecimento; diabetes; depressão; irritabilida- de; dificuldade visual; oscilação de humor; dores generalizadas; hipocon- drismo; etc.  Coluna cervical: tensão nervosa; dores na região; enxaqueca; cefaléia; hipertensão; vertigens; insônia; etc.
  26. 26. Fossa Triangular  Shen Men: processos emo- cionais, como depressão, stress, ansiedade; processos inflamatórios; metabolismo dos órgãos internos; etc.  Pingchuan: processos infla- matórios.  Simpático: processos emocionais; problemas digestivos; equilíbrio; etc.
  27. 27. Questões  Em problemas de dores generalizadas, com sintomas de depressão, irritabilidade e hiperatividade infantil, porque usaremos o ponto do Fígado?  Ao tratarmos a tristeza, qual o elemento que não devemos nos esquecer?  Qual a função do ponto dos Rins?  O que é o Jing Qi, e por que deve nos interessar?  Qual a função do Pingchuan?  Dentro da fisiologia chinesa, qual o primeiro órgão que se manifesta? Por que isso é importante?  Quais os principais pontos que usaremos nas conchas simba e cava para os tratamentos pediátricos?  Qual é a função do ponto da Glândula Adrenal?  Qual é a importância do ponto TA (Triplo-Aquecedor), e qual a sua localização?  Qual é a melhor idade para se tratar crescimento nos meninos?
  28. 28. Questões  Quais são os pontos escolhi- dos?  Que tipo de tratamento está sendo feito nesse caso?
  29. 29. Questões  Que pontos são esses, e em que parte do pavilhão auricular se encontram?  Que tipo de tratamento está sendo feito aqui?
  30. 30. Questões  Demonstre quais pontos você escolheria para tratar a má digestão. Não precisa usar a figura. É só escrever quais pontos você usa- ria. Favor, não usar o protocolo do livro do Prof. Marcelo nem qual- quer outro.
  31. 31. Questões  Na foto ao lado foi exemplifica- do um tratamento para as dores do crescimento, especialmente comuns nos meninos. Identi- fique os pontos, e especifique por que você acha que foram usados. Também identifique os dois pontos que não são necessários nesse tipo de tratamento.
  32. 32. Questões  Esse modelo ao lado é um exemplo de tratamento para problemas digestivos. Dois pon- tos nele estão com a localização errada. Identifique-os.
  33. 33. Esclarecimento  Todas as questões propostas no curso são para estimular a capacidade de raciocínio do aluno. Nem sempre haverá um esclarecimento prévio mais profundo de todas as questões, exatamente para estimular o raciocínio. Mas, todas as questões estão com explicações no curso enviado pela Internet e no cd. Raciocinar corretamente fará toda a diferença no êxito de seus tratamentos!  É necessário que o aluno envie as respostas dessas perguntas via on-line para correção de entendimento, de preferência, até a quinta-feira da semana.  O não envio das respostas indica que o aluno não está estudando. O professor não pode se responsabilizar pelos alunos que não estudam, e, depois, na prática clínica, tem dificuldades!  Os cursos on-line somente são de proveito quando há real interesse do aluno. Não é fácil estudar. Muito menos estudar on-line. É preciso a mesma dedicação de uma sala de aula! Bom curso! Um forte abraço a todos!

×