Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Brasil revoltas nativistas

2,321 views

Published on

Revoltas nativistas, aclamação de Amador Bueno, emboabas, Beckman, mascates, Filipe dos Santos.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Brasil revoltas nativistas

  1. 1. REVOLTAS NATIVISTAS ( SÉCS. XVII – XVIII )
  2. 2. 1. Por que revoltas nativistas? o Nativo = da terra. o Revoltas regionais/localizadas por razões particularizadas. o Em nenhuma delas houve a proposta de independência ou de ruptura do Pacto Colonial.
  3. 3. 2. Origens: o A Insurreição Pernambucana uniu os nordestinos na luta contra os holandeses (1654). o O fato estimulou o nativismo já que os nordestinos defenderam seus interesses regionais contra a política da Metrópole.
  4. 4. 3. A – Aclamação de Amador Bueno da Ribeira (1641) o Fim da União Ibérica (1640). o Garcias(portugueses) e Camargos (espanhóis) entram em atrito. o Jesuítas e bandeirantes divergem sobre a questão indígena. o Amador Bueno eleito rei de S.P.
  5. 5. B – Revolta de Beckman (1684) o Maranhão – Irmãos Beckman. Fatores: o Falta de suprimentos e escravos. o Igreja protegia os índios. o Atritos entre colonos e jesuítas. o Colonos exigiram providências.
  6. 6. Manuel Beckman (1684)
  7. 7. Cia. Geral de Comércio do Maranhão: o Prometeu escravos/suprimentos para desenvolver a região. o O não cumprimento das metas gerou atritos com os colonos. o A má administração na crise opôs os colonos contra a empresa.
  8. 8. C – Revolta dos Emboabas o Minas Gerais – 1708/1709. o Bandeirantes Paulistas entraram em atrito com os Emboabas, que eram os forasteiros. Causas: o Disputa pela posse das minas. o Controle do comércio na região.
  9. 9. Violência e crise: o Após lutas violentas os paulistas foram derrotados e fugiram para o Mato Grosso onde abriram outra frente de garimpo. o O Rei fez uso da repressão. o O rei uniu duas Capitanias: São Paulo e Minas Gerais.
  10. 10. D – Guerra dos Mascates: o Pernambuco – 1710/1712. o Mascates (comerciantes): Recife. o Senhores de engenho: Olinda. Causas: o Endividamento da nobreza. o Recife exigia o status de Vila.
  11. 11. Desfecho do movimento: o Os mascates portugueses de Recife, apoiados pelo governador Sebastião de Castro Caldas, foram beneficiados com o “status” de Vila e entraram em choque com a nobreza de Olinda. o Recife tornou – se Vila e capital de Pernambuco.
  12. 12. E – Revolta de Vila Rica (MG): Filipe dos Santos – 1720. Causas: o Contra o quinto e as Casas de fundição. o Filipe dos Santos foi enforcado. o Separação das Capitanias de São Paulo e Minas Gerais.

×