Aula básica sobre as cores

31,811 views

Published on

Published in: Education

Aula básica sobre as cores

  1. 1. CoresProfª. Celsiana Barros
  2. 2. A corA ciência que estuda a medida das cores échamada de colorimetria. A colorimetriadesenvolve métodos de quantificação da cor eestuda o tom, a saturação e a intensidade dacor.O tom da cor é que faz com que ela sejaidentificada como azul, verde, amarela etc. Asaturação da cor mostra se a cor é natural oupigmentada artificialmente. A intensidadecaracteriza a força da cor.As cores são divididas em primárias,secundárias, terciárias e neutras.
  3. 3. Cores PrimáriasAs cores primárias são:vermelho amarelo e azul.São consideradas asprimeiras cores. O vermelhoé uma cor quente quemostra vitalidade energia ecoragem. O amarelo é umacor suave e alegre quesimboliza o otimismo. O azulé a cor que dá concentraçãoe melhora a mente.
  4. 4. Cores SecundáriasAs cores secundárias sãoformadas pela mistura deduas cores primárias. Ascores secundárias são:verde, roxo e laranja.O azul misturado com oamarelo origina o verde. Oazul misturado com overmelho origina o roxo, eo vermelho misturado como amarelo origina o laranja.
  5. 5. Cores TerciáriasAs cores terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias.São todas as outras cores, como o marrom, que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.
  6. 6. Cores NeutrasAs cores neutras são usadas para complementar uma cor desejada, sendo queas cores neutras têm pouco reflexo. Entre as cores neutras podemos citar obranco, o cinza e o marrom. O branco é luz isenta de cor, o preto é a ausênciade cor e os tons cinza são a mistura do branco com o preto.
  7. 7. Cores QUENTES e FRIAS
  8. 8. A roda de cores pode ser divida em cores frias e quentes.As cores quentes são mais vivas e energéticas.As cores frias dão a sensação de calma e tranquilidade.Branco e preto são consideradas cores neutras.O que são?
  9. 9. Policromia e Monocromia
  10. 10. PolicromiaÉ a arte feita com várias cores. É o emprego de várias cores no mesmotrabalho.POLI + CROMIA = MUITAS CORES
  11. 11. Importante!Em artes gráficas, a policromia é obtida através da combinação das três cores primárias(amarelo; cian; magenta) mais o preto para realçar os contrastes. As ilustrações aparecemcom cores bonitas. Tonalidades e matizes dão uma agradável sensação a quem olha. Mas,para imprimir, as cores foram separadas. Não resta dúvida de que, para se obter umresultado harmônico da combinação de cores, é necessário um certo critério, bom-senso eum mínimo de conhecimento do uso dos materiais de pintura mas a experiência pessoal éainda mais decisiva e é o que alimenta a revolução constante da arte.As técnicas de pintura se desenvolveram, se industrializaram e a tecnologia criou ospigmentos sintéticos. Cores “artificiais”, feitas em laboratório, mas tão intensas e belas comoas cores naturais que tentam imitar. Muitas tintas industrializadas ainda são feitas compigmentos naturais, mas já existem pigmentos sintéticos de todas as cores. Os corantestambém são pigmentos. Você já percebeu quantos corantes consumimos em nossasrefeições? É por que a cor dos alimentos também é um atrativo para aguçar o paladar: agente também come “com os olhos”.
  12. 12. Vejam alguns exemplos
  13. 13. MonocromiaUma pintura que emprega vários tons de umamesma cor recebe o nome de monocromia: aarte feita com uma única cor, com variação detonalidades. É a harmonia obtida através daadição gradativa de branco ou preto a umaúnica cor primária, secundária ou terciária.MONO + CROMIA = UMA CORObserve como se faz uma escalamonocromática a partir de uma cor escolhida(primária ou secundária ):
  14. 14. • ESCALA MONOCROMÁTICAÉ a gradação de valor e intensidade de uma mesma cor. Misturadas com o preto tornam-se mais escuras (ESCALA DE VALOR) e com o branco ficam mais claras ( ESCALA DEINTENSIDADE ). As coisas, na realidade, nunca são de uma só matiz ou tonalidade de cor.Existe grande variedade de matizes e tons dentro de uma mesma cor.As cores recebem influência da luz, da intensidade, dos reflexos e também da nossaprópria retina.
  15. 15. Exemplos de Monocromias
  16. 16. ConclusãoDesde a antiguidade o homem usa a cor em suasrepresentações, sejam elas figurativas ouabstratas, e com o tempo o uso a variação dagama de cores e sua aplicação tomou umaamplitude que podemos a evidenciar em tudoque cerca a humanidade, nas propagandas, artes,moda, cinema, objetos, etc. Compreender ascores, sua importância e classificação é parte donosso conhecimento
  17. 17. Fim e beijocas!
  18. 18. Referencias• CALABRIA, Carla Paula Bronde. Arte, história eprodução 2. Ed. Renovada.FTD,2009: SãoPaulo• www.espacoeducar-liza.blogspot.com.br• www.google.com.br/imagens• www.brasilescola.com

×