A Inserção das TIC´S em sala de aula

5,988 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,988
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
11
Actions
Shares
0
Downloads
63
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A Inserção das TIC´S em sala de aula

  1. 1. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Proinfo Integrado Curso: Introdução à Educação Digital Projeto Integrado de Aprendizagem “A INSERÇÃO DAS TIC'S EM SALA DE AULA” Autores: Hortência Teixeira Belo Andréa Luiza Cintra Ribeiro Claudiana Tavares Freitas São Bento do Una, 01 de Novembro de 2010.
  2. 2. “ESCOLA IVETE CORDEIRO VALENÇA” RUA ALTO DO CRUZEIRO S/N – ALTO SANTIAGO CURSO: PROINFO FORMADORAS: CÉLIA REGIANE DE VASCONCELOS COSTA NIEDJA MORAES ROCHA ANDRÉA LUIZA CINTRA RIBEIRO CLAUDIANA TAVARES FREITAS HORTÊNCIA TEIXEIRA BELO São Bento do Una, 25 de outubro de 2010
  3. 3. Problematização  Como utilizar as Tecnologias de Comunicação e Informação na sala de aula?
  4. 4. Justificativa O professor terá sempre um papel importante (insubstituível!!!) na ajuda ao estudante, por exemplo, para o ajudar a selecionar a informação relevante para um dado propósito. Trabalhar com as TICs além de ser uma necessidade real é um modo de inserção dos indivíduos no mundo letrado digital. Com relação ao professor Haetinger (p. 70,2005) diz que “se continuar não interagindo o ensino com a vida prática dos estudantes está correndo o risco de ficar falando sozinho, na sala de aula ou no universo virtual”. Estamos a viver uma época de rápido desenvolvimento das tecnologias informáticas, com o acesso a redes globais de computadores, ao correio eletrônico, a bases de dados, a bibliotecas virtuais, a CD – ROMs, a uma enorme oferta de software, e etc. esse progresso está a provocar mudanças enormes na organização da nossa vida e do nosso trabalho. No atual modelo de ensino, o professor ocupa o papel central, determinando, na maior parte das vezes, o ritmo de aprendizagem. Aproveitando melhor as novas tecnologias nas escolas, o papel do estudante será mais relevante, sendo possível uma aprendizagem mais pessoal, mais rica, mais rápida e com menos custos, onde o mesmo torna-se protagonista de sua aprendizagem.
  5. 5. Objetivos  GERAL O referido Projeto tem como proposta principal despertar nos educadores a importância do uso das TIC´s em sala de aula, incrementando assim o espaço pedagógico, e as use como mais um suplemento de enriquecimento das aulas, assim como também um instrumento poderoso para a aprendizagem dos estudantes.  ESPECÍFICOS Inserir as TIC´s no contexto da sala de aula; Motivar as aulas, tornando-as mais atrativas; Fazer relação do cotidiano em sala de aula com a vida prática dos estudantes; Despertar no educador a importância da utilização de tais recursos; Melhorar o interesse dos estudantes; Contribuir para a ampliação da aprendizagem.
  6. 6. Metodologia A metodologia utilizada será através de uma sequência didática, que será dividida em etapas. O trabalho com sequência didática favorece ao educador uma maior organização das ações a serem desenvolvidas no projeto, assim como também ajuda ao estudante no processo ensino aprendizagem.  SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1ª ETAPA  Pesquisa na internet de vídeos pelo professor;  Apresentação de histórias em quadrinhos em transparência no retroprojetor;  Leitura em duplas de gibis;  Pesquisas de charges em jornais pelos estudantes;  Pesquisas realizadas pelos estudantes na internet de histórias em quadrinhos;  Projeção de vídeos de história em quadrinhos em DVD.
  7. 7. 2ª ETAPA  Produção de história em quadrinhos em duplas;  Correção gramatical e ortográfica com o auxílio do professor;  Seleção pelo professor de duas melhores produções; 3ª ETAPA  Encaminhamento das produções para comissão julgadora;  Evento de premiação das melhores produções.  Culminância do projeto de leitura e escrita que será através da feira de livro e gêneros textuais, onde serão apresentadas todas as produções.
  8. 8. Cronograma AÇÃO PERÍODO OBSERVAÇÃO Concurso de história em quadrinhos. Período preparatório de Agosto a Outubro. 08/11 Seleção pelo professor de duas melhores produções; 09/11 Encaminhamento das produções para a comissão julgadora; 10/11 Reunião da comissão; 12/11 Evento de premiação das melhores produções. 30/11 Feira de livros e gêneros textuais. Neste momento serão expostas todas as produções que fizeram parte do concurso. Turmas do 2º, 3º e 4º ano e 3ª série
  9. 9. Avaliação As ações realizadas em um projeto pedagógico necessitam de um monitoramento durante todo o período para perceber com maior clareza se as metas estão sendo atingidas. Nessa perspectiva, a avaliação acontecerá a partir de observações do desempenho dos estudantes durante a realização das atividades propostas, da extensão do uso das TICs em sala de aula e dos resultados obtidos no período.
  10. 10. Recursos  Retroprojetor;  Tela de projeção;  Transparência;  Dicionários;  Internet;  Microcomputador;  DVD;  TV;  Gibis;  Caixa de som;  Microfone;  Papel sulfite;
  11. 11. Fontes Bibliográficas  Nova Escola (www.revistaescola.abril.com.br/educação- infantil);  Projeto “Ler o mundo aprendendo para si” da Escola Ivete Cordeiro Valença;  www.prof2000.pt/users/dulces/introdução.htm;  www.opa.org.br/jogolimpo;  Youtube – vídeos educacionais de histórias em quadrinhos.

×